Coven: A lenda do ocultismo Jinx Dawson em entrevista ao Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vicente Reckziegel, Fonte: Witheverytearadream
Enviar correções  |  Ver Acessos

Jinx Dawson é uma das artistas mais enigmáticas e interessantes que já pisaram no mundo da música, sendo fundadora da banda Coven, e tendo lançado, a quase 50 anos atrás, o clássico e maldito "Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls", um dos primeiros álbuns da historia com temática voltada para o ocultismo, antes mesmo do Black Sabbath surgir para o mundo.

Loudwire: as 10 melhores músicas do Slipknot segundo o siteHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E o Coven estará se apresentado no "Setembro Negro", com certeza sendo um dos shows mais aguardados de todo o Festival. Para falar sobre esse show e sobre a banda, tive a oportunidade de realizar essa rápida entrevista com Jinx, que mostrou muita simpatia e uma grande preocupação em preservar tudo que se relaciona a sua carreira e ao Coven.

Vicente - Você vai tocar esse mês no Brasil, no Setembro Negro Festival. O que espera deste show?

Jinx Dawson - Eu sempre espero uma mágica excitação. Nós temos muitos amigos queridos no Brasil, e eles serão aqueles que ajudarão a fazer surgir a magia. Nós tocamos músicas com cânticos e feitiços e, quando eles funcionam, não é apenas um concerto, é um ritual.

Vicente - E o que os fãs do Brasil podem esperar do Coven?

Jinx Dawson - Nós nunca usamos a palavra "fãs", mas sim amigos queridos. E nessa tradição, eles fazem parte do círculo do Coven. E eles podem esperar uma apresentação multimídia, incluindo vídeos do início dos anos 1970 até o presente, que contam um pouco da história do Coven.

Vicente - As performances de The Coven são sempre muito teatrais. Os fãs brasileiros podem esperar tudo isso nos shows aqui?

Jinx Dawson - Nós mudamos as performances vez ou outra, para se encaixar no local em que estamos tocando, mas sim, na verdade, haverá muito teatro.

Vicente - O clássico e controverso álbum "Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls" estará completando inacreditáveis 50 anos em 2019. Quais são as memórias e como foi todo o processo de composição deste álbum?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jinx Dawson - As memórias do WDMRS que circulam na minha cabeça são aquelas dos meus ancestrais, apresentadas em uma forma musical. Histórias que me contaram quando criança e ensinamentos que eu tive. Minhas experiências de infância foram ricas no ocultismo que eles praticaram. E, através do meu amor pela ópera, eu queria apresentar essas memórias em um trabalho contemporâneo de rock. A composição era simplesmente um espelho daquelas histórias e experiências. Estou quase terminando um livro que contará em detalhes sobre tudo o que é o Coven.

Vicente - E os planos futuros da banda. Você está pensando em um novo álbum de estúdio?

Jinx Dawson - Atualmente, temos várias músicas gravadas e esperamos lançar um EP de um novo álbum em breve.

Vicente - Quando você começou, as mulheres na música, especialmente no rock underground, eram poucas, um universo verdadeiramente machista. Você acha que isso mudou nos dias de hoje?

Jinx Dawson - Há muito mais mulheres agora no Rock e na música, isso é um fato, embora os homens ainda pareçam dominar as capas de revistas e as manchetes de shows. Eu não culpo tanto os músicos cavalheiros, mas culpo os executivos de gravadoras que não acreditavam no poder das mulheres na música, especialmente uma mulher ligada ao ocultismo, que era uma nova revelação. Eles achavam impróprio para uma mulher estar publicamente ligada a materiais esotéricos. Eu adoro ter músicos homens no meu universo. Eu estive com muitos músicos bem conhecidos e adoro minha atual banda masculina, o New Blood Coven.

Vicente - Por favor, em poucas palavras, o que você pensa sobre essas bandas:

Alice Cooper - O Coven fez shows com Alice antes de ele adotar o tema de terror.

Yardbirds - Coven fez um show com os Yardbirds pouco antes de Jimmy passar para o Led Zeppelin.

Black Sabbath - Ainda não existia quando o Coven lançou o primeiro álbum, mas tocamos com eles em Los Angeles no início dos anos 70.

Kiss - Não existia quando o Coven lançou o primeiro álbum.

Led Zeppelin - Veja os Yardbirds acima.

Jinx Dawson - Eu estou sendo divertida e voluntariamente sarcástica aqui, mas é que eu tenho muitas histórias sobre todas essas bandas, que estarão no meu próximo livro...

Vicente - Por fim, deixe uma mensagem para todos os brasileiros que curtem o som e queiram saber muito mais sobre o Coven.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jinx Dawson - Estou muito empolgada em estar indo para o Brasil. Estou ansiosa para ver pessoalmente meus amigos queridos que conheci através das mídias sociais. E estou animada para absorver, e saber mais um pouco sobre a cultura oculta e mágica que corre nas veias do povo do Brasil. Minhas saudações a todos... \ m /




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Coven"


Loudwire: as 10 melhores músicas do Slipknot segundo o siteLoudwire
As 10 melhores músicas do Slipknot segundo o site

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1991


Sobre Vicente Reckziegel

Servidor público, escritor, mas principalmente um apaixonado pelo Rock e Metal há pelo menos duas décadas. Mantêm o Blog Witheverytearadream desde Dezembro de 2007. Natural e ainda morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, chamada Estrela. Há muitos anos atrás tentou ser músico, mas notou que faltava algo simples: habilidade para tocar qualquer instrumento. Acredita na música feita no Brasil, e gosta de todos os gêneros, desde Rock clássico até Black Metal.

Mais matérias de Vicente Reckziegel no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280