RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A canção do Aerosmith que Steven Tyler tatuou no braço e o Guns N' Roses adotou anos depois

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última

Fernanda Lira explica grave problema de saúde que passou

O motivo por trás da ausência dos Mutantes no documentário de Rita Lee

A banda sem sal que Dave Grohl diz que são gente fina: "todos iriam querer trabalhar com eles"

Vocalista do Trivium aborda saúde mental em publicação sincera nas redes sociais

O dia que Ace Frehley deu um soco em seu substituto no Kiss, Tommy Thayer


Stamp
Manifesto 2025

Caio Gaona: inúmeros projetos e ciente de seu papel na luta contra a depressão

Por Vagner Mastropaulo
Fonte: IM Press&MKT
Postado em 16 de setembro de 2021

Agradecimentos a: Isabele Miranda (@isabelemirandatv) / IM Press&MKT

Em breve haverá quem troque a referência a Caio Gaona de "Geek Batera" para algo como o "Mike Portnoy brasileiro", sem qualquer tipo de polêmica comparação técnica, mas pelo simples fato de ele ter diversos projetos! É fato, ninguém bate o workaholic ex-Dream Theater no quesito, mas, entre outros afazeres, Caio integra a Toth e a Triscore, fora inúmeros lançamentos em seu canal do YouTube. "Pouco", né? Dê mais uns anos a ele, pois o cara certamente seguirá produzindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo com a agenda apertada, o músico arrumou um tempinho para conversar conosco sobre: o começo com o instrumento; como estão ambas suas bandas e a carreira solo; a participação nas gravações com a cantora Jackie Apostel; e, surpreendentemente, seu papel na abordagem de temas sensíveis como depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio! Confira:

Vagner Mastropaulo: Caio, obrigado pela entrevista! A primeira pergunta necessariamente passa por seu início como músico. Como se deu esse processo, com qual idade e por que a bateria?

Caio Gaona: Eu que agradeço! Foi na primeira vez que ouvi uma bateria microfonada no show do Angra, na turnê do Temple Of Shadows. Tudo mudou completamente e, a partir daí, era o que queria para o resto da minha vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: Entre tudo que você faz, já ouvi a Toth, a Triscore, as participações com Jackie Apostel e conheço seu canal próprio no YouTube. Em breve falaremos a respeito de cada um desses assuntos, mas como você faz para administrar o tempo?

CG: Procuro fazer o máximo para que não haja choque de agenda e, na maioria das vezes, consigo. Acabo sempre dando prioridade a sons autorais e para a Triscore porque a bateria dita muitas coisas durante o som. Logo, sempre mando algum substituto para tributos em que toco. No caso da Jackie, ainda não fizemos shows e, como ela é uma artista solo, é tudo muito centralizado nela, então apenas aguardo para saber os direcionamentos do que faremos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: O mais antigo dos seus trabalho é seu canal no YouTube. Como e quando ele surgiu? O que te motivou? E para quem ainda não te conhece muito bem, como você descreveria o conteúdo?

CG: Antes de ser músico, sempre gostei muito de cultura geek. Coleciono bonecos, curto games, assisto a filmes e séries e minha intenção foi unir o amor pela cultura geek ao meu trabalho, que é tocar bateria. Assim criei o projeto Geek Batera, que consiste em mostrar meu trabalho criando arranjos na bateria para temas de filmes, games, animes e séries e agora tem três músicas autorais inspiradas em personagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: Quais são estas faixas e os personagens?

CG: Sobre a prevenção ao suicídio, "High Price Of Life" é inspirada na Morte, personagem do universo Neil Gaiman, e conta com a participação da Indira Castillo. Os outros dois personagens são o Batman em "Effect" e o Corvo em "Rise Above Pain" – aqui com vocais de Bridy.

VM: Ter seu próprio espaço no YouTube é um modo de se relacionar diretamente com os fãs. Por outro lado, gera a obrigação de criar conteúdo regularmente. Como você lida com essa pressão?

CG: [risos] Isso é uma coisa muito doida... Fico vinte e quatro horas pensando em conteúdo e coisas novas para fazer. Se estou assistindo a uma série ou filme, já penso: "Essa trilha poderia funcionar bem!". Além do YouTube, estou focando muito em meus lançamento nas plataformas digitais de áudio, que é de onde vem a maior renda com o projeto Geek Batera, com licenciamento de covers para essas plataformas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: Já virou sua marca registrada, porém de onde veio a alcunha "Geek Batera"?

CG: A idéia inicial era chamar "Cine Batera", mas numa conversa com Tiago Almeida, dono do Bar Gibi Cultura Geek, decidimos que "Geek Batera" soaria melhor.

VM: De todas as gravações que você fez para seu canal, qual a de maior satisfação pessoal?

CG: É complicado escolher uma só, mas as que me dão mais alegria e orgulho até hoje são: "Pacific Rim", "Batman 1989" e "Winter Soldier". E é lógico que também tenho orgulho absurdo de minha citada música "High Price Of Life".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: Pulando para as bandas que você integra, como você entrou na Toth?

CG: Era para eu ter integrado a Toth desde sua formação, mas por conta da minha agenda apertadíssima à época, eu não conseguia ser parte dela, infelizmente. Mas acredito que as coisas acontecem no momento que têm que acontecer, então estou muito feliz de integrar a Toth, banda que finalmente me faz me sentir em casa, tanto pelo conteúdo lírico quanto pela sonoridade que flerta com estilos de bandas que amo nos gêneros hard rock e new metal.

VM: A Toth teve a sacada do uso das máscaras e, pensando em bandas como Slipknot, Ghost e Mushroomhead, os mais chatos vão dizer que nem foi algo original. Mas vocês focaram em identidades próprias baseadas em deuses do Egito: Anubis, Toth, Sobek e Horus. De onde veio a idéia?

CG: A idéia partiu do Arthur e do Murilo, após conversarem sobre o nome de família dele, que é Toth.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: O lyric vídeo de "Fading" estreou no canal oficial da Toth no YouTube em 15/07. A letra fala sobre depressão e o próprio Murilo, guitarrista, a explicou em nota para a imprensa: "Quando a compus, consegui reviver experiências marcantes que tive e ela traz algo muito pesado que ocorreu dentro de mim e que acontece com muita gente ao redor do mundo. Minha idéia é mostrar aos que passam por isso que eles não estão sozinhos". Vocês chegaram a falar coletivamente sobre o tema antes de sua composição?

CG: Não participei da composição da música, mas me identifiquei muito com ela por toda a minha história pessoal com depressão e ansiedade. Inclusive, é por isso que lancei "High Price Of Life" sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: Sem querer fazer sensacionalismo, é bastante enriquecedor você falar abertamente sobre o tema, pois as pessoas vão se identificar e ninguém está realmente sozinho...

CG: Depressão, ansiedade e suicídio são temas considerados tabus pela sociedade, mas que afligem a maioria das pessoas e minha intenção ao fazer músicas desse tipo não é só contar uma história, mas ajudar as pessoas que estão passando por isso, fazer com que elas se identifiquem e entendam que qualquer um pode passar por uma situação assim, não importando gênero, credo ou classe social. E também serve como um lembrete para que eu nunca desista, não importando o quão difícil seja o momento [nota: coincidentemente, Caio concedeu a entrevista no mesmo 10/09 em que o Caleb Shomo, frontman do Beartooth, abordava o assunto em matéria da Kerrang!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: E o que mais está por vir para a Toth, a curto e médio prazos?

CG: Vem aí: clipe novo, single novo e depois entraremos em estúdio para um novo EP.

VM: Trocando de banda, como você montou a Triscore?

CG: Fundei a Triscore em função da necessidade de criar uma banda para executar os temas que tocava em meu canal. A banda nasceu no palco da Jedicon 2017, quando me uni ao experiente Rodrigo Cordeiro e a meu amigo Fernando Gomes para executar as músicas de maneira imersiva e diferenciada. Desde então, já fizemos uns duzentos shows e, num deles, tocamos o Guardiões da Galáxia na íntegra no MIS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: O mais recente lançamento da Triscore foi a releitura de "Pegasus Fantasy" em 30/07 e, como você já nos explicou, os trabalhos da banda dialogam com as postagens em seu canal. Como um inspira o outro e, ao mesmo tempo, como separar o que lançar sozinho do conteúdo coletivo?

CG: Isso é muito legal porque a Triscore é mais focada no gosto de todo mundo e na nostalgia, enquanto que meu trabalho solo é voltado principalmente a meu gosto pessoal e tendências geek do momento, como os seriados da Marvel (WandaVision, Loki, etc).

VM: E quais os próximos passos para a Triscore?

CG: Estamos para lançar um vídeo de 007 e recebemos convites espetaculares para o ano que vem envolvendo tocar trilhas de filmes na íntegra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: Gostaria que você nos contasse sobre sua participação em "Stop Making Me Cry In Paradise", de Jackie Apostel – inclusive, é a sua imagem que abre o clipe. No final das contas, você é membro da banda de apoio dela ou apenas fez a gravação em estúdio? E como ela chegou a você e como se deu o convite?

CG: Em principio, achava que não ia passar de uma participação, mas a vibe da gravação foi tão legal que acabei me tornando batera de apoio dela e amigo pessoal da Jackie, uma pessoa maravilhosa. O convite se deu de forma inusitada através de áudios no Instagram na caixa de spam que poderiam ter sido ignorados, mas quando ouvi e vi a seriedade do trabalho dela, percebi que seria algo muito bacana de participar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VM: Em dezembro/20, Jackie Apostel lançou The Reformation e The Reformation B-Side saiu em maio/21. De quais gravações nestes trabalhos você participou exatamente?

CG: Gravei apenas os vídeos para "Beast" e "Stop Making Me Cry", mas já estamos trabalhando em músicas novas com nosso poder criativo e o que posso dizer é: vêm dois musicões por aí!

VM: Antes de encerrarmos, quais outros projetos deixamos passar? Fale a respeito deles:

CG: Além dos citados acima, entrei na The Duck Apartment, grupo com proposta de fazer músicas para gamers e o pessoal da Geração Z, com certa inspiração em Mamonas Assassinas. Integro o projeto Pernostika, que tem uma veia gótica misturada com uma vibe noventista ao estilo The Cranberries. E também estou na Ridesky, banda de metal tradicional de Várzea Paulista com quem gravei o single "Cry Out Of Angels".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

VM: É isso, o espaço é seu para o recado final. Irrequieto como todo baterista, você já deve ter alguns novos trabalhos solo em mente, então fique à vontade para divulgá-los, se quiser. E muito obrigado pelo tempo e disposição.

CG: Quero agradecer imensamente pela oportunidade em falar sobre meus projetos e quero dizer a todos para nunca desistirem de seus sonhos. Meus próximos lançamentos serão: "Lifeline", música instrumental que é trilha sonora da HQ de mesmo nome, do Maic Lee; e uma música inspirada em Constantine com a temática do bem contra o mal.

Inscreva-se no canal do Geek Batera:
http://www.youtube.com/caiogaona

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Site:
http://www.caiogaona.com.br

Assessoria de Imprensa: IM Press&MKT / @isabelemirandatv

Fotos: JR Sander

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manunkind


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Vagner Mastropaulo

Bacharel em Letras Inglês/Português formado pela USP em 2003; pós-graduado em Jornalismo pela Cásper Líbero em 2013; professor de inglês desde 1997; eventualmente atua como tradutor, embora não seja seu forte. Fã de música desde 1989 e contando... começou a colaborar com o site como as melhores coisas que acontecem na vida: sem planejamento algum! :)
Mais matérias de Vagner Mastropaulo.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS