Vinnie Paul: depoimento do brasileiro que o entrevistou
Por Mark Ark
Fonte: Entrevista com Edu Garcia
Postado em 15 de julho de 2018
Edu Garcia, baterista das bandas JOHN WAYNE, COSMOS, ONE ARM AWAY e UNSCARRED (Pantera cover) teve a oportunidade de conhecer e entrevistar Vinnie Paul em setembro de 2016 para revista Modern Drummer Brasil.
Edu conta que foi uma experiência surreal. No dia 05/09/16 além de entrevistar Tomas Haake, baterista do MESHUGGAH, teve a oportunidade de abrir o show para eles com a banda JOHN WAYNE. O baterista sueco foi capa da edição de Outubro de 2016 da Modern Drummer Brasil.
Então, em seguida recebeu o convite para entrevistar Vinnie Paul. "Me tremi todo" conta: "iria encontrar o meu maior ídolo, o cara que me inspirou a tocar bateria pesado com aquele groove extraordinário, quer dizer, ainda estou tentando (risos)."
Edu explica que procurou pesquisar e preparar-se para a entrevista, evitando assuntos polêmicos (como a morte de seu irmão Dimebag e o desentendimento com o vocalista Phil Anselmo), procurando focar na música e especialmente bateria.
Ficou bastante ansioso: "iria encontrar 'O' cara que tanto homenageei, seja no meu DVD (método de bateria Explaining the Secrets of Skank Beat em que explico algumas técnicas, licks, de Vinnie), além de tocar com o Pantera Cover (UNSCARRED)". Relata que ficou com medo de travar ao falar e chamou para ajudá-lo na tarefa Jean Dolabella (ex-baterista do SEPULTURA, atualmente integra o EGO KILL TALENT).
Chega o grande dia e "fui para o estúdio mais cedo, com ansiedade a mil" relata e complementa "percebi que tinham muitas coisas preparadas para o HELLYEAH como entrevista com Gastão Moreira, sessão de fotos, 'meet and greet', entre outras coisas. Então a banda chega e fico tenso e penso 'é agora!' Cumprimento todos os membros e percebo que Vinnie estava bem a vontade no estúdio, enquanto o produtor organizava a sequência de tarefas dele e da banda. Aí o produtor me chamou e falou que eu seria o primeiro e poderia ir à sala técnica (do estúdio) que o Vinnie já estava me esperando lá. Tremi, mas respirei fundo e fui, quando cheguei na porta vi Vinnie tranquilo mexendo na mesa de som, neste momento percebi que estava sozinho e pensei 'cadê o Jean?'. Após ensaiar entrar umas três vezes, acabei entrando sozinho e me apresentei, disse que ele era meu maior ídolo, que tinha uma banda de Pantera Cover desde 2000 e dei meu DVD para ele. Falei também que meu inglês não era muito bom e que poderia piorar por conta do nervosismo. Neste momento ele foi muito receptivo e disse: 'no problem, you´ll be great', ou seja que estava tudo bem, e daria tudo certo, também agradeceu o presente e começamos a conversar. Entrou técnico de som, o Goody, que trabalhava com ele no Hellyeah e já havia trabalhado comigo no Sepultura, onde fui drumtech, aí ele me ajudou a quebrar o gelo."
"Ele estava bastante tranquilo e tinha aquela aura de alguém especial mas, ao mesmo tempo, era um cara super simples e parecia estar feliz ali. O Jean (Dolabella) chegou e me ajudou (como pode ser visto no vídeo abaixo, com legendas em português). Acabamos conversando por mais de 30 minutos e só fiquei sabendo depois que planejado era apenas 15 minutos."
Confira parte da entrevista no vídeo a seguir:
A entrevista foi base para a matéria especial da revista Modern Drummer Brasil de dezembro de 2016:
"Vinnie foi muito atencioso e assinou um poster de um show que fizemos em tributo a seu irmão Dimebag em dezembro de 2004."
Por fim, gravou um vídeo em que ele fala da banda Pantera Cover UNSCARRED: "Oi é o Vinnie Paul do HELLYEAH, isso mesmo, e eu fortemente recomendo ir ver a melhor banda cover de Pantera brasileira, você não vai achar nada melhor, você tem que ir conferir."
Edu considera "que foi muito legal ter feito essa entrevista e ter tido a oportunidade de conhecer Vinnie Paul. É difícil pensar que ele se foi tão repentinamente. Fiquei muito triste, mas nunca me esquecerei dele e pretendo homenagea-lo sempre."
A banda UNSCARRED segue com uma agenda de shows em tributo a Dimebag e Vinnie Paul, ajudando a manter o legado do PANTERA vivo:
- 13/07: Aquarius Rock Bar - São Paulo/SP
- 21/07: Alkatraz Rock Bar - São Paulo/SP
- 29/07: Bateras Beat Jundiaí/SP (workshow gratuito, só tocando Pantera)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
O "melhor ao vivo do rock" pode não ser tão ao vivo, sugere Humberto Gessinger
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer
Quem era o verdadeiro líder do Pink Floyd, segundo o lendário Nick Mason
Como Queen dividia a grana das músicas, segundo o "prejudicado" Roger Taylor
As 10 músicas que a Legião Urbana mais tocou ao vivo na sua trajetória

Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Pantera ajudou a salvar o metal na década de 90, segundo Rob Halford
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Richie Faulkner (Judas Priest) revela experiência com tabuleiro Ouija e CD do Pantera
Chris Caffery compara volta do Savatage ao retorno do Pantera
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



