O genial significado dos primeiros versos de "Lanterna dos Afogados" dos Paralamas
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de abril de 2024
A música "Lanterna dos Afogados" é um dos maiores sucessos dos Paralamas do Sucesso e saiu no álbum "Big Bang" de 1989. O termo tem relação com um capítulo do livro "Jubiabá", de Jorge Amado, em que personagens excluídos da sociedade procuravam um bar para aliviar suas dores.
O começo da canção já coloca o ouvinte justamente nesse cenário de desilusão, mas que há uma tábua de salvação: "Quando tá escuro / E ninguém te ouve / Quando chega a noite / E você pode chorar / Há uma luz no túnel / Dos desesperados / Há um cais de porto / Pra quem precisa chegar".
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
A noite é colocada como cenário onde tudo está escuro, perigoso e repleto de medo. Aqui ninguém te ouve, todos estão dormindo e o personagem pode chorar, já que ninguém estará lá para ouvir esse choro e causar algum tipo de vergonha. Já a luz no túnel e o cais de porto surgem para dar alento a essa alma e trazer alguma vida e segurança no meio da escuridão e da sensação de morte.
O site Músicas Brasileiras relaciona esse início da música com seu tom de medo, angústia e desesperança com o refrão que cita a Lanterna dos Afogados. A publicação também dá mais informações sobre o livro que se baseou a obra.
"A letra fala sobre as mulheres dos pescadores que saem para pescar e nem sempre voltam para casa. O risco é frequente e as mulheres ficam aflitas, rezando e torcendo para que possam ver seu marido de novo. Para essas mulheres a noite é longa e, mesmo sabendo que todos os dias é a mesma rotina, o medo sempre está presente. Essas mulheres ficam nos faróis, esperando seus maridos. O nome Lanterna dos Afogados vem de um capítulo do livro ‘Jubiabá’, de Jorge Amado. O capítulo retrata o bar Cais do Porto, onde as mulheres dos pescadores esperavam os seus maridos com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho certo".
O Cifraclub fala sobre a relação do escuro da noite com a longa espera das esposas dos pescadores e a necessidade de manter a esperança que seus maridos vão retornar. É claro que o ouvinte pode transplantar essa cena para qualquer emoção complicada que esteja vivendo.
"Para a esposa de um pescador, a noite é sempre muito longa. Isso porque, mesmo conhecendo a rotina diária, o medo de perder o amado sempre está presente. É comum algumas pessoas interpretarem Lanterna dos Afogados como uma mensagem/indireta para o crush, por exemplo. Porém, por questões de interpretação, conclui-se que a letra da música lida mais com saudade e desespero do que com, de fato, declarações".
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps