RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame

Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt

Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre

A banda da Califórnia que poderia decolar, mas ficou pra trás, segundo fundador da Metal Blade

A lembrança inusitada de Phil Collins sobre o filme "Paixões Perigosas"

Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows

Sid Wilson, do Slipknot, afirma que Joey Jordison foi o "melhor de todos os tempos"

Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil

Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos

Peter Hook celebra entrada de Joy Division e New Order no Rock and Roll Hall of Fame

Billy Idol expressa entusiasmo por entrada no Rock and Roll Hall of Fame

Ville Valo admite que adoraria se apresentar novamente com o HIM

Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot

Fã tem acesso prévio a "álbum perdido" do Slipknot, "Look Outside Your Window"


Bangers Open Air

Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?

Por
Postado em 03 de novembro de 2025

Quando o Iron Maiden iniciou a produção de "Powerslave", em 1984, a banda vivia o auge da criatividade e do sucesso. O disco trouxe clássicos como "Aces High" e "Rime of the Ancient Mariner", consolidando o grupo britânico como um dos pilares do heavy metal. Mas por trás da icônica capa - uma das mais reconhecíveis da história do gênero - existe uma curiosidade pouco conhecida: a ideia original de Steve Harris para a arte do álbum foi rejeitada.

A revelação está no livro "Powerslave – Um clássico do Iron Maiden", escrito por Stjepan Juras e lançado no Brasil pela editora Estética Torta. A publicação detalha o processo criativo do artista Derek Riggs, responsável por praticamente todas as capas clássicas do Maiden. Segundo o autor, o ambiente de criação do disco era tão empolgado que todos queriam dar palpites sobre a arte - inclusive Harris, baixista e líder da banda.

Iron Maiden - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A capa original de "Powerslave"

O músico teria sugerido uma capa em que os cinco integrantes do Iron Maiden aparecessem arrastando a cabeça de um faraó, como se fossem escravos ajudando a erguer o templo egípcio. A ideia, embora visualmente poderosa, não era viável do ponto de vista prático, e Riggs acabou recusando a proposta. "Steve tinha uma imagem na mente dos cinco membros da banda puxando a cabeça do faraó, e mostrou a Derek uma ilustração que tinha encontrado em algum lugar. Mas Derek já tinha sua própria visão em mente e começou a desenhar", descreve o livro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Riggs optou por seguir um caminho mais simbólico e grandioso, criando o cenário monumental que se tornaria um marco visual do metal: Eddie representado como um faraó divinizado, no topo de uma pirâmide imponente. O processo de criação foi artesanal - o artista começou com um simples papel A4 e, conforme ampliava o desenho, foi colando novas folhas até chegar a uma ilustração composta por 16 folhas A4 unidas. O resultado final foi aprovado pelo empresário Rod Smallwood sem hesitação, e a pintura original foi iniciada.

O livro também revela que, apesar do clima de euforia, Derek Riggs enfrentou dificuldades técnicas para finalizar a arte. Ele havia se isolado em uma casa litorânea para trabalhar em paz, mas a umidade do ar impedia o funcionamento do aerógrafo, obrigando-o a se mudar para um apartamento. Mesmo com os contratempos, o artista concluiu a obra que se tornaria uma das capas mais icônicas da história do rock.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS