Iron Maiden: artigo científico de historiador brasileiro

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rafael G. de Barros, Fonte: Iron Maiden Basil
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 29/05/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Acaba de ser publicado o artigo científico "When two worlds collide: representações do real e monstruosidades fantásticas no conjunto simbólico das capas de álbuns e singles da banda Iron Maiden", de autoria do historiador Rodrigo Medina Zagni (professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo), no quarto número da revista Domínios da Imagem, do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI) da Universidade Estadual de Londrina.

793 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores5000 acessosAfinal de contas, o que é um riff?

A revista foi lançada durante o II Encontro Nacional de Estudos da Imagem (II ENEIMAGEM), realizado entre 12 e 14 de maio na UEL, em Londrina, com lugar de destaque para o texto que faz uma meticulosa análise das capas dos álbuns e singles da banda Iron Maiden, tentando compreender a função social das imagens ali inscritas numa sociede de consumo de massa, fundamentalmente de Eddie, o mascote da banda. A revista circula somente em papel e pode ser adquirida no site da UEL (www.uel.br).

Até que a revista seja disponibilizada on-line, o autor disponibilizou seu texto, em formato ".pdf", provisoriamente neste link.

É a primeira vez que a banda ganha espaço em revistas científicas brasileiras, em estudos dessa natureza. Críticas e sugestões podem ser encaminhadas para o endereço de email: rodrigo.historia.usp@gmail.com.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

793 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1251 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Em 20/08/2005Em 20/08/2005
Iron Maiden é atacado com ovos no Ozzfest

Iron MaidenIron Maiden
Qual o melhor álbum de estúdio da Donzela?

Iron MaidenIron Maiden
Os dez melhores vídeos da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

RiffRiff
Afinal de contas, o que é um? E qual a sua receita?

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Paul Stanley e Sidney Magal

AC/DCAC/DC
Isso sim é uma bela estrada para o inferno

5000 acessosRafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio5000 acessosThrash Metal: 20 bandas brasileiras de qualidade inquestionável5000 acessosVocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock5000 acessosSeparados no nascimento: Eddie e Seu Madruga3411 acessosDream Theater: ouça um impressionante "vocal cover" de "Pull Me Under"5000 acessosBruce Dickinson: interpretando clássico do AC/DC em 1990

Sobre Rafael G. de Barros

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rafael G. de Barros no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online