The Who: Em 1967, Keith Moon explodiu a bateria e quase ensurdeceu Pete Townshend
Por André Garcia
Postado em 26 de março de 2022
Em 1967, a lista de maluquices do baterista do The Who, Keith Moon, já era tão extensa que ninguém ousava duvidar de sua insanidade. Mas, mesmo assim, ninguém podia imaginar que ele fosse capaz de explodir seu instrumento em pleno palco!
Conforme relembrado em publicação do site Loudersound, o episódio ocorreu numa apresentação no programa The Smothers Brothers Comedy Hour, nos Estados Unidos, em 17 de setembro daquele ano. A banda, conhecida pela destruição no final de seus shows, chamava atenção do público americano, para quem aquilo ainda era novidade.
Keith Moon teve a ideia de esconder na bateria um pequeno canhão com pólvora teatral, que, por motivos óbvios, apenas a produção poderia carregar. No entanto, comprovando pela milésima vez que seguir ordens não era seu forte, o insano baterista encheu o canhão de pólvora escondido de todo mundo — até mesmo seus companheiros de banda.
O diretor Jeff Stein revelou que a quantidade de explosivo utilizada "era 10 vezes a quantidade de pólvora legalmente permitida num palco". Segundo ele, "Keith subornou o contra-regra, e eu acho que ele também o embebedou".
Luz, câmeras... Explosão!
O programa começou com um esquete, depois um número musical, uma divagação política... e então, entrou no palco o The Who. A banda dublou seu novo single, "I Can See for Miles" e depois os integrantes foram apresentados de forma leve e bem humorada.
A seguir eles tocaram "My Generation", dessa vez sem playback, afinal de contas, em seu clímax eles destruiriam seus instrumentos. Conforme o combinado, Keith Moon chutou a bateria, enquanto Pete Townshend jogava a guitarra no ar e apunhalava o amplificador com ela.
Quando a música cessou e todos no palco sentiram que o número havia chegado ao fim, Moon ativou seu canhão, carregado com pólvora suficiente para vários disparos. O estúdio tremeu, chegando a balançar as câmeras, e uma nuvem de fumaça tomou conta do palco.
Como um personagem de desenho animado que sobrevive a uma explosão, Pete Townshend, o mais próximo do canhão, surgiu de dentro da fumaça. Visivelmente incrédulo, ele estava descabelado e com o dedo no ouvido afetado pelo estouro. "Meu cabelo pegou fogo", contou ele posteriormente, "e minha audição nunca mais foi a mesma."
Keith Moon também se machucou: um estilhaço de um dos pratos da bateria cortou seu braço como uma lâmina. O vocalista Roger Daltrey, que sabiamente já havia tratado de se afastar, não sofreu nada. Também saiu ileso o baixista John Entwistle que, sempre paradão, mal se moveu.
Um dos apresentadores, Tommy Smoothers, entrou no palco com um violão, sem acreditar no que tinha acontecido. E o guitarrista, enfurecido, tomou o instrumento de suas mãos e descontou sua raiva o despedaçando no chão.
"Todo mundo ficou chocado!", relembrou Tommy , anos mais tarde. "Quando Townshend pegou meu violão, eu estava muito ocupado procurando algum cadáver, vendo se alguém estava ferido. (...) Todo mundo perguntava 'ele realmente quebrou seu violão? Aquilo pareceu tão real!' E eu dizia 'É porque foi real! Eu fui pego totalmente de surpresa!'"
Em 1967, até já havia bandas que faziam apresentações explosivas, como Cream e Jimi Hendrix Experience... mas, no sentido literal, The Who foi a primeira! Confira no video abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"


O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Pete Townshend conta como (e por que) começou a quebrar guitarras no palco com o The Who
O baixista lendário que Paul McCartney nunca quis ser; correr por correr envelhece rápido
Geddy Lee elege o maior álbum de todos os tempos; "Grandes composições, grandes performances"
A maior banda ao vivo de todos os tempos, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
O dia em que John Bonham se escondeu de Keith Moon para não passar vergonha
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


