RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemO grande amor de Renato Russo que durou pouco mas marcou sua vida para sempre

imagemMax Cavalera escolhe seus álbuns "não metal" preferidos

imagemThiago Bianchi explica sucessão de problemas durante show de Paul Di'Anno

imagemA música de Raul Seixas que salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó

imagemO dia que João Gordo xingou Ayrton Senna por piloto se recusar a dar entrevista a ele

imagemMustaine tentou fazer hit radiofônico e acabou escrevendo a "música mais idiota" do Megadeth

imagemSaiba mais sobre o último álbum de estúdio dos Engenheiros do Hawaii

imagemOs 4 fatores determinantes que levaram Renato Russo a dependência química

imagemMike Portnoy escolhe os álbuns preferidos de sua adolescência

imagemA nostálgica canção de Raul Seixas que propõe abolir a divisão entre o bem e o mal

imagemGlenn Hughes virá ao Brasil no final deste ano, informa José Norberto Flesch

imagemO clássico da banda Evanescence que a vocalista Amy Lee odiava

imagemOs 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal

imagemPaul Gilbert lançará álbum tributo a Dio em abril; confira detalhes e versão de "Holy Diver

imagemO Raul Seixas não era nada daquilo que ele falava, diz ex-parceiro musical


Stamp

Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum

Por Bruce William
Postado em 22 de janeiro de 2023

Em 16 de outubro de 1969, quatro jovens cabeludos entraram no Regent Sound Studios de Londres para registrar um álbum que mudaria a história da música. E conforme relatou Denio Alves na fantástica e detalhadíssima biografia do Black Sabbath publicada aqui no site, "o primeiro registro em LP de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo não gastou mais do que 1.200 dólares (na época, o equivalente a uma mixaria: 600 libras inglesas) e três dias em um pequeno estúdio alugado pela Vertigo para ser finalizado. Esta pequena grande obra-prima do rock, sumarizada em apenas 7 faixas (se você não contar 'Wicked World', que apenas recentemente, com o advento do CD, seria incluída como bonus track), foi o resultado de sucessivas jams em estúdio feitas com o intuito de aprimorar e dar um acabamento final a várias canções e idéias que o Black Sabbath já vinha até mesmo apresentando em shows, ou ensaiando repetidamente, até encontrar um tom certo, ou a letra ideal".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Prossegue Denio: "Para a introdução da sorumbática 'The Wizard', por exemplo, o clima de total improvisação nos estúdios levou Ozzy a surrupiar a gaitinha de um dos funcionários do local e assoprá-la desleixadamente, a ponto de Geezer e Tony gostarem do som e o pedirem para incluí-lo na música. E, tirando o pau absoluto que é a música-título, aquele hino eterno que batizou a banda e que sempre foi presença cativa em qualquer show que eles dessem, a conclusão do álbum é composta de dois momentos bem típicos do início de carreira jazz-bluesístico da banda: 'Sleeping Village' e 'Warning' eram duas viagens que eles já vinham tocando muito ao vivo, e que faziam parte dos longos momentos de improvisação nos palcos - ou porque Ozzy já estava muito bêbado e cansado, e precisava se recompor um pouco, ou porque o repertório não era muito extenso mesmo, e não estava lá essas coisas".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vamos conferir a versão de "Warning", lançada pelo Black Sabbath em 1969.

A versão original de "Warning", gravada pelo Black Sabbath no seu disco de estreia

"Warning" na verdade era um cover da canção homônima lançada por Aynsley Dunbar Retaliation em 1967. O grupo foi formado pelo baterista Aynsley Dunbar após ele ter sido demitido do Bluesbreakers de John Mayall, e por causa disso ele batizou a banda com o seu nome de batismo com o acréscimo do "retaliação" ao final. A música foi lançada em compacto antes do primeiro álbum completo, que também saiu no mesmo ano. Um detalhe curioso é que Ozzy fez uma pequena alteração na letra, mudando a parte que diz "I was warned about you, baby" para "I was born without you, baby" (de "Me avisaram sobre você" para "Eu nasci sem você", em tradução livre). Não se sabe se foi proposital ou apenas uma pequena confusão feita pelo vocalista. Aynsley teve um longa e bem sucedida carreira, e foi indicado ao Hall da Fama do Rock em 2017 pelo seu trabalho com o Journey.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora é a vez da "Warning" lançada pelo Aynsley Dunbar Retaliation em 1967.

Roberto Carlos e a sua relação com James Brown

Em 1973, Roberto Carlos foi entrevistado em Joaçaba (SC) pelo radialista Bolinha (Antonio Carlos Pereira), em um áudio que pode ser conferido online. No meio da conversa, Bolinha pergunta para Roberto: "Você ouve música estrangeira. O que você prefere ouvir?". Roberto responde: "Bem, de modo geral eu ouço tudo. Ouço, por exemplo, James Brown, eu ouço muito, embora meu gênero não tenha muito a ver com James Brown, eu gosto muito".

Fãs e historiadores musicais costumam dizer que Roberto teve uma "fase soul" que começou em 1969 e foi até 1973, e em um texto assinado por Eudes Baima e publicado no excelente site Consultoria do Rock, são destacadas treze músicas que mostram este lado do cantor, sendo a primeira recomendação a canção "Não Adianta Nada", do álbum de 1973: "É de um disco já do Roberto romântico semibrega, mas é talvez a melhor faixa soul gravada pelo Rei e, talvez, a melhor gravada num disco no Brasil", diz o texto. "'Gravada no Brasil' é força de expressão, pois a produção e arranjos são notoriamente gringos. Bateria altíssima e baixo rechonchudo na frente, naipe de metais com trombone tonitruante, guitarra rítmica suingada e a voz de RC enterrada lá atrás na mixagem. Como se dizia no meu tempo, um racha-assoalho pesadíssimo e sacolejante, pau a pau com o melhor do mestre Tim Maia".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Não Adianta Nada" é creditada a Fred Jorge, figura seminal da Jovem Guarda, compositor, escritor, novelista e produtor de TV nascido e falecido em Tietê, interior de SP. A página Famosos Que Partiram relata que Fred escreveu mais de cem músicas, incluindo versões, adaptações e composições, e dentre elas estão "Estúpido Cupido" e "Lacinhos Côr-De-Rosa" gravadas por Celly Campello, além de várias outras músicas gravadas também por Roberto Carlos.

Então vamos a "Não Adianta Nada", lançada por Roberto Carlos em seu álbum de 1973.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compare as melodias. Notou alguma semelhança? Pois é. Não temos como saber se Fred Jorge chegou a ouvir "Warning" e decidiu fazer uma homenagem. Possivelmente foi apenas uma coincidência, quem sabe? Talvez ele possa simplesmente ter ouvido esta melodia em alguma ocasião, que ficou gravada em sua mente e um dia ele usou, sem saber que se tratava de uma lembrança direta.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Exilio Angel

Roberto Carlos: Pink Floyd quebra relógio, o Rei manda consertar

10QualquerCoisa: Músicas acusadas de Plágio - Parte 1


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Bruce William pensava em ser um motoqueiro rebelde mas descobriu que é um Wieder Blutbad nerd apaixonado por uma Fuchsbau. Avy jorrāelan, CatW!
Mais matérias de Bruce William.