Rock em Análise: Rocktulando o Madchester

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Rock em Análise: Rocktulando o Madchester

Por Fábio Cavalcanti | Fonte: Rock em Análise

  | Comentários:

Todo mundo adora odiar rótulos. Milhares de pessoas bradam aos quatro ventos que rótulos servem apenas para limitar a arte, mas ao mesmo tempo, dizem com orgulho que amam rótulos como rock e/ou metal. Partindo da premissa de que rótulos são importantes para a subdivisão deste estilo variado e fascinante que é o rock 'n' roll, abordarei aqui alguns subgêneros ou movimentos musicais que, bem sucedidos ou não, conseguiram deixar sua marca no estilo. E o rótulo do dia é: Madchester!

Alguns subgêneros do rock tiveram um curtíssimo tempo de vida. Entre eles, podemos citar o movimento britânico Madchester, que se desenvolveu na cidade de Manchester e abalou as estruturas do pop/rock e do rock alternativo entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, abrindo caminho para um gênero bem mais conhecido: o marcante Brit Pop.

Se você já ouviu falar no lento e melancólico estilo Shoegazing, podemos dizer que Madchester é o seu "irmão" feliz e dançante. As bandas do gênero não se preocupavam exatamente como uma sonoridade roqueira, visto que apostavam em sons ideais para festinhas - especialmente aquelas regadas a muitas drogas em clubes noturnos. Naturalmente, as bandas de Madchester ainda traziam uma forte influência psicodélica em suas músicas.

Entre seus representantes, destaco o Happy Mondays (foto) e o Inspiral Carpets, além de duas bandas pouco conhecidas, porém divertidíssimas: Northside e The Mock Turtles. Ao escutar o som do Happy Mondays e Northside com atenção, pode-se notar também o parentesco do estilo com a House Music e... Dance Music!

Happy Mondays

Já a principal referência, a nível de sucesso, atende pelo nome The Stone Roses (foto), banda cultuada até hoje em qualquer "rodinha indie" que se preze. Curiosamente, a trupe do vocalista Ian Brown teve uma carreira tão meteórica quanto o movimento Madchester em si, apesar de ter influenciado muita gente nos últimos 20 anos.

The Stone Roses

Vale destacar ainda as bandas James, The Charlatans (foto) e Blur, que lançaram obras notáveis de Madchester, antes dos seus momentos de glória como representantes do Brit Pop. Em álbuns como "Some Friendly" (The Charlatans) e "Leisure" (Blur), temos uma boa idéia da sonoridade do Madchester em seus últimos dias de vida...

The Charlatans

Infelizmente, o Madchester teve uma vida curta, provavelmente devido a certa repetitividade estrutural de suas músicas, além da considerável indiferença dos roqueiros alternativos quanto a sons "alegrinhos" em geral. Mas, se você curte um bom rock britânico, vale a pena conferir este movimento tão influente e singular. Escute com atenção, e não se esqueça de dançar!

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas