Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de novembro de 2025
Considerado um dos maiores vocalistas da história do heavy metal, Bruce Dickinson se tornou mundialmente conhecido por seu trabalho à frente do Iron Maiden. O cantor ingressou no grupo em 1981 e rapidamente ajudou a moldar a fase mais emblemática da banda, gravando clássicos imortais como "The Number of the Beast" (1982), "Piece of Mind" (1983), "Powerslave" (1984) e "Somewhere in Time" (1986).
Dickinson deixou o grupo em 1993, logo após a turnê do álbum "Fear of the Dark" (1992). Enquanto buscava novos caminhos na carreira solo, o Iron Maiden recrutou Blaze Bayley para assumir os vocais. Apesar dos esforços do substituto, sua passagem pela banda foi encerrada no início de 1999, culminando no retorno de Bruce - acompanhado do guitarrista Adrian Smith, que havia deixado o grupo em 1990.

Durante recente entrevista concedida à Metal Hammer, o frontman relembrou esse reencontro decisivo. O álbum que marca sua volta, "Brave New World" (2000), reposicionou o Iron Maiden no topo do heavy metal e abriu caminho para uma nova fase criativa. Comentando esse momento, Bruce fez um trocadilho com o título do disco e levantou um questionamento:
"Foi realmente um mundo novo para nós. Tudo o que aprendi durante esse tempo fora foi colocado na mesa. Se eu tivesse ficado onde estava, acho que o Maiden ainda estaria na ativa – enquanto Steve [Harris, baixista/fundador] quiser fazer turnês, o Maiden continuará na ativa –, mas não tenho certeza se seria tão grande quanto somos agora."
Com o retorno de Bruce e Adrian, o Iron Maiden assumiu o formato de sexteto - configuração que permanece inalterada até hoje. Em 2026, a banda volta à estrada para celebrar seus 50 anos de existência. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027

Iron Maiden anuncia mais datas da "Run For Your Lives" e promete visitar outras partes do mundo
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
Steve Harris revela o sonho que ele tem que Bruce Dickinson já conseguiu realizar


