Thrash Metal: definição, origem e principais bandas do estilo mais veloz do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de julho de 2023
O Thrash Metal surgiu na década de 1980 e consagrou grandes nomes da música pesada, como Metallica, Megadeth, Slayer, Anthrax, Kreator e Sepultura.
O Heavy Metal é um gênero musical amplo, que existe há mais de meio século e possui várias divisões. Uma dessas ramificações é o Thrash Metal, que surgiu na década de 1980 e consagrou grandes nomes da música pesada, como Metallica, Megadeth, Slayer, Anthrax, Kreator e Sepultura.
A matéria a seguir, elaborada pelo redator Mateus Ribeiro, apresenta um breve histórico sobre o Thrash Metal, estilo que há mais de 40 anos faz a festa de quem gosta de músicas rápidas e pesadas. Aperte o play e confira mais um guia especial.
Afinal de contas, o que é o Thrash Metal?
O Thrash Metal é um dos subgêneros oriundos do Heavy Metal, que surgiu nos anos 1980 e é caracterizado por composições rápidas, pesadas e violentas. O estilo é uma junção de elementos de speed metal e Heavy Metal britânico. A estética visual e a atitude das bandas de thrash remete ao punk rock.
Os riffs cortantes de guitarra, o andamento veloz conduzido pelo bumbo duplo e vocais rasgados são algumas das principais características do Thrash Metal.
O que significa o termo Thrash Metal?
Thrash significa algo como bater de forma severa em uma pessoa como forma de punição, de acordo com o Cambridge Dictionary. Segundo o mesmo dicionário, a palavra pode ser um termo utilizado para se referir a alguém que se move de um lado para o outro de forma descontrolada, algo que os fãs costumam fazer durante os shows de thrash.
De onde surgiu o nome Thrash Metal?
O falecido jornalista musical Malcolm Dome é creditado como o criador do termo Thrash Metal, utilizado pela primeira vez enquanto Malcolm escrevia sobre "Metal Thrashing Mad", clássico da banda novaiorquina Anthrax. Vale ressaltar que antes do surgimento do nome Thrash Metal, bandas como o Metallica e o próprio Anthrax se referiam às suas músicas como "power metal".
Quais as primeiras músicas do Thrash Metal?
Pode parecer estranho que uma banda como o Queen tenha ligação com o Thrash Metal. Porém, o lendário grupo inglês escreveu uma das primeiras músicas do estilo, chamada "Stone Cold Crazy".
Lançada em 1974, como faixa de "Sheer Heart Attack", "Stone Cold Crazy" é uma composição que apresenta riffs e batidas velozes, além de solos virtuosos, características que aparecem com frequência em músicas gravadas por bandas de Thrash Metal. A música foi regravada pelo Metallica e o cover pode ser ouvido no álbum "Garage Inc.", lançado em 1998.
Outras músicas que podem ser consideradas pioneiras do Thrash Metal são "Symptom Of The Universe", "Exciter" e "Overkill", gravadas respectivamente por Black Sabbath, Judas Priest e Motörhead.
Sobre o que fala uma música de Thrash Metal?
A letra de uma música de Thrash Metal pode falar sobre diversos assuntos, mas, na maioria das vezes, as bandas do estilo abordam temas como política, desigualdades sociais, guerras, violência e religião em suas letras, que invariavelmente, são escritas em forma de protesto.
Como se veste um fã de Thrash Metal?
Se você quiser se vestir como um fã de Thrash Metal, basta uma camiseta de alguma banda do estilo, uma calça jeans que não precisa ser necessariamente nova (se estiver desbotando, melhor ainda) e um tênis, de preferência, com cano alto. Um boné e um colete jeans ajudam a completar o visual.
Quais as principais bandas de Thrash Metal?
As principais bandas de Thrash Metal são dos Estados Unidos da América. Metallica, Megadeth, Slayer, Slayer e Anthrax, inclusive, formam o "Big Four" do estilo e chegaram a fazer uma tour juntas. Embora não sejam tão populares quanto os integrantes do "Big Four", vale citar que Exodus, Testament, Death Angel, Overkill, Forbidden, Heathen, Nuclear Assault e Dark Angel são nomes importantes do Thrash Metal.
A Alemanha é outro polo importante do Thrash Metal, pois foi o berço de grandes expoentes do gênero, como Kreator, Sodom, Destruction e Tankard.
Outras bandas de thrash que merecem destaque são Annihilator (Canadá), Artillery (Dinamarca), Coroner (Suíça) e obviamente, o Sepultura, maior nome do metal sul-americano.
A era de ouro do Thrash Metal
A década de 1980 foi a era de ouro do Thrash Metal e é relembrada até hoje com muita nostalgia pelos thrashers. As maiores expoentes do gênero surgiram no citado período, que também ficou marcado pelo lançamento de clássicos imortais, como "Master Of Puppets" (Metallica), "Peace Sells…But Who's Buying?" (Megadeth) e "Bonded By Blood" (Exodus).
Década de 1990: a decadência do thrash e o surgimento do groove
Se os anos 1980 foram muito produtivos para o Thrash Metal, a década posterior foi totalmente diferente. O gênero passou por um período de vacas magras e algumas de suas bandas mais influentes mudaram a sua sonoridade e foram alvos de críticas, casos de Metallica, Slayer e Anthrax. Ainda há as bandas que encerraram atividades, como Exodus, Death Angel e Destruction.
Enquanto a popularidade do Thrash Metal caía, uma espécie de "irmão mais novo e moderno" da vertente mais veloz do metal começava a dar as caras: o groove metal. Um pouco mais lento do que o thrash, o groove é agressivo e consagrou ótimas bandas, com destaque para Pantera e Machine Head.
O "revival" do Thrash Metal
Com a virada do século, o Thrash Metal voltou a viver boa fase. As bandas dos anos 1980 voltaram a lançar bons trabalhos e vários nomes que estavam inativos retomaram as atividades.
O início do Século XXI também ficou marcado pela "Nova Onda do Thrash Metal", espécie de "revival" do estilo. Municipal Waste, Evile, Claustrofobia, Toxic Holocaust, Gama Bomb, Lazarus A.D. e Havok são algumas das bandas que injetaram sangue novo no Thrash Metal.
O Thrash Metal ainda é relevante?
Quarenta anos após seu surgimento, o Thrash Metal continua muito relevante e ganha novos fãs dia após dia. Os "dinossauros" do estilo ainda lançam bons álbuns e continuam fazendo shows para grandes públicos.
A geração mais nova de bandas de thrash também apresenta bons nomes, como Angelus Apatrida (Espanha), Violator (Brasil), Lost Society (Finlândia) e Power Trip (EUA).
Dez discos de Thrash Metal que todos deveriam ouvir
Agora que você já conhece um pouco sobre o Thrash Metal, é hora de conhecer dez discos do estilo que todos deveriam ouvir.
"Bonded By Blood" - Exodus (EUA)
Data de lançamento: 25 de abril de 1985
Gravado por: Paul Baloff (vocal), Gary Holt (guitarra), Rick Hunolt (guitarra), Rob McKillop (baixo) e Tom Hunting (bateria)
"Master Of Puppets" - Metallica (EUA)
Data de lançamento: 3 de março de 1986
Gravado por: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria)
"Reign In Blood" - Slayer (EUA)
Data de lançamento: 7 de outubro de 1986
Gravado por: Tom Araya (baixo/vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo (bateria)
"Among The Living" - Anthrax (EUA)
Data de lançamento: 22 de março de 1987
Gravado por: Joey Belladonna (vocal), Scott Ian (guitarra), Dan Spitz (guitarra), Frank Bello (baixo) e Charlie Benante (bateria)
"The New Order" - Testament (EUA)
Data de lançamento: 5 de maio de 1988
Gravado por: Chuck Billy (vocal), Eric Peterson (guitarra), Alex Skolnick (guitarra), Greg Christian (baixo) e Louie Clemente (bateria)
"Agent Orange" - Sodom (Alemanha)
Data de lançamento: 1 de junho de 1989
Gravado por: Tom Angelripper (baixo/vocal), Frank Blackfire (guitarra) e Chris Witchhunter (bateria)
"Rust In Peace" - Megadeth (EUA)
Data de lançamento: 24 de setembro de 1990
Gravado por: Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria)
"Violent Revolution" - Kreator (Alemanha)
Data de lançamento: 25 de setembro de 2001
Gravado por: Mille Petrozza (guitarra/vocal), Sami Yli-Sirniö (guitarra), Christian Giesler (baixo) e Ventor (bateria)
"Killing Season" - Death Angel (EUA)
Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2008
Gravado por: Mark Osegueda (vocal), Rob Cavestany (guitarra), Ted Aguilar (guitarra), Dennis Pepa (baixo) e Andy Galeon (bateria)
"Nightmare Logic" - Power Trip (EUA)
Data de lançamento: 24 de fevereiro de 2017
Gravado por: Riley Gale (vocal), Nick Stewart (guitarra), Blake Ibanez (guitarra), Chris Whetzel (baixo) e Chris Ulsh (bateria)
Para ouvir cinco músicas de cada disco no Spotify, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir por lá. Um abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps