Metallica: Você conhece a Leather Charm? A banda que fez James Hetfield "acertar as luzes"?
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Headbangers Brasil
Postado em 27 de maio de 2024
A Leather Charm foi uma banda de heavy metal americana de Downey, Califórnia, notável por preceder o Metallica na vida de James Hetfield. Formada em junho de 1981 após o fim da banda Phantom Lord (que mais tarde deu nome à uma das canções do Kill'Em All), a Leather Charm contava com James Hetfield e o guitarrista Hugh Tanner. E, apesar de não ser a primeira, é a que mais se aproxima de ser uma precursora do Metallica. Hetfield, estava lidando com a morte inesperada de sua mãe e morava com um irmão mais velho em Brea, Califórnia, assumiu apenas os vocais, diferentemente de seu papel na Phantom Lord. A banda também incluía o amigo de infância de Hetfield e colega de quarto, Ron McGovney, e mais tarde o baterista Jim Mulligan.
Influenciados pela nova onda do heavy metal britânico, a Leather Charm praticava covers de bandas como Diamond Head (você já deve ter ouvido a big 1 do big 4 tocando o clássico "Am I Evil?")e Sweet Savage, além de serem influenciados pelo Iron Maiden, cujas músicas "Remember Tomorrow" e "Wrathchild" faziam parte do repertório. A música "Hit the Lights" do Leather Charm foi uma das primeiras composições originais do Metallica e acabou se tornando a faixa de abertura de seu álbum de estreia, "Kill 'Em All". Após a saída de Mulligan no final de 1981, a banda se desfez e Hetfield começou a trabalhar com um certo baterista dinamarquês, filho de um tenista, neto de um saxofonista e enfeitiçado pelo Deep Purple, Lars Ulrich, em uma nova banda, esta sim o Metallica, incluindo McGovney no baixo.
A tensão entre McGovney e o "novo" guitarrista do METALLICA, Dave Mustaine, levou o baixista a deixar a banda e ser substituído por Cliff Burton."
Em entrevistas concedidas por Ron McGovney, ele relembra os primeiros dias da banda e sua convivência com Hetfield. McGovney destaca a dedicação de Hetfield à música e como sua liderança e talento foram fundamentais para o surgimento do Metallica.
Ele também destaca as suas próprias contribuições para o álbum de estreia do Metallica. "Todas as músicas que estão no 'Kill ‘Em All’ foram escritas na minha garagem e nós tocamos todas elas quando eu estava na banda. Nós também fizemos covers do DIAMOND HEAD: ‘The Prince’, ‘Sucking My Love’, ‘Am I Evil?’ e ‘Helpless’. E também a ‘Blitzkrieg’ do BLITZKRIEG, a ‘Let It Loose’ do SAVAGE e a ‘Killing Time’ do SWEET SAVAGE. Todas essas músicas podem ser encontradas em bootlegs, mas eu tenho uma fita de ensaio da gente tocando algumas dessas músicas. Eu fiz alguns arranjos das músicas, mas nunca fui creditado com nada. Eu toquei pelo menos 28 shows com a banda no primeiro ano."
Quanto a Cliff Burton, baterista que o substituiu na nova banda, McGovney disse que "Burton sempre foi muito respeitoso comigo pelo meu tempo na banda. Eu me lembro de um show no Palladium em '84, eu tinha um ingresso, mas eu queria ir nos bastidores e falar com eles. A segurança não me deixou entrar. Cliff me viu e me deu seu crachá laminado.O gerente da turnê deles disse, ‘Por que você deu isso a ele?’ E Cliff disse, ‘Ele foi o primeiro baixista do METALLICA.’"
Questionado recentemente por um fã no Twitter, digo X, se não se arrependeria de ter largado a banda antes de seu sucesso surpreendente, McGovney arrematou: "Eu prefiro ter privacidade e liberdade a ter dinheiro em qualquer dia da semana."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps