A Fotografia de Jørgen Angel

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Werneck
Enviar correções  |  Comentários  | 

O dinamarquês Jørgen Angel (nascido em 1951, em Copenhagen) trabalhou como fotógrafo profissional no cenário musical desde sua adolescência, no final dos anos 60, até o início dos anos 80. Forneceu fotos pelo mundo afora para inúmeros livros e revistas, capas e encartes de discos. Iniciou seu trabalho com rock'n'roll, uma paixão tanto pessoal quanto profissional, e seguiu fotografando principalmente na Escandinávia, no Reino Unido e nos Estados Unidos ­ em shows, recepções para imprensa, sessões exclusivas, ou viajando com as bandas.

5000 acessosThe Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison5000 acessosRob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"

AC/DC: Bon Scott e Angus Young
AC/DC: Bon Scott e Angus Young

A arte de Jørgen teve sua grande força na estreita relação que ele desenvolveu com os objetos de sua fotografia. Ele costumava executar o seu trabalho nas mais diversas situações: em obscuros shows de strip-tease com Alice Cooper, nas residências particulares de membros de bandas como The Who, Roxy Music, Pretty Things e Uriah Heep, ou ir com Arthur Brown e trupe ao interior da Inglaterra, para então obter suas tão apreciadas fotografias. Dessa forma, ele viajou por todo o mundo e conheceu e fotografou muitos dos grandes artistas e grupos dos anos 70 – Jimi Hendrix, Cream, Genesis, Deep Purple, Rainbow, Pink Floyd, Hawkwind, The Nice, ELP, Colosseum, T-Rex, The Yardbirds, Ten Years After e Led Zeppelin, para citar apenas alguns. Sua coleção inclui mais de 50.000 fotos (!!!), tiradas no decorrer de um período superior a 15 anos.

O Black Sabbath original: Geezer Butler, Tony Iommi, Ozzy Osbourne e Bill Ward
O Black Sabbath original: Geezer Butler, Tony Iommi, Ozzy Osbourne e Bill Ward

O seu talento, combinado com a uma maior acessibilidade aos artistas naqueles tempos remotos da história do rock, permitiam que ele os capturasse em situações inóspitas ou ao menos mais “relaxadas”: no backstage, durante um soundcheck, em gravações para um álbum, dentro de um ônibus ou avião durante uma turnê, assim como em suas casas particulares. “Naqueles tempos”, diz Jørgen, “eu podia simplesmente entrar andando no camarim do Cream – sim, estrelas como Jack Bruce, Ginger Baker e Eric Clapton – e dizer ‘Oi, posso tirar uma foto?’ e eles iriam dizer ‘claro’, e eu acabaria tirando uma ou duas ou três fotos sem problemas (os negativos estão perdidos hoje em dia, infelizmente!). O que ocorria é que a maioria das pessoas respeitava as demais. As estrelas respeitavam os fotógrafos porque sabiam que cada parte estava fazendo o seu trabalho, a as estrelas não poderiam sobreviver sem a imprensa e vice-versa. Logo, havia um respeito mútuo”.

Jørgen foi durante um bom tempo o fotógrafo oficial do Gladsaxe Teen Club, uma casa de shows no subúrbio de Copenhagen que acabou sendo o local de lançamento de uma série de grupos que acabaram se tornando bastante famosos depois. O clube publicava sua própria revista uma vez por mês, apresentando artigos sobre as bandas que haviam se apresentado lá, assim como anunciando shows futuros. Além das fotos promocionais fornecidas pelos grupos e seus managers, regularmente as tiradas por Jørgen eram também incluídas. “Na realidade eu não me recordo se fui pago por elas”, ele tenta se lembrar. “Talvez eu tenha conseguido pelo menos ter minhas despesas cobertas. Mas eu podia andar por qualquer lugar dentro do clube e tirar fotos, logo quando um grupo como o Led Zeppelin estava tocando - como se pode ver por algumas de minhas fotos – eu estava de pé ao lado do palco ou no meio do público, sempre com minha câmera pronta”.

Jimmy Page (Led Zeppelin)
Jimmy Page (Led Zeppelin)

A inocência daqueles dias não durou muito, obviamente, e foi a “evolução” do rock de um movimento underground para um negócio multimilionário do entretenimento que eventualmente afastou Jørgen dele. “No início dos anos 80 se tornou uma dificuldade ser um fotógrafo neste ramo”, ele diz. “Você tem que assinar todos tipos de contratos mais ou menos dizendo que você nunca irá publicar alguma foto tirada. Os managers (e até certo ponto as bandas também) ficavam histéricos, uma situação triste de se assistir”, complementa. “Um dos últimos concertos do qual participei como fotógrafo foi um da Electric Light Orchestra (ELO) no início da década de 80. Os produtores disseram que permitiriam apenas 3 fotógrafos no palco, e que eles poderiam tirar fotos somente durante a primeira música. Eu deveria fornecer para duas revistas competidoras sete super-fotos individuais. E todos esses 14 ‘hits’ deveriam ser tirados somente durante a primeira música! Me foi também dito que se eu tentasse tirar fotos depois do período estipulado, todo o meu equipamento seria confiscado”. Embora Jørgen tenha continuado tirando fotos pela década seguinte, sua desilusão foi crescendo progressivamente até um ponto onde, no início dos anos 80, ele abandonou o ramo inteiramente.

