Death Metal: um guia para começar a ouvir o estilo
Por Emanuel Seagal
Postado em 02 de dezembro de 2022
Death metal pode não ser um dos gêneros mais fáceis de apresentar para quem está chegando no mundo do metal. Influenciado pelo thrash metal, o "metal da morte" começou fazendo jus ao nome, com andamento acelerado, vocais guturais, blast beats e letras que abordam a morte, horror, violência e anti-religião. Com este breve guia espero que o leitor possa conhecer um pouco mais do estilo e descobrir o que há de especial em um dos gêneros mais importantes do metal brasileiro, cuja bandeira é carregada por bandas como Krisiun e Crypta, mas também encontrada em trabalhos do Sepultura e Sarcófago.
Old School Death Metal (EUA)
A origem do termo death metal é atribuída ao grupo norte-americano Possessed, com a música apropriadamente intitulada "Death Metal", lançada em uma demo tape homônima em 1984 e no ano seguinte no álbum de estreia do grupo, o icônico "Seven Churches". Bandas como Slayer, Venom e Hellhammer influenciaram, porém, ficaram pra trás no quesito brutalidade. Curiosamente, a Flórida, estado mais quente dos Estados Unidos, é o berço de muitas das principais bandas do estilo, como Death, Morbid Angel, Deicide, e Obituary. A cena do estado cresceu tanto que posteriormente bandas de outros estados se mudaram pra lá, como Cannibal Corpse e Malevolent Creation.
Old School Death Metal (Europa)
Paralelamente aos americanos, a Europa também teve uma cena forte no final dos anos 80 e início da década seguinte. Embora o continente seja lar de bandas como Pestilence (Holanda) e Bolt Thrower (Inglaterra), a Suécia detém a notoriedade do estilo, tanto neste período como muitos anos depois, quando bandas criaram o death metal melódico. Entombed é reverenciado até hoje, assim como Dismember, Grave, Unleashed e outros nomes menos lembrados, como Carnage e God Macabre.
Melodic Death Metal
O que acontece se você pega o "metal da morte", com toda sua agressividade sonora e visual, e disser pra ele respirar fundo, parar de bater no ouvido do fã com um machado e relembrar a melodia do heavy metal? A resposta é: um estilo responsável por bandas extremamente populares, como Arch Enemy e Amon Amarth. Esta jornada melódica do death metal começou em meados dos anos 90 na Inglaterra com os caras do Carcass, que aparentemente não estavam satisfeitos em serem apenas pioneiros do goregrind, e na Suécia, porém desta vez não mais em Estocolmo, cidade do Entombed, mas especificamente na cidade de Gotemburgo, com as bandas At The Gates, Dark Tranquillity e In Flames.
Brutal Death Metal
Indo na contramão da melodia encontrada nas bandas europeias, esta variante ainda mais visceral e veloz nasceu em 1991, com o disco "Effigy of the Forgotten", do Suffocation, abrindo as portas para outros nomes como Pyrexia, Mortician, Cryptopsy, Dying Fetus, Skinless. Entombed não é violento o suficiente pra você? Venha para o mundo do brutal death metal!
Death/Doom Metal
Embora este seja um gênero que mereça lugar em um guia sobre doom metal, visto que é uma das suas principais ramificações, o lado mais lento e melancólico do death metal ganha seu espaço aqui também. O death/doom surgiu no final dos anos 80, mesclando o ritmo lento do doom com a baixa afinação e vocais guturais do death metal, produzindo um som esmagador com uma atmosfera desesperadora. Como é de se esperar do metal, nem mesmo em um sub-gênero as bandas soam iguais, então é possível encontrar propostas melódicas como a do Swallow the Sun, e nomes como diSEMBOWELMENT, que em um momento pisa no acelerador do brutal death metal, e segundos depois parece se encaminhar para o funeral doom. Winter, diSEMBOWELMENT, Paradise Lost, Anathema e My Dying Bride estão entre os nomes mais influentes e importantes do estilo.
Technical / Progressive Death Metal
Tecnicamente (ha!) são dois gêneros diferentes, mas que frequentemente se misturam. Eles nasceram da exploração e experimentalismo das bandas, como Atheist e Cynic, que incorporaram elementos do jazz, além da habilidade de músicos que não queriam permanecer presos aos limites do estilo.
Preparei uma playlist de heavy metal no Spotify que você pode conferir abaixo. Siga a lista, dê sua sugestão nas redes sociais do Whiplash.Net ou mande uma mensagem no @emanuel_seagal com sua sugestão de música que merece ser adicionada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps