Matérias Mais Lidas

imagemMarcello Pompeu agradece mobilização de fãs

imagemVital, o ex-Paralamas que virou nome de música e depois foi pro Heavy Metal

imagemA opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs

imagemAs composições de Paul McCartney nos Beatles preferidas de John Lennon

imagemGene Simmons compartilha tweet com meme da ex-presidente Dilma Rousseff

imagemNicko McBrain, do Iron Maiden, mostra o seu novo (e enorme) kit de bateria

imagemEvanescence coloca baixista no cargo de guitarrista e anuncia nova baixista

imagemO reencontro entre Steve Harris e Paul Di'Anno na Croácia

imagemÍcone do metal é alvo de críticas por tocar com músico condenado por assassinato

imagemDave Mustaine, do Megadeth, inicia vida de youtuber e mostra o ônibus de turnê da banda

imagemMetallica divulga vídeo oficial da clássica "For Whom The Bell Tolls" ao vivo em SP

imagemLars Ulrich diz que shows do Metallica na América do Sul foram incríveis

imagemMark Tremonti, do Alter Bridge, revela que é grande fã de lendária banda de metal

imagemFrank Zappa disse a Steve Vai que ele soava como "um pão com mortadela elétrico"

imagemVocalista do Greta Van Fleet não entende os haters: "parece a p**** de uma religião"


Stamp

Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica

Por Rodrigo Rodrigues
Fonte: Emiliopacheco.blogspot.com
Em 10/02/08

O KissKillers nos enviou esta matéria, publicada pelo jornalista Emilio Pacheco no seu blog em 28 de março de 2006, falando sobre a polêmica que envolve a hipótese do KISS ter copiado a maquiagem do SECOS & MOLHADOS.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Emilio começa a matéria dizendo que a discussão foi reacendida no Orkut no ano de 2006 e que ele resolveu dar seus pitacos.... Ney Matogrosso costuma contar sempre a mesma história quando é perguntado sobre o assunto. Eis o que ele falou, por exemplo, para o Jornal do Brasil:

"...o Kiss é que copiou a gente! A banda já era um estrondo no Brasil e fomos ao México. O sucesso lá foi tanto que ficamos mais uma semana. A Billboard tinha publicado uma foto nossa de página inteira e dois empresários americanos quiserem me levar para os EUA. Recusei a oferta: ''Estou começando uma história no meu país e quero dar seqüência a isso''. Não queria acabar como Carmen Miranda. Inclusive disseram que minha imagem era boa, mas que o som tinha que ser mais pesado. Eu não ia mudar nosso som por causa disso. Viemos embora. Uns seis meses depois começou o Kiss, com uma maquiagem como a nossa e um som mais pesado".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os fãs em geral interpretam esse testemunho de Ney como uma informação privilegiada de que o Kiss realmente copiou os Secos e Molhados. Ou seja, "é verdade porque o Ney falou". No entanto, basta ler com atenção (e isenção) para ver que os fatos que ele alega não provam nada. Ele apenas faz suposições. Sim, é verdade que o disco dos Secos saiu primeiro. Mas quem conhece a história do Kiss sabe que o grupo americano não começou "uns seis meses depois", como afirma Ney, mas muito antes. Paul Stanley e Gene Simmons já experimentavam maquiagem desde 1972, quando o conjunto ainda se chamava Wicked Lester. Mesmo assim, existe uma legião de fãs dos Secos e Molhados que cultiva a crença do plágio como algo sagrado, intocável, um dogma que defenderão até a morte com unhas e dentes. Para esses, não basta citar livros e mostrar fotos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por razões óbvias, não vou copiar aqui o que escrevi para o International Magazine - comprem o jornal. Mas posso dizer que apresentei um histórico dos Secos e Molhados, do Kiss e do uso de maquiagem em geral no começo dos anos 70. Procurei analisar os argumentos contra e a favor e, por fim, expus minhas razões para justificar por que acho que o Kiss não copiou os Secos. Mas cometi uma falha imperdoável: não pesquisei as datas exatas. Achei que não fosse necessário. Afinal, sabemos que os Secos e Molhados surgiram antes. Mesmo assim, algum tempo depois, resolvi dar uma conferida na cronologia, ainda que fosse tarde para mudar o texto. E tive uma surpresa: o primeiro LP do Kiss saiu no dia 18 de fevereiro de 1974, portanto antes da viagem dos Secos ao México, que foi em março. A data do lançamento do disco do Kiss pode ser vista aqui e a da viagem dos Secos e Molhados está aqui. Se eu tivesse conferido essas informações desde o começo, talvez nem precisasse ter escrito tanto em minha matéria.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Claro que isso não exclui por completo a hipótese de o Kiss ter copiado os Secos e Molhados. O grupo brasileiro fez um sucesso estrondoso em 1973. Até pode ser que uma foto deles tenha sido publicada na mídia americana, inspirando os rapazes do Kiss a alterar a maquiagem que já vinham experimentando havia algum tempo. Eu não acredito nessa hipótese, mas ela não pode ser descartada.* Porém, a tese da viagem ao México, que Ney Matogrosso sustenta em entrevistas e os fãs até agora aceitavam como prova suficiente, cai por terra diante da evidência inquestionável das datas. Quando os Secos viajaram e Ney foi procurado por empresários americanos, o Kiss já tinha disco nas lojas desde o mês anterior, com maquiagem e tudo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fim de polêmica. Arquive-se.

*P.S. Este adendo está sendo colocado aqui e não em um novo texto do blog para que aqueles que aqui chegarem via ferramenta de busca (como o Google) encontrem todas as informações em um lugar só. Sinto muito pelos fãs que tanto desejavam acreditar nesse mito, mas depois de pesquisar mais um pouco, tenho certeza absoluta de que o Kiss não copiou a maquiagem dos Secos e Molhados. Segundo o livro "Kiss Alive Forever - The Complete Touring History", de Curt Gooch e Jeff Suhs, a primeira vez em que o Kiss se apresentou com maquiagem foi em 9 de março de 1973 (as fotos abaixo são do show do dia 10). Os desenhos evoluíram, mas com certeza já estavam mais do que consolidados quando os Secos e Molhados lançaram seu primeiro LP em agosto do mesmo ano. Só mesmo se o Kiss tivesse sabido dos Secos antes de lançarem disco e se tornarem conhecidos em todo o Brasil. Há quem acredite nessa possibilidade, já que o primeiro show dos Secos e Molhados com maquiagem foi em dezembro de 1972.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Várias pessoas me acusaram de estar chamando o Ney de mentiroso. Será que ao menos leram o que eu escrevi? Outra admiradora puxou para o lado da xenofobia: "Como vocês podem ser tão alienados de defender americanos? Eu sou brasileira!" Houve também quem questionasse a confiabilidade das fontes consultadas, numa atitude que lembra aquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo ("Há controvérsias!"). Esse fã em questão acha que Gene Simmons e Paul Stanley teriam manipulado as informações de todos os livros e sites só para forjar provas de que Kiss não teria copiado os Secos. Outros acreditam que o grupo americano, mesmo com a pouca grana que tinha no começo da carreira, poderia ter vindo até o Brasil para conferir os Secos e Molhados de perto. Ora, em 1973 o Kiss não tinha condições sequer de comprar uma aparelhagem de som decente (nos shows eles empilhavam gabinetes vazios de amplificadores, para impressionar), mas iria investir em passagens aéreas internacionais só para copiar idéias de um grupo brasileiro? Ou mandar um emissário? Alguns fogem da discussão quando percebem que ficam sem argumentos, dizendo que "cada um diz uma coisa diferente, então não dá pra ter certeza de nada". Lamento, mas não há confusão nenhuma. As datas são:

Dezembro de 1972 - Primeiro show dos Secos e Molhados com maquiagem
Março de 1973 - Primeiro show do Kiss com maquiagem.
Agosto de 1973 - Lançamento do primeiro LP dos Secos e Molhados.
Fevereiro de 1974 - Lançamento do primeiro LP do Kiss.
Março de 1974 - Ney Matogrosso é contactado por dois empresários americanos no México

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Essas datas todas podem ser comprovadas. Não "há controvérsias". Estranha-me que diante de uma pesquisa tão clara, tão inequívoca, alguns ainda relutem em aceitar os fatos. Não se trata de "defender americanos". Nem de chamar Ney Matogrosso de mentiroso. A história que ele conta é verdadeira. Mas os empresários que o procuraram não tinham nada a ver com o Kiss. Se houve plágio, foi entre dezembro de 1972 e março de 1973. Mesmo assim, não vejo muito como a imagem de um grupo brasileiro ainda pouco conhecido em seu próprio país poderia chegar tão rapidamente aos Estados Unidos, principalmente numa época em que não existia Internet ou TV por assinatura (nem a cabo, nem por antena parabólica, pelo menos não no Brasil). Mas há quem defenda essa hipótese.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao elucidar essa questão, imaginei estar trazendo uma informação importante para as comunidades dos dois grupos. Mas acabei sendo hostilizado pelos fãs de Ney Matogrosso e Secos e Molhados. Meus argumentos foram recebidos quase como uma ofensa. Eu me pergunto o que mudou desde que a Igreja Católica condenou Galileu por ousar dizer que a Terra girava em torno do Sol e não o contrário. A teimosia e a relutância do ser humano em ver suas crenças destruídas continuam as mesmas.

http://emiliopacheco.blogspot.com/

Nota do editor: na realidade, outros artistas "gringos" usaram maquiagem antes, conforme pode ser visto nas fotos abaixo:

Arthur Brown em 1968 - mais imagens neste link

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Capa do primeiro álbum da banda italiana Osanna, de 1971

Alice Cooper em 1972 e 1973 - aparentemente Alice já usava maquiagem desde o início dos anos setenta

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gene Simmons comentou em entrevista sobre o "plágio" da maquiagem. Confira a sua versão dos fatos abaixo.

E Osvaldo Vecchione, do Made in Brazil, afirma que o Secos e Molhados copiou a ideia da maquiagem de sua banda.

Made in Brazil: O Secos e Molhados copiou a banda? E o Kiss?

Comente: Qual a sua posição sobre a polêmica Kiss x Secos & Molhados?


O Kiss copiou a maquiagem do Secos e Molhados?

Made in Brazil: O Secos e Molhados copiou a banda? E o Kiss?

Kiss: deveriam assumir que copiaram o Secos & Molhados, diz Ney Matogrosso

Secos e Molhados: Ney Matogrosso comenta inspiração para o Kiss no Conversa com Bial

Todas as matérias sobre "O Kiss copiou a maquiagem do Secos e Molhados?"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net



publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Sobre Rodrigo Rodrigues

Colaborador sem descrição cadastrada.

Mais matérias de Rodrigo Rodrigues.