De qualquer forma, não é muito difícil de se encontrar fotos de Jørgen Angel em várias publicações especializadas até hoje, além de discos e livros de bandas específicas. Algumas das mais aclamadas revistas européias e norte-americanas de rock têm incluído várias de suas fotos para ilustrar artigos: Classic Rock, MOJO, Goldmine, Record Collector, e muitas outras. Séries cultuadas de camisas de rock, fabricadas pela empresa DJTees ( http://www.djtees.com ), incluem estampas com suas fotos. Até mesmo empresas de telefonia celular européias vendem downloads de fotos de Jørgen.

Além disso tudo, graças à Internet as incríveis fotos de Jørgen Angel podem ser admiradas (e adquiridas) através do seu website: http://www.angel.dk .

Mais alguns exemplos de fotos, gentilmente cedidas por Jørgen para ilustrarem este artigo:

Alice Cooper
Alice Cooper
Crazy World of Arthur Brown
Crazy World of Arthur Brown
Crazy World of Arthur Brown
Crazy World of Arthur Brown
Colosseum (Tony Reeves, Jon Hiseman, Clem Clempson e Dick Heckstall-Smith)
Colosseum (Tony Reeves, Jon Hiseman, Clem Clempson e Dick Heckstall-Smith)
David Bowie
David Bowie
Deep Purple Mark II: Glover, Gillan, Lord, Paice & Blackmore
Deep Purple Mark II: Glover, Gillan, Lord, Paice & Blackmore
Frank Zappa
Frank Zappa
Peter Gabriel e Phil Collins – o Genesis em sua fase clássica
Peter Gabriel e Phil Collins – o Genesis em sua fase clássica
Ginger Baker
Ginger Baker
Lemmy nos tempos de Hawkwind (antes de sair e fundar o Motörhead)
Lemmy nos tempos de Hawkwind (antes de sair e fundar o Motörhead)
Ian Anderson, líder do Jethro Tull
Ian Anderson, líder do Jethro Tull
Jethro Tull ao vivo
Jethro Tull ao vivo
Jack Bruce em seus tempos de West, Bruce & Laing (pós-Cream)
Jack Bruce em seus tempos de West, Bruce & Laing (pós-Cream)
Jimi Hendrix
Jimi Hendrix
John Entwistle (The Who)
John Entwistle (The Who)
Keith Emerson (ELP), o mago do Hammond
Keith Emerson (ELP), o mago do Hammond
Pete Townshend (The Who)
Pete Townshend (The Who)
Queen: John Deacon, Roger Taylor, Freddie Mercury e Brian May
Queen: John Deacon, Roger Taylor, Freddie Mercury e Brian May
Freddie Mercury ao vivo
Freddie Mercury ao vivo
O Queen antes de uma coletiva de imprensa
O Queen antes de uma coletiva de imprensa
Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore
Gary Moore em seus tempos de Skid Row (nada a ver com Sebastian Bach & Cia!)
Gary Moore em seus tempos de Skid Row (nada a ver com Sebastian Bach & Cia!)
Thin Lizzy: Brian Robertson, Scott Gorham e Phil Lynott
Thin Lizzy: Brian Robertson, Scott Gorham e Phil Lynott
Uriah Heep clássico: Ken Hensley e David Byron
Uriah Heep clássico: Ken Hensley e David Byron
Uriah Heep
Uriah Heep
Paul Macartney & Wings
Paul Macartney & Wings
Paul Macartney
Paul Macartney
Jimmy Page nos seus tempos de Yardbirds, pré-Led Zeppelin
Jimmy Page nos seus tempos de Yardbirds, pré-Led Zeppelin

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Musical Box

5000 acessosOswaldo Malagutti (Pholhas, Womp!, Estúdio Mosh)5000 acessosOswaldo Malagutti (Pholhas, Womp!, Estúdio Mosh)5000 acessosA História da Guitarra - Parte 1: do Alaúde ao Violão5000 acessosA História da Guitarra - Parte 2: a guitarra e o baixo elétricos5000 acessosAcidente: a fina arte de dar murro em ponta de faca5000 acessosMódulo 1000: Não Fale Com Paredes5000 acessosA história do órgão Hammond e das caixas Leslie5000 acessosMellotron: o instrumento cult que ajudou a compor clássicos5000 acessosKansas no Brasil - sonho ou realidade?5000 acessosMusical Box: Os 20 discos seminais do Hard Rock0 acessosTodas as matérias sobre "Musical Box"

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Musical Box"

The DoorsThe Doors
A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison

Rob HalfordRob Halford
"Talvez eu seja o único vocalista gay de Metal!"

SeparadosSeparados
Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie

5000 acessosBlack Sabbath: About.com elege os 5 melhores álbuns da banda5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosMegadeth: uma voz escondida em música de 2004 previa a entrada de Kiko na banda?5000 acessosRafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio4750 acessosUdo: vocalista conta porque não tem mais relações com o Accept5000 acessosBlack Sabbath: 35 anos do acidente de "Trashed"

Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D’Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online