A banda esquecida que merece créditos por ser uma das pioneiras do heavy metal
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de fevereiro de 2025
Nos primórdios do heavy metal, algumas bandas foram eclipsadas por gigantes como Black Sabbath, Judas Priest e Led Zeppelin. Entre esses grupos esquecidos, destaca-se o Quartz, que ajudou a moldar o gênero, mas nunca alcançou o estrelato.
Formado em 1974, em Birmingham, Reino Unido, o Quartz surgiu inicialmente como Bandy Legs. O nome peculiar não impediu a banda de se aprofundar no som pesado e sombrio que caracterizaria o heavy metal. A formação original contava com Mike "Taffy" Taylor (vocais), Mick Hopkins (guitarra), Geoff Nicholls (guitarra e teclados), Derek Arnold (baixo) e Malcolm Cope (bateria).
De acordo com matéria que integra textos sobre nomes primordiais do metal esquecidos, feita pela Ultimate Guitar, em 1976, o grupo assinou com a Jet Records e saiu em turnê com Black Sabbath e AC/DC. No ano seguinte, mudou o nome para Quartz e lançou seu álbum de estreia, produzido por Tony Iommi, guitarrista do Sabbath. O disco contou com a participação de Ozzy Osbourne nos vocais de apoio na faixa "Circles", e Brian May, do Queen, chegou a contribuir com edições adicionais na canção.
A sonoridade do Quartz mesclava melodia e peso, aproximando-se do Judas Priest dos anos 1970 e antecipando tendências do metal dos anos 1980. A banda seguiu abrindo shows para grandes nomes como Iron Maiden, Saxon e Rush. No entanto, em 1979, Geoff Nicholls saiu para integrar o Black Sabbath, inicialmente como baixista e depois como tecladista, função que desempenhou até 2004.
Sem Nicholls, o Quartz lançou "Stand Up and Fight" (1980), um álbum mais agressivo, e "Against All Odds" (1983), mas nunca obteve sucesso comercial expressivo. O grupo se desfez em 1984, embora tenha retornado em 2011 para uma reunião em Birmingham. Em 2016, lançaram o álbum "Fear No Evil". Geoff Nicholls faleceu em 2017, após uma batalha contra o câncer de pulmão. O vocalista original, Mike Taylor, também morreu no ano anterior.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


