Rock japonês: três bandas muito além do visual kei

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Rock japonês: três bandas muito além do visual kei


  | Comentários:

Quando se fala da atual produção roqueira/metálica na terra do sol nascente, muitos imediatamente pensam na estética, digamos, “excêntrica” de algumas bandas, que muitas vezes desperta mais atenção do que a música em si. Felizmente, outros grupos preferem adotar uma postura mais sóbria, longe da extravagância do visual kei, lançando obras originais e musicalmente relevantes. Conheça a seguir três nomes de respeito da cena nipônica.

Boris – Em uma primeira audição é praticamente impossível categorizar a música desse trio, que é também uma das bandas mais produtivas de seu país, com pelo menos um lançamento por ano, entre álbuns, colaborações e splits. Cada trabalho do Boris tem uma abordagem diferente, que vai do pop rock ao doom metal sem o menor constrangimento. Dois registros que merecem destaque são o EP “BXI”, feito em parceria com Ian Astbury (The Cult); e o semipsicodélico “Soundtrack From Film Mabuta No Ura”, lançado no Brasil em 2005 pela Essence Music.

http://www.myspace.com/borisdronevil

Mono – Um dos principais nomes do post-rock mundial, o Mono surgiu em 1999, em Tóquio, tendo lançado cinco álbuns de estúdio, além de alguns EPs, um split com os estadunidenses do Pelican e um disco ao vivo com orquestra, gravado em Nova Iorque (EUA). Atualmente, a banda finaliza o sucessor de “Hymn To The Immortal Wind”, um dos melhores lançamentos de 2009, e até o momento o ápice da carreira do conjunto.

http://www.myspace.com/monojp

Sgt. – Também oriundo da capital japonesa, o Sgt. é mais um representante da cena post-rock, e apesar de não ser tão conhecido quanto o Mono, sua música é bastante original e eclética, com muitas influências de jazz, e em alguns momentos poderia até ser classificada como fusion, distinguindo assim o quarteto dos demais grupos do gênero. Seu trabalho mais recente é o álbum “Birthday”, lançado no ano passado.

http://www.myspace.com/sgtofficial

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Boris"
Todas as matérias sobre "Mono"
Todas as matérias sobre "Sgt"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas