Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de dezembro de 2025
Maior nome da história do metal brasileiro, o Sepultura excursionou por diversos lugares do mundo ao longo de sua carreira, incluindo a Europa. A primeira turnê do grupo pelo velho continente ocorreu em 1989 e ficou marcada por um episódio inusitado: a "greve de banho" protagonizada pelos integrantes da banda.
Naquele período, o Sepultura abriu os shows do Sodom, gigante do thrash metal alemão. A convivência entre os dois grupos, entretanto, não foi exatamente harmoniosa. Segundo relatos, os brasileiros foram alvo de provocações e responderam de maneira tão curiosa quanto pouco higiênica.

Silvio Gomes, conhecido como Bibika, era roadie do Sepultura na época dessa tour. Em participação no After Podcast, apresentado por Henrique Portugal (tecladista do Skank), ele relembrou como a banda chamou atenção e acabou ofuscando o Sodom.
"Eles estavam viajando, primeira turnê deles na Europa, com o Sodom, que era uma banda alemã (...). O que aconteceu: o Sepultura deu um rodo nos caras, qualitativamente (...). Começou a ir todo mundo por causa do Sepultura (...), acabava o show do Sepultura, todo mundo ia atrás dos caras do Sepultura, e os caras [do Sodom] tocavam [para um lugar] vazio. Os caras foram ficando frustrados."
A partir daí, o clima piorou - e o aroma também. De acordo com Bibika, o Sodom passou a provocar os brasileiros, que então encontraram uma forma inusitada de revidar.
"Aí eles começaram a pegar no pé dos caras do Sepultura. Tipo: 'A cama de vocês é no fundo do ônibus' (...) e começaram a falar só alemão pra eles (...). Aí o cara [alguém do Sodom] chegou e falou: 'E outra, por último: vocês têm que tomar banho'. Aí os caras ficaram um mês sem tomar banho (...). E 'os alemão' não podiam fazer nada. Foi a retaliação que eles fizeram contra o Sodom."
A entrevista completa pode ser assistida no player abaixo. A história da turnê com o Sodom é retomada por volta dos 38 minutos de conversa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Michale Graves apresenta novo acústico no Rooftop Galeria do Rock
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"

A longa greve de banho que o Sepultura fez após receberem críticas por federem demais
Os cinco maiores guitarristas da história, segundo Andreas Kisser
A semelhança entre "Roots" do Sepultura e "Sgt. Peppers", segundo Andreas Kisser
O álbum do Sepultura inspirado em numerologia, algoritmos e um livro medieval
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Andreas Kisser explica por que arte e cultura são as primeiras a sofrer no fascismo
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
Andreas Kisser diz que Sepultura se dividiu porque faltou "falar na cara e sair na porrada"
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal


