Evergrey: em exclusiva, banda fala sobre nova turnê pelo Brasil e fase atual
Por Igor Miranda
Postado em 15 de novembro de 2019
Após 8 anos, o Evergrey está de volta ao Brasil. A banda sueca de metal progressivo fará três shows no país neste mês de novembro, no Rio de Janeiro (Teatro Rival, 22/11), São Paulo (Carioca Club, 23/11) e Limeira (Bar da Montanha, 24/11).
Em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, o baixista Johan Niemann celebrou o atual momento do Evergrey, que promove seu álbum mais recente, o elogiado "The Atlantic", na turnê pelo país. O músico destacou que muitos fãs estão mais ligados no material atual do grupo - algo raro entre bandas de longa carreira no estilo.
"É muito difícil fazer um repertório quando você tem músicas de 11 álbuns para escolher. Temos muitos fãs novos que nos descobriram através dos álbuns mais atuais, não ouviram as coisas antigas. A maioria das pessoas realmente se conecta com esses três novos álbuns, por isso, focamos neles", afirmou.
Os shows mais recentes mostram, de fato, que o Evergrey foca nos três últimos álbuns: "Hymns for the Broken" (2014), "The Storm Within" (2016) e o já mencionado "The Atlantic". Cada disco tem colaborado com três músicas, o que representa, praticamente, 75% do repertório como um todo.
Johan Niemann já adiantou, inclusive, que os shows no Brasil terão o mesmo repertório das outras apresentações da turnê de "The Atlantic". "O setlist provavelmente será o mesmo (ou muito semelhante) ao que estamos tocando durante o ano. Estamos tão ocupados que simplesmente não tivemos tempo de ensaiar mais músicas", disse.
Em 2011, muito suor e encontro com ex-baixista no Rio
O retorno do Evergrey a São Paulo e Rio de Janeiro acontece 8 anos depois da última turnê pelo Brasil, em 2011. Em Limeira, eles não tocavam há 14 anos - a última passagem pela cidade do interior paulista foi em 2005.
A passagem pelo Rio em 2011 foi marcada por um fato curioso, segundo Johan Niemann. Além de um show "ótimo: com muita gente, bastante turbulento, quente e suado", os músicos conheceram alguns pontos turísticos da "Cidade Maravilhosa" e esbarraram com Jari Kainulainen, baixista do Evergrey entre 2007 e 2010 - cuja vaga foi ocupada pelo próprio Niemann.
"Fomos à praia e conhecemos alguns pontos turísticos. E quando viramos uma esquina, encontramos nosso antigo baixista, Jari Kainulainen. Ficamos conversando com ele por um tempo", afirmou, sem detalhar o que Kainulainen estava fazendo no Brasil naquela ocasião.
De olho no futuro
A banda sueca parece estar disposta a aproveitar o bom momento que vivencia. "The Atlantic" tem sido bastante elogiado por fãs e crítica especializada, embora não tenha, de acordo com Johan Niemann, nenhuma "diferença específica" entre esse álbum e seus antecessores. "São todos diferentes, mas parece que muitas pessoas, fãs e jornalistas, realmente gostaram deste álbum", disse.
O bom momento passa, diretamente, pelo retorno do guitarrista Henrik Danhage e do baterista Jonas Ekdahl, que se juntaram a Niemann, ao frontman Tom Englund e ao tecladista Rikard Zander em 2014. "Posso dizer com segurança que esses três discos não soariam dessa forma se Jonas e Henrik não estivessem na banda. Agora, existe uma química que não estava presente antes. Por quê? Talvez porque tenhamos viajado muito, talvez estejamos mais velhos, mais sábios e mais relaxados conosco e com o outro", afirmou o baixista.
Fundado em 1995, a criação do Evergrey completa 25 anos em 2020. Ao ser perguntado sobre possíveis comemorações para a ocasião, Niemann disse que não há "nada finalizado". Ele demonstrou empolgação maior ao falar sobre o momento criativo atual do grupo. "Estamos muito inspirados agora. É empolgante criar música juntos. Temos muita liberdade em nossas composições, existem muitas avenidas musicais que podemos percorrer", disse ele.
Por outro lado, também não há planos no momento para um novo álbum. Também pudera: "The Atlantic" ainda nem completou um ano de lançamento. "Sempre estamos pensando no próximo disco, Mas damos um passo de cada vez. Faremos mais alguns shows e veremos onde estamos, musicalmente", concluiu.
Serviço - Evergrey no Brasil
Rio de Janeiro
Data: 22/11/2019 (sexta-feira)
Local: Teatro Rival
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia, Rio de Janeiro - RJ
Ingressos: no site Eventim.
https://www.eventim.com.br/evergrey-ingressos.html
São Paulo
Data: 23/11/2019 (sábado)
Local: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros - São Paulo, SP
Ingressos: no site Clube do Ingresso (com opção avulsa de meet & greet).
https://www.clubedoingresso.com/evento/evergrey
Limeira
Data: 24/11/2019 (domingo)
Local: Bar do Montanha
Endereço: Av. Laranjeiras, 2601 - Vila Eliza Fumagalli, Limeira - SP
Ingressos: no site Circle of Infinity Produções.
http://www.circleofinfinityproducoes.com/events/evergrey-em-limeira
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps