Matérias Mais Lidas

imagemCinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

imagemTitãs: traído, o baterista destruiu o quarto; Paulo Ricardo viu na TV a traição

imagemMarko Hietala anuncia retorno ao mundo da música e fãs pedem volta ao Nightwish

imagemWandinha, da Netflix, resgata banda icônica do Rock em canção com letra sacana

imagemO maior álbum de todos os tempos, na opinião do saudoso Ronnie James Dio

imagemMetallica: se você achou caro o pacote do Titãs, fuja dos preços da turnê de Hetfield & Cia

imagemO curioso ritual do Fleetwood Mac antes de subir ao palco, revelado por Christine McVie

imagemEx-vocalista do Mötley Crüe não bota fé na aposentadoria de Mick Mars

imagemTony Iommi não queria mandar Ozzy Osbourne embora, mas demissão foi inevitável

imagem"Não há reunião do Pantera sem Vinnie e Dime", afirma espólio de Vinnie Paul

imagemIggor Cavalera diz que o metal às vezes é muito conservador

imagemFãs não perdoam e reclamam da bateria de Lars Ulrich em novo single do Metallica

imagemJohn Lennon sentia que seu filho Julian "queria que Paul McCartney fosse seu pai"

imagemA bonita homenagem que Angra fará a Andre Matos em novo álbum, segundo Fabio Lione

imagemKiko Zambianchi foi proibido de ir no Silvio Santos após apresentador errar seu nome


Summer Breeze
Samael Hypocrisy

Heavy Metal: O que é, como surgiu e quais as principais bandas?

Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2022

INTRODUÇÃO

A vida do ser humano que habita o Planeta Terra não é exatamente uma maravilha, mas acredite, as coisas já foram (bem) mais difíceis por aqui. Tudo começou a ficar mais fácil a partir do momento que o Homo Sapiens passou a se aventurar no mundo das descobertas e das invenções, como o fogo e a roda.

Flavio Gasperini @ www.unsplash.com
Flavio Gasperini @ www.unsplash.com

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com o passar dos séculos, a existência humana foi ficando menos complicada, porém, demorou bastante tempo para a maior invenção da história humana se tornar realidade. É claro, óbvio e evidente que se trata do heavy metal, gênero musical que mexe com a cabeça e o coração de milhões de pessoas, espalhadas em (quase) todos os lugares dessa bola gigante que chamamos de lar.

O heavy metal existe há mais de meio século, tempo suficiente para mostrar que o apaixonante estilo está muito longe de ser uma onda passageira (ou de acabar, como alguns apressados sugerem).

Ao longo de sua imensa história, o heavy metal se reinventou e deu vida a uma infinidade de estilos similares, que por sinal, continuam aparecendo até hoje, graças ao talento de novas bandas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O texto abaixo, elaborado por Mateus Ribeiro, fala um pouco sobre esse estilo (de vida), que não é uma moda, mas nunca sai de moda. Quer saber mais? Então, aperte o play e venha comigo.

O que é o heavy metal?

Apesar de não existir uma resposta tão exata quanto uma fórmula matemática, resumidamente, o heavy metal é um gênero musical que mescla elementos do blues e do rock and roll. O estilo é caracterizado por guitarras distorcidas e batidas rápidas, guiadas por vocais que variam entre tons graves e agudos.

O que significa o termo heavy metal?

A expressão heavy metal significa, literalmente, "metal pesado". Não se sabe exatamente quem criou o termo, mas há fontes que citam os críticos musicais Lester Bangs e Mike Saunders como criadores do termo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Segundo Geezer Butler, baixista original do Black Sabbath, a primeira vez que alguém ligou heavy metal ao grupo, foi de forma pejorativa. "Estávamos em turnê na América (do Norte), acho que foi a segunda turnê pelos Estados Unidos. Eu li uma resenha e o cara escreveu 'isso não é música. Parece um monte de metal pesado (heavy metal) sendo esmagado. De alguma forma isso chegou à Inglaterra e, a partir dali, virou a coisa sarcástica que costumavam aplicar a nós (...). E, por algum motivo, ficamos associados a isso".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E antes do heavy metal, o que existia?

Antes do heavy metal surgir, existiam bandas e artistas que tocavam músicas pesadas (para os padrões da época). Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Elvis Presley são alguns dos nomes que contribuíram para o "nascimento" do heavy metal.

Qual a diferença entre rock e heavy metal?

Embora possuam algumas similaridades, rock and roll e heavy metal (chamado por alguns de "rock pesado") não são exatamente a mesma coisa.

O rock and roll possui harmonias mais alegres, divertidas e em alguns casos, até dançantes. O heavy metal, além de ser mais pesado e mais rápido, aposta em climas sombrios e carregados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Também existem diferenças entre o perfil dos músicos e fãs. Enquanto o rock tem uma aura mais descompromissada, o heavy metal é levado de forma mais séria (e em alguns casos, exageradamente séria). Não se trata de uma regra geral, afinal de contas, há bandas de metal que levam a vida mais na boa, como o Anthrax.

Quando o heavy metal surgiu?

Tecnicamente, não existe um "pontapé inicial" para o heavy metal, porém, o estilo começou a tomar a forma que conhecemos no final dos anos 1960, como uma espécie de evolução mais pesada do rock and roll. Led Zeppelin e Deep Purple lançaram discos importantes, mas o trabalho considerado por muitos como o marco zero é o debut autointitulado do Black Sabbath.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foto: Divulgação - Warner Bros. Records
Foto: Divulgação - Warner Bros. Records

Lançado em 13 de fevereiro de 1970, "Black Sabbath" (o disco) chama a atenção logo de cara, por conta de sua capa, que traz uma enigmática mulher em uma paisagem nada convidativa. A faixa de abertura, que dá nome ao trabalho de estreia, apresenta uma atmosfera tensa e sombria. Se "Black Sabbath" ainda choca os ouvidos mais sensíveis, imagine o estrago que não causou há cinquenta anos?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gravado por Tony Iommi (guitarra), Ozzy Osbourne (vocal), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), "Black Sabbath" ajudou a pavimentar o caminho que muitas bandas trilharam (e ainda trilham). Aliás, guarde bem os nomes desses rapazes, você ainda vai ler muito sobre eles no Whiplash.Net.

Qual a primeira música de heavy metal da história?

O álbum homônimo do Black Sabbath pode ser considerado o primeiro disco de heavy metal, porém, a primeira música genuinamente heavy metal foi gravada por outra banda inglesa. Trata-se de "Helter Skelter", dos Beatles.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Helter Skelter" foi lançada em 1968, como faixa do "White Album". Infelizmente, a pesada canção ficou associada à Charles Manson, um dos criminosos mais famosos (e insanos) de todos os tempos.

Por mais que "Helter Skelter" seja considerada por muitas pessoas como a pioneira do heavy metal, Paul McCartney (baixista e vocalista dos Beatles) não faz muita questão de receber os créditos.

Quem é o pai do heavy metal?

O heavy metal não tem um pai (ou uma mãe), o lendário guitarrista Tony Iommi é considerado o criador do estilo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nascido em 19 de fevereiro de 1948, Tony Iommi é o fundador do Black Sabbath e o único integrante que tocou em todos os álbuns da banda, uma das pioneiras do heavy metal. O respeitado músico se notabilizou pelos seus incríveis e marcantes riffs, que influenciaram (e ainda influenciam) guitarristas de todas as gerações.

Não importa a maneira como seja chamado, Anthony Frank Iommi é um nome fundamental para a criação e o desenvolvimento do heavy metal, pois gravou alguns dos discos (e hits) mais importantes da história da música pesada.

Sobre o que uma banda de heavy metal fala em suas músicas?

Tanto a realidade quanto a fantasia aparecem em letras de músicas gravadas por bandas de heavy metal. Uma música pode falar sobre a história de Alexandre, o Grande, enquanto outra pode falar sobre o céu e o inferno.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como pode ser chamado um fã de heavy metal? É correto usar o termo "metaleiro"?

A expressão "headbanger" é bastante utilizada na Inglaterra e nos EUA. Segundo a Wikipedia, o termo surgiu em 1969, na primeira tour do Led Zeppelin pelos EUA. Durante show da banda em Boston, os fãs estavam balançando a cabeça no ritmo das músicas.

No Brasil, costuma-se chamar um fã de heavy metal de "metaleiro", termo que causa certa repulsa em uns e outros.

Quais são as principais bandas de heavy metal?

Não há como falar sobre as principais (e maiores) bandas de heavy metal sem citar as pioneiras, que por sinal, surgiram na Inglaterra: Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, sendo que apenas a última continua em atividade. Os três grupos criaram músicas e discos que são a base de tudo que surgiu (e ainda surge) de novo no universo da música pesada.

As icônicas Judas Priest e Iron Maiden, também inglesas, são muito influentes e além de possuírem discografias magníficas, arrastam multidões por onde passam.

Foto: Reprodução - Site Oficial
Foto: Reprodução - Site Oficial

Outros nomes que merecem destaque são as bandas Ozzy Osbourne e Dio, lideradas por grandes vocalistas que passaram pelo Black Sabbath. Ainda falando sobre nomes mais antigos, deve-se dar o merecido crédito à Saxon, Diamond Head e Venom, expoentes do influente movimento NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal).

O Metallica, outro gigante do segmento, começou sua carreira fazendo thrash metal, mas migrou para o heavy e há duas décadas, lota estádios mundo afora. Aliás, o quarteto formado na Califórnia é a única banda que tocou em todos os continentes do Planeta Terra, até mesmo na gélida Antártica.

Discos importantes que todos deveriam ouvir

Existe uma infinidade de discos lançados por bandas de heavy metal que se tornaram clássicos, porém, há alguns que são quase "obrigatórios" na vida de qualquer headbanger. Veja abaixo dez álbuns que todos deveriam ouvir ao menos uma vez na vida.

"Led Zeppelin" (1969) - Led Zeppelin
"Black Sabbath" (1970) - Black Sabbath
"Paranoid" (1970) - Black Sabbath
"In Rock" (1970) - Deep Purple
"Vol. 4" (1972) - Black Sabbath
"British Steel" (1980) - Judas Priest
"Blizzard Of Ozz" (1980) - Ozzy Osbourne
"The Number Of The Beast" (1982) - Iron Maiden
"Holy Diver" (1983) - Dio
"Metallica" (1991) - Metallica

Quais as outras vertentes do heavy metal?

A partir do final da década de 1970, o nosso amado estilo começou a ganhar "filhos", que não param de nascer. A evolução do heavy metal gerou uma infinidade de outros gêneros, como o thrash metal, death metal, black metal, power metal, speed metal, prog metal, doom metal, stoner metal, gothic metal e muitos outros.

Qual a diferença de metal e heavy metal?

Heavy metal é utilizado de forma mais específica, na maioria das vezes, quando se trata de bandas pioneiras, como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e nomes similares.

A palavra "metal", quando aparece sozinha, se refere aos inúmeros subgêneros derivados do heavy metal, como os mencionados no tópico anterior.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a maior invenção do ser humano, pode dizer que está preparado(a) para conhecer o thrash metal, o death metal, o power metal e as demais vertentes, certo? Mas isso é conversa pra outra hora.

Um abraço e até a próxima!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Stamp


[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]

Heavy Metal: um guia para começar a ouvir o estilo

Heavy Metal: O que é, como surgiu e quais as principais bandas?

Eric Clapton responde quem criou o heavy metal: Cream ou Led Zeppelin

Para Paul Stanley é um "sacrilégio" chamar Led Zeppelin de heavy metal

Novo estudo aponta que fãs de heavy metal são gentis e criativos, mas têm baixa auto-estima

O maior disco de heavy metal da história, na opinião de Doro Pesch

Cinco bandas de heavy metal que ficaram paradas por um tempo e retomaram atividades

Dez álbuns clássicos do heavy metal que têm menos de dez faixas

Fim da linha: os últimos discos de cinco bandas de heavy metal que encerraram atividades

Vocalista do Chimaira diz que New Wave Of American Heavy Metal foi truque de marketing

As 13 músicas mais assustadoras do heavy metal, em lista do Heavy Consequence

Qual a origem do heavy metal, de acordo com Bruce Dickinson

Para Bruce Dickinson, não adianta tentar definir o heavy metal

"Heavy Metal é o novo jazz e será cada vez mais nichado", afirma Bruno Sutter

"Eu amo heavy metal", diz Brian May, guitarrista do Queen

Anthrax: Scott Ian escolhe seus hinos favoritos do heavy metal

Kerrang: os 13 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em abril

Heavy Metal: dez álbuns que fizeram de 1980 o ano do gênero

Doors - Perguntas e Respostas

Iron Maiden: quanto tem de patrimônio cada um dos integrantes da banda?


Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.

Mais matérias de Mateus Ribeiro.