Stratocaster: A espada dos deuses
Por Kamilo Di Lellis
Postado em 17 de maio de 2022
Desde suas origens ainda nos anos 1950, o Rock n’ Roll sempre foi um símbolo de rebeldia juvenil, marcado pelos seus ritmo e dança selvagens, sempre bem arranjadas com solos de saxofone, piano e até a guitarra, esta, que, se não fossem nomes como CARL PERKINS ou CHUCK BERRY, talvez não conquistasse o cargo de estrela principal no estilo. Para isso, fábricas famosas sempre buscaram inventar e reinventar modelos de guitarra que melhor assistisse as necessidades do músico, e assim surgiram modelos lendários, como a Les Paul, SG e Flying V, ambas da GIBSON. Tem para todo gosto e todos os estilos, mas uma em especial ainda é referente e foi parceira de grandes lendas do instrumento: a FENDER STRATOCASTER.
Lançada em 1954, a FENDER STRATOCASTER foi criada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares na primavera, mas só teve sua primeira venda no verão do mesmo ano. Tem como principal característica é um timbre mais claro, graças aos seus três captadores modelo Single Coil, permitindo um som mais "leve" e aberto em relação aos modelos concorrentes, sendo capaz de produzir até mesmo cinco tipos diferentes de timbre. Até hoje é líder em vendas. Muitas fábricas produzem a sua "Strato", graças à eficácia para vários estilos, além do rock, possibilitando-a de se tornar a "Espada dos Deuses" da guitarra. Será?
Para analisar essa alcunha da "Strato", veja abaixo uma lista de grandes que se renderam ao poder da FENDER e suas contribuições.
RITCHIE BLACKMORE
Considerado por muitos o melhor tocador do modelo. O guitarrista do DEEP PURPLE, RAINBOW e BLACKMORE’S NIGHT destruía em suas apresentações com suas técnicas de alavancadas e solos fritadores, que mais tarde inspirariam outro "strateiro". Apesar de ter flertado com outros modelos, foi com a stratocaster branca que BLACKMORE se consolidou e deixou a sua marca registrada. Ela lhe permitiu criar e executar obras, como "Smoke On The Water", "Burn" e "No No No", além do louvável solo de "Highway Star".
DAVID GILMOUR
Elogios sobram para este guitarman. Desde que entrou para o PINK FLOYD o Gilmour deu uma alma nobre ao som da banda, com seu timbre mágico, que permitia de viagens astrais até o mais puro conforto. Companheiro inseparável da Fender, contribuiu para a lista de solos memoráveis, como "Time", "Echoes", "Dogs", "Mother", "Another Brick in The Wall", etc. Difícil escolher a melhor obra deste guitarrista, mas com certeza "Comfortably Numb" é atemporal e inquilino de nossos corações.
JEFF BECK
Um dos membros do YARDBIRDS, junto de JIMMY PAGE e ERIC CLAPTON, Jeff Beck é outra referência do instrumento. Seus vibratos e feeling fizeram com que muitas audições se entregassem à majestosa melodia em parceria de sua "Strato", sendo responsável por uma honrosa carreira solo e toda uma geração de influenciados pelo seu trabalho e parcerias, como em "People Get Ready" ao lado de ROD STEWART.
MARK KNOPFLER
Este pode ser considerado mais que um "strateiro"; revolucionário combina mais com esta figura carimbada. Isto porque em uma época onde o Punk rock, Glam rock e o "Heavy Metal estavam em alta com toda brutalidade, o Mark e seu irmão lançaram um som mais suave e clássico, com influência do estilo country e assim o mundo conheceu o DIRE STRAITS. Além disso, Mark Knopfler ainda parou colegas de profissão ao mostrar um estilo próprio de se tocar sem palhetas, apenas os dedos, o que era incomum, usado, talvez, antes por T-BONE WALKER, mas de maneira diferente. Foi graças a essas atitudes que o mundo reverenciou clássicos como "Lady Writer", "Romeo and Juliet" e "Sultans Of Swing", cujo solo ainda desperta interesses entre os guitarristas.
ERIC CLAPTON
O que falar de um cara que é conhecido como "Deus"? ERIC CLAPTON sempre demonstrou ser um aristocrata das guitarras, desde o CREAM, até os demais projetos seguintes. Seu estilo nobre de tocar é irreconhecível, o que lhe permitiu presentear o mundo com canções como "Wonderful Tonight", "Sunshine of Your Love" e "Tears in Heaven". Apesar de inúmeras polêmicas recentes, o Clapton não deixa de ser um gigante da música, honrando perfeitamente o instrumento que domina.
DAVE MURRAY E JANICK GERS
Desde 2000 que o IRON MAIDEN toca com três guitarristas, mas houve um longo tempo em que uma dupla dominava a banda. Com a missão de substituir o ADRIAN SMITH ainda no final dos anos 1980, JANICK GERS já vinha referenciado por outros trabalhos com IAN GILLAN (DEEP PURPLE) e o projeto solo de BRUCE DICKINSON. Além de compositor, sua presença de palco é marca registrada nos shows do IRON MAIDEN, sempre acompanhada de sua fiel stratocaster, ao lado do DAVE MURRAY, que carrega uma das histórias mais lindas envolvendo guitarristas e seus instrumentos, uma vez que ele usou durante grande parte de sua carreira um modelo Fender Stratocaster pertencente a PAUL KOSSOF, da banda FREE, outro grande usuário do modelo. Apesar de modificada, a Fender do Dave virou sua fiel escudeira até à sua aposentadoria nos anos 1990, sendo substituída por modelos mais avançados. Essa dupla gravou clássicos, especialmente o aclamado "Fear Of The Dark"
ERIC JOHNSON
Este homem até parece um príncipe, devido sua maestria ao tocar guitarra. Eric Johnson é outro daqueles guitarristas que usam os solos para expressarem suas emoções em toda a música. Expert em técnicas de salto, palhetadas e feelings, foi assim que toda uma juventude se rendeu aos seus clássicos, tendo como maior exemplo, "Cliffs of Dover", seu grande sucesso.
[an error occurred while processing this directive]JIMI HENDRIX
Falar de Fender Stratocaster e não citar Hendrix é o mesmo que falar de futebol sem citar o Pelé ou falar de Fórmula 1 sem Ayrton Senna. Considerado o maior guitarrista de todos os tempos, Jimi até parece ser de outro mundo; era o que todos pensavam ao assistirem às suas apresentações, tanto que até o ERIC CLAPTON, considerado "Deus" da guitarra, curvou-se diante do talento "strateiro". Até hoje as suas inovações para a guitarra são bem aproveitadas por músicos de todos os estilos, desde um blues até um Thrash metal. Entre seus sucessos, estão "Hey, Joe", "Purple Haze" e "Foxey Lady"
Claro que existem inúmeros guitarristas adeptos da stratocaster. Citar todos duraria até mesmo um livro, mas os supracitados são relevantes exemplos de inspirações, devido seus trabalhos para as distintas épocas, fazendo jus ao título de "Espada dos Deuses" para a guitarra. Vale lembrar que a Fender também possui outros modelos versáteis, como a Telecaster, muito usada na música country.
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps