Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Por Igor Miranda
Postado em 06 de abril de 2021
Layne Staley, lendário vocalista do Alice in Chains, perdeu a luta contra a dependência química e nos deixou em 5 de abril de 2002, aos 34 anos. Meses antes, a jornalista argentina Adriana Rubio conduziu uma entrevista com o cantor, que parecia saber que iria morrer.
Alice In Chains - Mais Novidades
A entrevista é citada por Adriana como a última realizada por Layne. O bate-papo foi retratado no livro "Layne Staley: Angry Chair", lançado pela jornalista em 2003, também apresentando declarações de familiares e amigos do cantor.
Staley lidou com o vício em drogas durante boa parte de seu período como vocalista do Alice in Chains. Em 1996, a situação dele piorou quando sua noiva, Demri Lara Parrott, faleceu em decorrência de uma overdose.
O cantor se tornou recluso, o que fez o Alice in Chains entrar em hiato, e afundou-se na dependência química. Sua última aparição pública foi em 1998, quando foi a um show solo do guitarrista Jerry Cantrell - e se recusou a subir no palco para uma participação especial.
"Sei que estou morrendo"
A entrevista feita por Adriana Rubio e transcrita pelo site Far Out Magazine mostra que, meses antes de sua morte, Layne Staley parecia bem consciente de seu destino. O vocalista chegou a dizer: "Eu sei que estou morrendo. Não estou bem".
Em dado momento, ele chega a pedir para que Adriana não tente conversar com a irmã dele, Liz, sobre sua condição naquele momento. "Não tente falar sobre isso com minha irmã Liz. Ela vai descobrir cedo ou tarde", comentou.
O cantor admitiu que cometeu "um grande erro" quando começou a usar drogas. "Essa m*rda de uso de drogas é como a insulina que um diabético precisa para sobreviver. Não estou usando drogas para ficar doidão, como muitas pessoas pensam. Sei que cometi um grande erro quando comecei a usar essa m*rda. É muito difícil de explicar", afirmou.
O vício rendeu problemas de saúde bem sérios para Layne, que declarou: "Meu fígado não está funcionando, eu vomito o tempo todo e fico c*g*ndo nas calças. A dor é maior do que você pode suportar. É a pior dor do mundo. A abstinência dói no corpo inteiro".
Novamente, o vocalista insistiu que sabia estar "próximo de morrer". "Usei crack e heroína por anos. Nunca quis acabar com minha vida desse jeito. Sei que não tenho chances. É tarde demais. Nunca quis aprovação do público sobre essa p*rra de uso de drogas", afirmou.
Membros do Alice in Chains "não são meus amigos"
Sem deixar claro os motivos, Layne Staley ainda pediu para que a jornalista não conversasse com nenhum integrante do Alice in Chains. "Não tente contato com nenhum membro do Alice in Chains", solicitou, limitando-se a declarar: "Eles não são meus amigos".
Ele ainda comentou que, quando tinha por volta de 20 anos, a música se tornou "sua única obsessão para permanecer vivo". "Era a chance de colocar para fora toda essa raiva por meio da música, para ajudar os outros", destacou.
Muito dinheiro foi investido em tratamentos para resolver a dependência, mas sem sucesso. "Investi muito dinheiro em tratamentos. Sei que fiz o meu melhor ou o que achava correto. Mudei o número do meu telefone. Não quero ver mais as pessoas. E isso é problema meu", concluiu.
O livro "Layne Staley: Angry Chair", que apresenta a entrevista completa e outras declarações de pessoas próximas, não chegou a ser lançado no Brasil. No exterior, ele ganhou uma nova versão, chamada "Layne Staley: Get Born Again".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O baixista que foi mais influente para Flea do que Jaco Pastorius ou qualquer outro
Alice in Chains: por que as pessoas tendem a entender Layne Staley do jeito errado
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Rock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do evento
Slipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?


