O significado de "Another Brick in the Wall", do Pink Floyd, segundo Roger Waters
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2022
O clássico "Another Brick in the Wall, Pt. 2" é uma das grandes obras-primas da história do rock e seu clipe, que mostra alunos e professores autoritários, é tão famoso quanto a música. Mas qual será o principal significado que o compositor Roger Waters quis trazer quando escreveu essa letra?
Em uma entrevista publicada pelo Arte Legendada, o músico do Pink Floyd explicou que o contexto que o fez compor a música foi de descobertas profundas e existenciais. "Em meados da década de 1970, comecei a perceber que eu estava vivendo a minha vida e que não estava me preparando para algo. A vida não era algo que ia começar em algum ponto. Essa percepção repentina de que a vida começou há muito tempo. Você apenas não notou", disse.
Segundo Roger Waters, a principal ideia por trás de "Another Brick in the Wall" não é a temática da escola e sim a possibilidade da juventude poder se expressar e não ser repreendida por isso.
"Realmente, a coisa mais importante dessa música não é a relação com o professor e a escola. Acho que foi a primeira coisa que escrevi em que expressei liricamente a ideia de que você pode construir uma parede com um certo número de tijolos diferentes, que quando encaixados, formam algo impermeável. Quando você chega na puberdade e começa a ficar arrogante, é bom ter um adulto por perto que fale: 'Bom, vamos conversar sobre isso'. Ao invés de 'Fique quieto, ninguém liga para o que você pensa', que foi o que aconteceu no meu caso. Eles dizem apenas que 'você está aqui para aprender'. Mas não sei até onde isso é verdade agora. Espero que as crianças hoje em dia tenham mais voz", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps