A banda esquecida que merece créditos por ser uma das pioneiras do heavy metal
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de fevereiro de 2025
Nos primórdios do heavy metal, algumas bandas foram eclipsadas por gigantes como Black Sabbath, Judas Priest e Led Zeppelin. Entre esses grupos esquecidos, destaca-se o Quartz, que ajudou a moldar o gênero, mas nunca alcançou o estrelato.
Formado em 1974, em Birmingham, Reino Unido, o Quartz surgiu inicialmente como Bandy Legs. O nome peculiar não impediu a banda de se aprofundar no som pesado e sombrio que caracterizaria o heavy metal. A formação original contava com Mike "Taffy" Taylor (vocais), Mick Hopkins (guitarra), Geoff Nicholls (guitarra e teclados), Derek Arnold (baixo) e Malcolm Cope (bateria).
De acordo com matéria que integra textos sobre nomes primordiais do metal esquecidos, feita pela Ultimate Guitar, em 1976, o grupo assinou com a Jet Records e saiu em turnê com Black Sabbath e AC/DC. No ano seguinte, mudou o nome para Quartz e lançou seu álbum de estreia, produzido por Tony Iommi, guitarrista do Sabbath. O disco contou com a participação de Ozzy Osbourne nos vocais de apoio na faixa "Circles", e Brian May, do Queen, chegou a contribuir com edições adicionais na canção.
A sonoridade do Quartz mesclava melodia e peso, aproximando-se do Judas Priest dos anos 1970 e antecipando tendências do metal dos anos 1980. A banda seguiu abrindo shows para grandes nomes como Iron Maiden, Saxon e Rush. No entanto, em 1979, Geoff Nicholls saiu para integrar o Black Sabbath, inicialmente como baixista e depois como tecladista, função que desempenhou até 2004.
Sem Nicholls, o Quartz lançou "Stand Up and Fight" (1980), um álbum mais agressivo, e "Against All Odds" (1983), mas nunca obteve sucesso comercial expressivo. O grupo se desfez em 1984, embora tenha retornado em 2011 para uma reunião em Birmingham. Em 2016, lançaram o álbum "Fear No Evil". Geoff Nicholls faleceu em 2017, após uma batalha contra o câncer de pulmão. O vocalista original, Mike Taylor, também morreu no ano anterior.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Nicko McBrain tocará no próximo álbum do Iron Maiden? O próprio responde
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence

Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


