Marduk: Morgan Hakänsson diz ter pedaços do crânio de Dead
Por Thiago Guedes
Fonte: Rockpages.gr
Em 29/05/08
O zine virtual grego RockPages.gr publicou em maio de 2008 uma entrevista com Morgan Hakänsson, do MARDUK, onde o guitarrista confirma estar em posse de pedaços do crânio de Dead, falecido integrante do MAYHEM.
Rockpages.gr: "Poderia dividir conosco algum relato sobre os rumores dando conta que você possui um colar com fragmentos do crânio de Dead [ex-integrante do MAYHEM, que se matou em abril de 1991]?
Morgan: "Isso não é rumor. Peguei os pedaços com Euronymous [companheiro de Dead no MAYHEM] uma semana depois que Dead se suicidou e, sim, eu ainda o tenho e sempre vou ter".
Rockpages.gr: Voltando ao inicio dos anos 90, Quorthon era venerado como um "Mestre Black Metal" e além do BATHORY, o MARDUK era a única banda sueca aprovada por toda a cena norueguesa... Ou não? Por que você acha que os noruegueses eram tão negativos perante o não-norueguês Black Metal?
Morgan: "Essa importância já foi discutida tantas vezes que já virou piada. Bandas como nós, ABRUPTION e DISSECTION tiveram muitos bons contatos com as bandas norueguesas mais antigas e dividimos um ideal e trabalhamos com todas as nossas forças para alcançar isso. Não acho que eles eram negativos com a maioria das bandas não norueguesas. Eu diria até que isso foi inventado pela mídia. A Suécia e, em especial, o BATHORY começou mais ou menos a cena de Black Metal escandinavo e a cena Viking Metal também".
Rockpages.gr: A maioria das bandas de Black Metal privam-se de tocar ao vivo e fazer turnês. MARDUK é uma das excessões. Você concorda com esse tipo de atitude Black Metal? Depois de todos esses anos, estar em turnê ainda é interessante e satisfatório?
Morgan: "Eu acredito que temos uma mensagem para espalhar e isso é o que fazemos de melhor diante das pessoas. Juntos nós criamos a 'Magia Black Metal'. Se outras bandas não quiserem tocar ao vivo, isso é problema deles. Eu realmente não me importo muito com o que os outros estão fazendo. Nós continuamos nossa marcha. Estamos nos sentindo mais fortes de corpo e alma e nos dedicando mais desde então".
Rockpages.gr: Ambos acreditamos que a performance ao vivo de Mortuus causa impacto e sua voz é mais gutural e carregada se comparada com a de Legion [Nota: novo e antigo vocalista, respectivamente]. Qual a reação dos fãs perante isso e você acredita que Mortuus tem conseguido levar o MARDUK para um patamar maior?
Morgan: "Foi muito bom essa troca de vocal. Trabalhar com Mortuus é, de longe, bem mais interessante do que os últimos anos com Legion. Mortuus tem uma personalidade fora de série e uma voz que é do além túmulo. A reação dos fãs tem sido impressionante".
Rockpages.gr: Infernus perdeu os direitos do logo e da marca registrada da própria banda. Agora Gaal e King Ov Hell são os "cabeças" do GORGOROTH. Como você vê todo o caso?
Morgan: "Qualquer que seja sua opinião sobre a música, Infernus ainda detém o nome. É óbvio que ele não começou a banda e era só o membro original remanescente. Mas como disse antes, essas coisas não são da minha conta".
Rockpages.gr: Marduk é uma grande parte da sua vida. Você consegue se imaginar se a banda deixar de existir?
Morgan: "Claro que consigo imaginar uma vida sem o MARDUK. Ainda há caminhos que eu quero seguir na minha vida. Mas a chama negra ainda está ardendo com força e eu ainda vou guiar a minha legião conhecida como MARDUK por muitos anos!!!"
A entrevista completa (em inglês) está no link abaixo.