Músicas imortais: "Tornado Of Souls", hit com um dos solos mais bonitos da história do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de fevereiro de 2023
A banda de thrash metal Megadeth teve muitas formações ao longo de sua brilhante trajetória. Apesar de todas as trocas de integrantes, há uma escalação que permaneceu junta por cerca de uma década, o que é um verdadeiro milagre para os padrões do grupo: Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria).
O quarteto acima citado compõe a chamada formação clássica do Megadeth, responsável por alguns dos discos mais célebres da banda, com destaque para o aclamado "Rust In Peace". Lançado em setembro de 1990, o quarto disco do Megadeth apresenta algumas das músicas mais conhecidas do grupo, caso da maravilhosa "Tornado Of Souls", faixa número 7 do play.
"Tornado Of Souls" é um dos maiores hits gravados pelo Megadeth e despeja altas doses de técnica, feeling e melodia. A composição, assinada por Dave Mustaine e David Ellefson, fala sobre um tema espinhoso: o término de um relacionamento do frontman da banda com Diana, que como ele mesmo disse em entrevista concedida à Rolling Stone, é alguém que marcou para sempre sua vida.
"A letra é sobre Diana, minha musa [risos], a mesma mulher que eu estava namorando na época de ‘Loved to Deth’. Eu escrevi ‘Tornado Of Souls’, ‘Trust’, ‘This Was My Life’, ‘99 Ways to Die’ – todas eram sobre ela também. Estou muito, muito feliz no amor com minha esposa, mas só houve uma outra pessoa que realmente foi tão fundo dentro do meu coração. E acho que todos nós temos um relacionamento com alguém por quem realmente nos apaixonamos, mas [a relação] nem sempre é duradoura".
Segundo o site Songfacts, "Tornado Of Souls" começou a ser escrita no dia que o líder do Megadeth foi chutado por sua paixão platônica.
"‘Tornado Of Souls’ foi escrita no dia em que terminei com minha noiva; a música explica o que passei, como saí disso. Eu achei que minha existência estava naquele relacionamento - estava preso no olho de um tornado, e se eu saísse da linha, cairia no esquecimento. Chega de romances turbulentos para mim. Se eu voltar a essa situação, ficarei muito atento agora e verificarei o tempo antes de me envolver", declarou Mustaine.
Marty Friedman e sua maior obra
O maior destaque de "Tornado Of Souls" é, sem sombra de dúvidas, o seu magnífico solo de guitarra, executado por Marty Friedman, que com essa obra, conseguiu conquistar os corações dos fãs da banda e mostrar todo seu talento. Até mesmo Mustaine, um exímio guitarrista, ficou impressionado com a performance de Friedman em "Tornado Of Souls".
"Quando terminei o solo deste som, Mustaine entrou no estúdio, ouviu uma vez, virou-se e sem dizer uma palavra, apertou minha mão. Foi naquele momento que senti como se eu fosse realmente o guitarrista dessa banda", disse Friedman, em entrevista de 2002 que teve um trecho publicado pelo Songfacts.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Tornado Of Souls", é hora de apertar o play e ouvir essa música imortal.
Músicas Imortais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps