A verdadeira origem da música "We're An American Band", do Grand Funk
Por Bruce William
Postado em 20 de julho de 2023
Em 1973, o Grand Funk (que nesta época havia retirado o "Railroad" do nome) havia consolidado seu nome como uma grande banda de rock, lotando estádios e com seis álbuns lançados que vinham muito bem. O que atrapalhava um pouco era a batalha legal com seu ex-empresário Terry Knight, que alegou violação de contrato e questionou os direitos sobre o nome. "Ele estava tentando nos destruir", disse o baterista e vocalista Don Brewer. Após um período conturbado eles conseguiram chegar a um acordo fora dos tribunais, mantendo os direitos do nome da banda, mas concedendo royalties a Knight pelos álbuns lançados entre 1969 e 1972.
Grand Funk Railroad - Mais Novidades
O grupo seguiu em frente. Então, de acordo com o que relatou Dave Marsh no livro "The Heart of Rock & Soul", uma discussão teria surgido entre o Grand Funk e seus colegas de turnê de 1973, o Humble Pie, sobre os méritos da música britânica contra a música americana. Marsh afirma que Brewer listou uma série de grandes nomes do rock antes de anunciar, à voz alta: "We're An American Band!" ("Somos uma banda americana!"), que teria sido a inspiração para a canção e álbum que a banda lançaria em julho de 1973.
Mas Don nega que a coisa tenha sido assim. E o baterista do Humble Pie, Jerry Shirley, também contesta essa versão, alegando que as duas bandas nem estavam tocando juntas naqueles tempos. "Don está absolutamente correto. Essa história nunca aconteceu", disse Shirley ao Ultimate Classic Rock. "É uma história totalmente fabricada. Ele está certo quando diz que éramos grandes amigos, mas não fizemos turnê juntos em 1973. Havíamos excursionado em 1971".
Então, de onde veio a inspiração para "We're An American Band"? De acordo com Don, veio do próprio dia a dia do grupo: "Estávamos voando o tempo todo. Lembro que olhava para o chão enquanto chegávamos a uma cidade e esse pensamento veio à minha mente: 'Estamos chegando à sua cidade. Vamos te ajudar a festejar' - porque é isso que fazemos; é isso que essa banda faz". Brewer então adicionou mais letras sobre os desafios e tribulações da vida na estrada: "Bebidas e mulheres, me mantém no caminho certo / Contanto que possamos chegar ao show esta noite".
Creditada somente a Don, que também é o vocalista da canção, "We're an American Band" foi lançada como single e chegou ao topo das paradas musicais nos Estados Unidos. O sucesso da música impulsionou o álbum de mesmo nome a alcançar o segundo lugar na lista Billboard 200. Mas o vocalista do Grand Funk, Mark Farner, disse à Mojo que desempenhou um papel fundamental na criação da canção. "Eu escrevi a música e passei para ele, a batida da bateria e tudo mais, foi minha ideia, todas as mudanças de acordes, musicalmente, tudo foi criação minha. Mas eu dei a música porque ele veio até mim e disse: 'Escuta, cara, eu nunca escrevi uma música sozinho, você acha que eu poderia ter essa?' Eu disse, sim, você pode ficar com ela".
Além disso, "We're an American Band" recebeu um impulso pelo trabalho de produção de Todd Rundgren, que foi trazido para "nos ajudar a fazer essa transição de um som underground de rádio FM para um formato mais comercial", disse Brewer, comentando a mudança de sonoridade pela qual o Grand Funk passou nesta época, e também contando que ficou emocionado ao ouvir sua criação tocando no rádio pela primeira vez: "Parei no acostamento e aumentei o volume. Fiquei ali, sem acreditar o quão bom soava no rádio. Ela tinha algo de especial, e foi ali que eu percebi o que é um sucesso, é assim que ele soa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps