Grandes bandas que só existem em filmes
Por Iacobus M. Blasco
Postado em 27 de março de 2022
Já aconteceu de estar vendo um filme e de repente, você vê uma banda na telinha e pensa: "Meu Deus, essa é a melhor banda do mundo, eu preciso urgentemente conhecer mais sobre o trabalho deles ou no mínimo comprar todos os seus álbuns".
Mas infelizmente, logo você descobre que a banda é fictícia e foi criada apenas para a respectiva obra cinematográfica em questão.
Foi principalmente na década de 1980, onde em meio a um terreno fértil para os roteiristas trabalharem e criarem histórias para inúmeros filmes musicais, que bandas foram engendradas para essas obras e consequentemente muitas delas, acabaram por se consagrarem nos corações dos cinéfilos mundo afora.
Eram histórias marcantes, em conjunto com músicas antológicas e com a contribuição de atores e músicos talentosos.
Fora que também em inúmeras vezes houve o resgate de antigas canções que foram remodeladas e por sua vez voltaram novamente às paradas de sucessos. Um grande exemplo disso foi a canção Try A Little Tenderness, que foi gravada primeiramente em 1966 por Otis Redding e depois pelo grupo The Commitments, e que entrou na parada Billboard em 1991 desbancando nomes como Cher, Rod Stewart, Natalie Cole, Lenny Kravitz, Seal entre outros.
Várias estilos foram incorporados a essas bandas irreais. De bandas de Soul Music, ao Blues raiz, passando pelo Metal Farofa, o movimento Grunge, Rockabilly, Bluegrass entre outros.
E trago aqui alguns desses e grupos advindos desses trabalhos exclusivos da sétima arte.
Então prepare a pipoca, se ajeite no sofá, coloque o som no máximo e vamos juntos relembrar algumas GRANDES BANDAS QUE SÓ EXISTEM EM FILMES.
Marvin Berry & the Starlighters, 'Back to the Future' (1985)
Para quem teve a oportunidade de ver o filme De volta para o futuro nos anos 80 e 90 na sessão da tarde, diga se em nenhum momento da sua infância você não desejou pegar um DeLorean, voltar ao passado e tocar Johnny B. Good para se tornar uma lenda no baile do colégio no ano de 1955?
É verdade que a banda The Starlighters realmente se destacou mais com a performance e os solos de guitarra do Marty Mcfly (Michael J. Fox), mas o Marvin Berry (personagem que no filme era primo do próprio guitarrista Chuck Berry, o cara que criou o riff de Johnny B Good), também brilhou na sequência em que ele segurou a peteca cantando a balada, Earth Angel, enquanto o Marty estava desaparecendo junto de seus irmãos na foto em meio a uma confusão temporal, tudo devido o seu pai não cortejar a sua mãe na hora do baile.
Momento de tensão total, mas que depois foi resolvido positivamente! : )
The Sorels, 'Streets of Fire' (1984)
Me lembro até hoje de como esse filme era descrito nas capas dos VHS's expostos, nas antigas locadoras no final dos anos de 1980:
"Uma fábula de Rock and Roll".
Um filmaço com grande elenco e músicas extraordinárias, que traziam a essência do pop oitentista em seu âmago.
Pra você que não viu esse filme ainda, a história é a seguinte; A estrela do rock, Ellen Aim (a atriz Diane Lane que estava um espetáculo nesse filme), é sequestrada por uma gangue de motoqueiros. Seu ex-namorado volta para a cidade, descobre que ela está em poder dos sequestradores e parte em sua procura pelas ruas chuvosas e pelos becos escuros da cidade. Aí durante essa frenética jornada, eis que aparece um grupo vocal aspirante ao sucesso chamado The Sorels para ajudá-los, uma espécie de The Temptations que tentam o estrelato em meio a um mundo apocalíptico, em que motoqueiros comandam toda a bagaça e tocam a subversão no mundo.
Fora a sequência bonitinha em que o grupo canta a canção Countdown to Love no ônibus, Sem dúvidas a parte mais memorável fica para o fim do filme, momento em que eles alcançam o sucesso e se apresentam ao som de I Can Dream About You , mega sucesso do cantor estadunidense Dan Hartman que ficou meses nas paradas da billboard.
Eu recomendo esse filme até para os headbangers e trevosos de plantão.
Steel Dragon, 'Rock Star' (2001)
Mark Wahlberg faz o papel de um super fã que virou vocalista da banda de metal dos anos oitenta Steel Dragon.
Tudo bem que o filme é baseado na história real de Tim "Ripper" Owens - o afortunado fã do Judas Priest que substituiu o Rob Halford como vocalista por um breve período. Mas esse filme é um daqueles espetáculos que todo metaleiro de respeito adora.
Fora as suas canções que dá pra deixar rolar fácil naquela playlist do churrascão de domingo, tudo na intenção de matar os funkeiros e sertanejeiros de infarto. Outro ponto altíssimo dessa obra cinematográfica é a banda que está repleta de músicos de verdade, incluindo Jeff Pilson (ex-Dokken, Foreigner), Jason Bonham (filho de John) e Zakk Wylde do Black Label Society.
Uma rápida curiosidade, O Mark não é o único famoso de sua família, seu irmão Donnie Wahlberg, é ex membro da extinta boy band New Kids on the Block.
Step by step, baby
The Commitments, 'The Commitments' (1991)
Junte uma direção cinematográfica do colossal diretor Alan Parker (Coração Satânico, O Expresso da meia noite), com uma história sobre uma banda que deseja levar o Soul Music para os pubs de Dublin, na Irlanda. Onde o ponto forte da narrativa foca na tentativa de um jovem empreendedor em lidar com conflitos entre um cantor ególatra e músicos inexperientes.
Parece uma premissa vaga de uma banda, mas confie em mim, você vai se apaixonar por ela.
Esse filme é estonteante pois traz canções que foram compostas apenas por figuras como: Wilson Pickett, Paul Bushnell, Percy Sledge entre outros. Fora os relatos do pandemônio que foi a realização desse trabalho pois a direção teve inúmeros problemas com os equipamentos, houve várias rivalidades entre os atores e a equipe técnica, e rolaram alguns romances embaraçosos nos sets de filmagem entre a galera.
Teve também a exigência do Parker em gravar incansavelmente todos os vocais ao vivo nas filmagens (mas que sem dúvidas ajudou a dar ao filme uma sensação de autenticidade sem tamanho).
O resultado é: SUBLIME!!!.
Uma pena essa banda não estar em turnê por aí!
The Ain't Rights, 'Green Room' (2016)
O diretor Jeremie Saulnier traz aqui a história de uma banda de punk que luta para ter sucesso.
Para se tornar conhecida, a banda faz um show em um clube nos bosques de Oregon. Mas as coisas ficam muito estranhas quando depois do show o baixista Pat testemunha um assassinato.
Não sei realmente o que acrescentar a respeito da banda em si, somente digo a você, assista a este quarteto de hardcore insurgente entoar a pedrada "Nazi Punks Fuck Off" do Dead Kennedy - pois ela fica ainda mais impressionante pelo fato de que eles estão fazendo a apresentação, para uma platéia repleta de skinheads supremacistas brancos. Vale mesmo a pena conferir esse filme!
Obs: Uma curiosidade triste é que esse foi o último filme do jovem e talentosíssimo ator Anton Yelchin (A hora do espanto, Estranho Thomas, Star Trek 2009), uma pena, pois seu futuro no cinema demonstrava ser muito promissor!
The Wonders, 'That Thing You Do!' (1996)
Primeira obra do consagrado ator Tom Hanks na direção (o Forrest Gump aqui dispensa comentários né!?), que nos traz a história de uma banda de garagem da década de 1960 que se torna uma sensação do dia para a noite, com a ajuda de um empresário experiente, mas tensões internas ameaçam causar a queda do grupo.
Filme icônico, com momentos memoráveis, músicas espetaculares e grande elenco.
Os Wonders são compostos por um baterista de jazz que veio apenas para quebrar o galho da banda, tudo devido o ex-baterista ter quebrado o braço (e foi a partir daí que a banda começou a deslanchar). Tem também o vocalista egocêntrico e chato ao extremo, o guitarrista e o baixista que ambos são doidos de pedra (sério, não sei qual dos dois é mais hilário rs), e tem também a ainda aspirante a atriz Liv Tyler, numa espécie de papel meio "Layla", pois primeiro é a namorada do vocalista e depois passou a ser do baterista.
Ahhh quem não ama esse filme?
Stillwater, 'Almost Famous' (2000)
Na década de 1970, William Miller, um adolescente de 15 anos, tem a chance de realizar seu sonho acompanhando a turnê da banda Stillwater como jornalista. Sua mãe superprotetora acredita que o mundo do rock é dominado por drogas e sexo, mas as matérias do garoto chamam a atenção da revista Rolling Stone, que o convida a viajar com o grupo. Ignorando os conselhos, ele faz amizade com os músicos, seus fãs e uma garota em especial.
É quase que um filme autobiográfico do diretor, trazendo sua visão (enquanto adolescente), sobre o que viria a ser a essência do rock and roll setentista, pois na vida real o diretor Cameron Crowe teve a oportunidade de viajar com grupos como Eagles, Allman Brothers Band, Led Zeppelin, Poco e Lynyrd Skynyrd nessa época.
Então digamos que a banda fictícia Stillwater é a personificação dessa era dos roqueiros - Deuses e Monstros na terra do Rock psicodélico.
The Blues Brothers, 'The Blues Brothers' (1980)
Após sair da prisão, Jake reencontra seu irmão Elwood, e juntos decidem ajudar o orfanato onde cresceram, que está prestes a falir. Jake e Elwood, então, passam a localizar os antigos membros da sua banda de blues rock, tudo no intuito de organizar um grande espetáculo para levantar dinheiro suficiente para saldar a dívida do local.
Os Blues Brothers, foi um grupo de rhythm and blues norte-americano fundado pelos comediantes Dan Aykroyd e John Belushi em 1978 como parte de um quadro musical no programa Saturday Night!
Já o filme foi dirigido por John Landis (Um lobisomem americano em Londres, O clube dos cafajestes) e tem as participações musicais de Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown.
Só temos aqui músicas maravilhosas, atuações apaixonadas, momentos icônicos em uma típica parábola dos anos 80, repleta de excessos e exageros que realmente divertia toda família em frente a tv.
Agora olhe os nomes que integram a banda nesse filme:
John Belushi... "Joliet" Jake Blues vocalista
Dan Aykroyd... Elwood Blues, gaita e vocais.
Steve Cropper... Steve "Coronel" Cropper, guitarra rítmica e vocal de apoio.
Donald "Duck" Dunn... Donald "Duck" Dunn, baixo.
Murphy Dunne... Murphy "Murph" Dunne órgão.
Willie Hall... Willie "Too Big" Hall, baterista e percussão.
Tom Malone... Tom "Bones" Malone, trombone, saxofone e vocais de apoio.
Lou Marini... "Blue Lou" Marini, saxofones e vocal de apoio.
Matt Murphy... Matt "Guitar" Murphy guitarra solo.
Alan Rubin... Alan "Mr. Fabulous" Rubin, trompete, percussão e vocais de apoio.
Pouca coisa né?
Acho que é bom pararmos por aqui. rs
Gostou da matéria? Relembrou de bandas de filmes que viu a muito tempo atrás ou ficou curioso para conhecer o som das outras das quais não conhecia?
Se eu não falei sobre sua banda fictícia favorita, não fique chateado.
Ainda há muitas bandas de filmes como School of Rock, The Rocker, This Is Spinal Tap, Airheads entre outros para se relembrar.
Se vocês quiserem, quem sabe eu não faça a parte 2.
Obs: Não esqueça de curtir e compartilhar a página do Whiplash.Net e fique sempre ligado nas matérias do portal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps