O dia que Paulo Ricardo entrevistou o Iron Maiden no "The Number of the Beast"
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de outubro de 2025
Antes de se tornar um dos vocalistas mais conhecidos do rock nacional à frente do RPM, Paulo Ricardo viveu uma fase intensa como jornalista musical. Pouca gente sabe, mas o cantor chegou a cobrir alguns dos momentos mais marcantes da história do rock - e até entrevistou o Iron Maiden em plena ascensão mundial.
Em conversa com o canal da Trip, Paulo relembrou seus primeiros anos de carreira na revista SomTrês, uma das publicações mais influentes da música brasileira nos anos 1970 e 1980. "Eu trabalhei nessa revista que era um sonho. Quando cheguei lá, o rock era uma coisa assim, uma migalha pros mendigos. E quem escrevia? Lulu Santos, Júlio Barroso, Ezequiel Neves. Eu tinha 18 anos. Falei: 'Porra, não acredito! Eu tô aqui com meus ídolos'", contou o músico.

Paulo Ricardo e o jornalismo
Durante o período em que atuava como repórter, Paulo Ricardo se envolveu em diversos projetos da redação, incluindo as chamadas "revistas pôster", um formato voltado aos fãs que queriam biografias e imagens gigantes das bandas preferidas. "A ideia era atingir o garoto fã de rock, aquele que no quarto dele tinha que ter o pôster da banda favorita", explicou.

Foi nessa fase que ele teve uma das experiências mais marcantes de sua vida profissional: entrevistar o Iron Maiden em Londres, durante a estreia da turnê "The Number of the Beast", em 1983. "Fui um dos poucos jornalistas do mundo convidados pra assistir à estreia da turnê em Birmingham. Eu tava morando em Londres e fui como correspondente. Tem até uma foto minha tirando uma foto do Bruce Dickinson", relembrou, rindo.
O vocalista contou ainda que essa viagem mudou sua vida. Após cobrir o show, decidiu responder a um anúncio de banda em Londres, onde chegou a ensaiar com músicos locais. "Os caras falaram: 'A gente vai tocar, e você vai cantando.' Eu pensei: 'Meu irmão, eu sou brasileiro!' Mas fui lá e improvisei por quatro horas. No fim, me chamaram pra voltar na semana seguinte. Aí eu tive que decidir: ou eu ia, ou eu voltava pro Brasil", relatou.
A experiência internacional serviu de divisor de águas. Pouco tempo depois, de volta ao Brasil, Paulo Ricardo transformaria tudo o que viveu como jornalista - o contato com artistas, a vivência no rock britânico, o olhar crítico sobre a cultura pop - em combustível para formar o RPM, banda que redefiniu o som e a estética do rock nacional dos anos 1980.
Vale lembrar que, em entrevista anterior ao podcast Inteligência Ltda., o cantor também mencionou outros feitos de sua fase jornalística, como a cobertura da morte de Vinicius de Moraes e a participação em uma coletiva de imprensa do Queen, onde presenciou uma cena inusitada com Freddie Mercury.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer

Os feitos de Paulo Ricardo em sua época de jornalista musical
Paulo Ricardo reflete sobre drogas: "Como você conversaria com seus filhos sobre?"
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
A prática que RPM e Chacrinha faziam que fez dona do Circo Voador barrar a banda


