Evergrey: em exclusiva, banda fala sobre nova turnê pelo Brasil e fase atual

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Ver Acessos

Após 8 anos, o Evergrey está de volta ao Brasil. A banda sueca de metal progressivo fará três shows no país neste mês de novembro, no Rio de Janeiro (Teatro Rival, 22/11), São Paulo (Carioca Club, 23/11) e Limeira (Bar da Montanha, 24/11).

Evergrey: Assista entrevista com a banda em show de São PauloLed Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, o baixista Johan Niemann celebrou o atual momento do Evergrey, que promove seu álbum mais recente, o elogiado "The Atlantic", na turnê pelo país. O músico destacou que muitos fãs estão mais ligados no material atual do grupo - algo raro entre bandas de longa carreira no estilo.

"É muito difícil fazer um repertório quando você tem músicas de 11 álbuns para escolher. Temos muitos fãs novos que nos descobriram através dos álbuns mais atuais, não ouviram as coisas antigas. A maioria das pessoas realmente se conecta com esses três novos álbuns, por isso, focamos neles", afirmou.

Os shows mais recentes mostram, de fato, que o Evergrey foca nos três últimos álbuns: "Hymns for the Broken" (2014), "The Storm Within" (2016) e o já mencionado "The Atlantic". Cada disco tem colaborado com três músicas, o que representa, praticamente, 75% do repertório como um todo.

Johan Niemann já adiantou, inclusive, que os shows no Brasil terão o mesmo repertório das outras apresentações da turnê de "The Atlantic". "O setlist provavelmente será o mesmo (ou muito semelhante) ao que estamos tocando durante o ano. Estamos tão ocupados que simplesmente não tivemos tempo de ensaiar mais músicas", disse.

Em 2011, muito suor e encontro com ex-baixista no Rio

O retorno do Evergrey a São Paulo e Rio de Janeiro acontece 8 anos depois da última turnê pelo Brasil, em 2011. Em Limeira, eles não tocavam há 14 anos - a última passagem pela cidade do interior paulista foi em 2005.

A passagem pelo Rio em 2011 foi marcada por um fato curioso, segundo Johan Niemann. Além de um show "ótimo: com muita gente, bastante turbulento, quente e suado", os músicos conheceram alguns pontos turísticos da "Cidade Maravilhosa" e esbarraram com Jari Kainulainen, baixista do Evergrey entre 2007 e 2010 - cuja vaga foi ocupada pelo próprio Niemann.

"Fomos à praia e conhecemos alguns pontos turísticos. E quando viramos uma esquina, encontramos nosso antigo baixista, Jari Kainulainen. Ficamos conversando com ele por um tempo", afirmou, sem detalhar o que Kainulainen estava fazendo no Brasil naquela ocasião.

De olho no futuro

A banda sueca parece estar disposta a aproveitar o bom momento que vivencia. "The Atlantic" tem sido bastante elogiado por fãs e crítica especializada, embora não tenha, de acordo com Johan Niemann, nenhuma "diferença específica" entre esse álbum e seus antecessores. "São todos diferentes, mas parece que muitas pessoas, fãs e jornalistas, realmente gostaram deste álbum", disse.

O bom momento passa, diretamente, pelo retorno do guitarrista Henrik Danhage e do baterista Jonas Ekdahl, que se juntaram a Niemann, ao frontman Tom Englund e ao tecladista Rikard Zander em 2014. "Posso dizer com segurança que esses três discos não soariam dessa forma se Jonas e Henrik não estivessem na banda. Agora, existe uma química que não estava presente antes. Por quê? Talvez porque tenhamos viajado muito, talvez estejamos mais velhos, mais sábios e mais relaxados conosco e com o outro", afirmou o baixista.

Fundado em 1995, a criação do Evergrey completa 25 anos em 2020. Ao ser perguntado sobre possíveis comemorações para a ocasião, Niemann disse que não há "nada finalizado". Ele demonstrou empolgação maior ao falar sobre o momento criativo atual do grupo. "Estamos muito inspirados agora. É empolgante criar música juntos. Temos muita liberdade em nossas composições, existem muitas avenidas musicais que podemos percorrer", disse ele.

Por outro lado, também não há planos no momento para um novo álbum. Também pudera: "The Atlantic" ainda nem completou um ano de lançamento. "Sempre estamos pensando no próximo disco, Mas damos um passo de cada vez. Faremos mais alguns shows e veremos onde estamos, musicalmente", concluiu.

Serviço - Evergrey no Brasil

Rio de Janeiro

Data: 22/11/2019 (sexta-feira)
Local: Teatro Rival
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia, Rio de Janeiro - RJ
Ingressos: no site Eventim.

https://www.eventim.com.br/evergrey-ingressos.html

São Paulo

Data: 23/11/2019 (sábado)
Local: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros - São Paulo, SP
Ingressos: no site Clube do Ingresso (com opção avulsa de meet & greet).

https://www.clubedoingresso.com/evento/evergrey

Limeira

Data: 24/11/2019 (domingo)
Local: Bar do Montanha
Endereço: Av. Laranjeiras, 2601 - Vila Eliza Fumagalli, Limeira - SP
Ingressos: no site Circle of Infinity Produções.

http://www.circleofinfinityproducoes.com/events/evergrey-em-...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Evergrey"


Evergrey: Assista entrevista com a banda em show de São PauloEvergrey: Resenha e fotos do show em São PauloEvergrey: Informações sobre os shows do Brasil

Evergrey: banda sueca anuncia turnê pela América do SulEvergrey
Banda sueca anuncia turnê pela América do Sul

Evergrey: A Maturidade do Prog com The Atlantic (podcast)

2019: mais 15 das melhores músicas lançadas até agora (2° parte)2019
Mais 15 das melhores músicas lançadas até agora (2° parte)

Evergrey: confira o novo videoclipe, "All I Have"2019: 15 das melhores músicas lançadas até agora2019: resenhas de 10 bons discos lançados em JaneiroEvergrey: um álbum perfeito para quem ainda não conhece a banda

Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Tom Englund: os álbuns que marcaram o vocalista do EvergreyTom Englund
Os álbuns que marcaram o vocalista do Evergrey


Led Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar Stairway to Heaven?Led Zeppelin
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?

Mike Terrana: Malmsteen foi uma das piores pessoas que conheci!Mike Terrana
"Malmsteen foi uma das piores pessoas que conheci!"


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336