Heavy Metal: O que é, como surgiu e quais as principais bandas?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2022
INTRODUÇÃO
A vida do ser humano que habita o Planeta Terra não é exatamente uma maravilha, mas acredite, as coisas já foram (bem) mais difíceis por aqui. Tudo começou a ficar mais fácil a partir do momento que o Homo Sapiens passou a se aventurar no mundo das descobertas e das invenções, como o fogo e a roda.
Com o passar dos séculos, a existência humana foi ficando menos complicada, porém, demorou bastante tempo para a maior invenção da história humana se tornar realidade. É claro, óbvio e evidente que se trata do heavy metal, gênero musical que mexe com a cabeça e o coração de milhões de pessoas, espalhadas em (quase) todos os lugares dessa bola gigante que chamamos de lar.
O heavy metal existe há mais de meio século, tempo suficiente para mostrar que o apaixonante estilo está muito longe de ser uma onda passageira (ou de acabar, como alguns apressados sugerem).
Ao longo de sua imensa história, o heavy metal se reinventou e deu vida a uma infinidade de estilos similares, que por sinal, continuam aparecendo até hoje, graças ao talento de novas bandas.
O texto abaixo, elaborado por Mateus Ribeiro, fala um pouco sobre esse estilo (de vida), que não é uma moda, mas nunca sai de moda. Quer saber mais? Então, aperte o play e venha comigo.
O que é o heavy metal?
Apesar de não existir uma resposta tão exata quanto uma fórmula matemática, resumidamente, o heavy metal é um gênero musical que mescla elementos do blues e do rock and roll. O estilo é caracterizado por guitarras distorcidas e batidas rápidas, guiadas por vocais que variam entre tons graves e agudos.
O que significa o termo heavy metal?
A expressão heavy metal significa, literalmente, "metal pesado". Não se sabe exatamente quem criou o termo, mas há fontes que citam os críticos musicais Lester Bangs e Mike Saunders como criadores do termo.
Segundo Geezer Butler, baixista original do Black Sabbath, a primeira vez que alguém ligou heavy metal ao grupo, foi de forma pejorativa. "Estávamos em turnê na América (do Norte), acho que foi a segunda turnê pelos Estados Unidos. Eu li uma resenha e o cara escreveu 'isso não é música. Parece um monte de metal pesado (heavy metal) sendo esmagado. De alguma forma isso chegou à Inglaterra e, a partir dali, virou a coisa sarcástica que costumavam aplicar a nós (...). E, por algum motivo, ficamos associados a isso".
E antes do heavy metal, o que existia?
Antes do heavy metal surgir, existiam bandas e artistas que tocavam músicas pesadas (para os padrões da época). Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Elvis Presley são alguns dos nomes que contribuíram para o "nascimento" do heavy metal.
Qual a diferença entre rock e heavy metal?
Embora possuam algumas similaridades, rock and roll e heavy metal (chamado por alguns de "rock pesado") não são exatamente a mesma coisa.
O rock and roll possui harmonias mais alegres, divertidas e em alguns casos, até dançantes. O heavy metal, além de ser mais pesado e mais rápido, aposta em climas sombrios e carregados.
Também existem diferenças entre o perfil dos músicos e fãs. Enquanto o rock tem uma aura mais descompromissada, o heavy metal é levado de forma mais séria (e em alguns casos, exageradamente séria). Não se trata de uma regra geral, afinal de contas, há bandas de metal que levam a vida mais na boa, como o Anthrax.
Quando o heavy metal surgiu?
Tecnicamente, não existe um "pontapé inicial" para o heavy metal, porém, o estilo começou a tomar a forma que conhecemos no final dos anos 1960, como uma espécie de evolução mais pesada do rock and roll. Led Zeppelin e Deep Purple lançaram discos importantes, mas o trabalho considerado por muitos como o marco zero é o debut autointitulado do Black Sabbath.
Lançado em 13 de fevereiro de 1970, "Black Sabbath" (o disco) chama a atenção logo de cara, por conta de sua capa, que traz uma enigmática mulher em uma paisagem nada convidativa. A faixa de abertura, que dá nome ao trabalho de estreia, apresenta uma atmosfera tensa e sombria. Se "Black Sabbath" ainda choca os ouvidos mais sensíveis, imagine o estrago que não causou há cinquenta anos?
Gravado por Tony Iommi (guitarra), Ozzy Osbourne (vocal), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), "Black Sabbath" ajudou a pavimentar o caminho que muitas bandas trilharam (e ainda trilham). Aliás, guarde bem os nomes desses rapazes, você ainda vai ler muito sobre eles no Whiplash.Net.
Qual a primeira música de heavy metal da história?
O álbum homônimo do Black Sabbath pode ser considerado o primeiro disco de heavy metal, porém, a primeira música genuinamente heavy metal foi gravada por outra banda inglesa. Trata-se de "Helter Skelter", dos Beatles.
"Helter Skelter" foi lançada em 1968, como faixa do "White Album". Infelizmente, a pesada canção ficou associada à Charles Manson, um dos criminosos mais famosos (e insanos) de todos os tempos.
Por mais que "Helter Skelter" seja considerada por muitas pessoas como a pioneira do heavy metal, Paul McCartney (baixista e vocalista dos Beatles) não faz muita questão de receber os créditos.
Quem é o pai do heavy metal?
O heavy metal não tem um pai (ou uma mãe), o lendário guitarrista Tony Iommi é considerado o criador do estilo.
Nascido em 19 de fevereiro de 1948, Tony Iommi é o fundador do Black Sabbath e o único integrante que tocou em todos os álbuns da banda, uma das pioneiras do heavy metal. O respeitado músico se notabilizou pelos seus incríveis e marcantes riffs, que influenciaram (e ainda influenciam) guitarristas de todas as gerações.
Não importa a maneira como seja chamado, Anthony Frank Iommi é um nome fundamental para a criação e o desenvolvimento do heavy metal, pois gravou alguns dos discos (e hits) mais importantes da história da música pesada.
Sobre o que uma banda de heavy metal fala em suas músicas?
Tanto a realidade quanto a fantasia aparecem em letras de músicas gravadas por bandas de heavy metal. Uma música pode falar sobre a história de Alexandre, o Grande, enquanto outra pode falar sobre o céu e o inferno.
Como pode ser chamado um fã de heavy metal? É correto usar o termo "metaleiro"?
A expressão "headbanger" é bastante utilizada na Inglaterra e nos EUA. Segundo a Wikipedia, o termo surgiu em 1969, na primeira tour do Led Zeppelin pelos EUA. Durante show da banda em Boston, os fãs estavam balançando a cabeça no ritmo das músicas.
[an error occurred while processing this directive]No Brasil, costuma-se chamar um fã de heavy metal de "metaleiro", termo que causa certa repulsa em uns e outros.
Quais são as principais bandas de heavy metal?
Não há como falar sobre as principais (e maiores) bandas de heavy metal sem citar as pioneiras, que por sinal, surgiram na Inglaterra: Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, sendo que apenas a última continua em atividade. Os três grupos criaram músicas e discos que são a base de tudo que surgiu (e ainda surge) de novo no universo da música pesada.
As icônicas Judas Priest e Iron Maiden, também inglesas, são muito influentes e além de possuírem discografias magníficas, arrastam multidões por onde passam.
Outros nomes que merecem destaque são as bandas Ozzy Osbourne e Dio, lideradas por grandes vocalistas que passaram pelo Black Sabbath. Ainda falando sobre nomes mais antigos, deve-se dar o merecido crédito à Saxon, Diamond Head e Venom, expoentes do influente movimento NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal).
O Metallica, outro gigante do segmento, começou sua carreira fazendo thrash metal, mas migrou para o heavy e há duas décadas, lota estádios mundo afora. Aliás, o quarteto formado na Califórnia é a única banda que tocou em todos os continentes do Planeta Terra, até mesmo na gélida Antártica.
[an error occurred while processing this directive]Discos importantes que todos deveriam ouvir
Existe uma infinidade de discos lançados por bandas de heavy metal que se tornaram clássicos, porém, há alguns que são quase "obrigatórios" na vida de qualquer headbanger. Veja abaixo dez álbuns que todos deveriam ouvir ao menos uma vez na vida.
"Led Zeppelin" (1969) - Led Zeppelin
"Black Sabbath" (1970) - Black Sabbath
"Paranoid" (1970) - Black Sabbath
"In Rock" (1970) - Deep Purple
"Vol. 4" (1972) - Black Sabbath
"British Steel" (1980) - Judas Priest
"Blizzard Of Ozz" (1980) - Ozzy Osbourne
"The Number Of The Beast" (1982) - Iron Maiden
"Holy Diver" (1983) - Dio
"Metallica" (1991) - Metallica
Quais as outras vertentes do heavy metal?
A partir do final da década de 1970, o nosso amado estilo começou a ganhar "filhos", que não param de nascer. A evolução do heavy metal gerou uma infinidade de outros gêneros, como o thrash metal, death metal, black metal, power metal, speed metal, prog metal, doom metal, stoner metal, gothic metal e muitos outros.
Qual a diferença de metal e heavy metal?
Heavy metal é utilizado de forma mais específica, na maioria das vezes, quando se trata de bandas pioneiras, como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e nomes similares.
A palavra "metal", quando aparece sozinha, se refere aos inúmeros subgêneros derivados do heavy metal, como os mencionados no tópico anterior.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a maior invenção do ser humano, pode dizer que está preparado(a) para conhecer o thrash metal, o death metal, o power metal e as demais vertentes, certo? Mas isso é conversa pra outra hora.
Um abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps