O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de outubro de 2025
Prestes a completar meio século de carreira, o Iron Maiden figura entre os gigantes do heavy metal. Liderado pelo baixista inglês Steve Harris, o grupo ajudou a definir as bases do gênero e construiu uma base de fãs sólida e muito fiel.
Um dos pontos altos do Iron Maiden reside em seu vocalista, o talentoso Bruce Dickinson. Dono de uma voz potente e inconfundível, ele se juntou à banda em 1981 e gravou clássicos imortais da música pesada, como "The Number of the Beast", "Run to the Hills", "The Trooper", "Wasted Years" e "Fear of the Dark".
Iron Maiden - Mais Novidades
Bruce Dickinson deixou o Iron Maiden em 1993. Ele foi substituído por Blaze Bayley (vindo do Wolfsbane), que gravou dois discos com a Donzela: "The X Factor" (1995) e "Virtual XI" (1998).
Os álbuns do Maiden gravados por Blaze são diferentes dos trabalhos que a banda lançou nos anos 1980. Esses discos costumam ser apontados entre os menos inspirados do grupo. No entanto, Steve Harris gosta de ambos, como contou durante entrevista à Metal Hammer.
"Eu disse isso na época e continuo acreditando - esses dois são álbuns realmente fortes e poderosos, e as pessoas vão reconhecê-los mais tarde. E as pessoas estão voltando, descobrindo esses trabalhos e percebendo que eles são bons."
Harris também falou sobre "The X Factor". O baixista relatou que o álbum foi gravado durante um período complicado de sua vida, tanto no campo pessoal quanto no profissional.
"'The X Factor', em especial, é muito bom, mas é um álbum sombrio. Provavelmente porque eu estava em um momento sombrio, com a saída do Bruce e passando por um divórcio, tudo isso acontecendo ao mesmo tempo. Mas o que saiu disso foi um álbum poderoso. Você pega coisas negativas e transforma em algo positivo - essas emoções vêm à tona, e é isso que você pode fazer com a música. A música é algo muito poderoso."
Um dos pontos altos presentes em "The X Factor" é "Man on the Edge". A música se baseia em uma história triste que Blaze Bayley vivenciou quando era jovem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Com quase 150 atrações, Sonic Temple Festival confirma cast para 2027
Com ex-membros do King Diamond, Lex Legion já tem material para o segundo álbum

Para Nicko McBrain (Iron Maiden), Donald Trump deveria estar na cadeia
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O trecho de "The Trooper" que Nicko McBrain não consegue mais tocar após AVC
A única música de "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não fala sobre espaço e tempo


