Quem é Ray Pettibon, um dos artistas mais influentes do punk?
Por Fernando Claure
Postado em 21 de abril de 2024
"Meu nome é Raymond Pettibon e eu fiz o design dessa p*rra" - Raymond Pettibon para o mini documentário "The Art of Punk - Black Flag" do Museu de Arte Contemporânea.
Raymond "Pettibon" Ginn, irmão do guitarrista do Black Flag, Greg Ginn, começou como o baixista da banda Panic!, até que o grupo descobriu que o nome já havia sido tomado. Pettibon então, que já estava se consolidando como um artista, sugeriu o nome Black Flag e desenhou o logo da banda, que viria a ser um marco do punk rock mundial. Após esse período, Ray se distanciou da música e se fixou como artista, primariamente fazendo as capas de LPs e EPs do Black Flag até começar a criar para outros artistas que faziam parte da SST Records, selo musical de Greg. Ray então criou capas icônicas como "Goo" do Sonic Youth e "Paranoid Time" do Minutemen. Mesmo após o fim do Black Flag, Ray ainda trabalhou com o OFF!, grupo formado pelo ex-Black Flag, Keith Morris.
De acordo com o documentário ‘A Collection of Lines’, filmado por Spencer Leigh em 2019, Ray começou a desenvolver seu estilo próprio imitando revistas em quadrinhos. O artista disse "Eu peguei meu estilo emprestado dos quadrinhos porque eu não sou nenhum Michelangelo, ok?". Para o "The Art of Punk", Henry Rollins disse "O símbolo significa tanto quanto a música para as pessoas. Até hoje, se você entrar em qualquer estúdio de tatuagem, você pode encontrar [o logo] como um flash na parede". Keith Morris ressalta também que "Ele era parte da galera".
De acordo com Henry Rollins, Raymond Pettibon trabalhou pela última vez com o Black Flag quando alguém na banda pegou suas artes para fazer capa do álbum "Loose Nut" sem pedir permissão. A capa é um auto-retrato de Raymond com duas mulheres em seus braços. Rollins conta que quando estava na casa dos pais de Ray e Greg Ginn, encontrou duas pilhas de pôsteres contendo paródias da capa do álbum, com imagens de Greg e Chuck Dukowski, baixista do Black Flag que havia saído em 1983. Ao chegar em casa, Greg Ginn recolheu todos os posters e nunca os deixou circular.
Atualmente, o trabalho de Ray Pettibon pode ser encontrado em galerias de arte em Paris, Nova York e Londres. Mas, para nós que estamos um pouco longe destes lugares, é possível observar sua arte em seu instagram (@raymond_pettibon_) e no site do Museum of Modern Art.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps