O melhor disco ao vivo de todos os tempos, segundo colaborador da Metal Hammer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de outubro de 2025
Se existe um grupo que possui bastante álbuns ao vivo em sua discografia, esse é o Iron Maiden. Ao longo de sua brilhante e extensa carreira, a banda liderada pelo baixista inglês Steve Harris lançou mais de dez registros de seus shows.
Dada a quantidade e a qualidade dos "live" assinados pelo Maiden, montar um ranking desses trabalhos é tarefa complicada. Apesar das dificuldades envolvidas, Dom Lawson, colaborador da Metal Hammer, encarou a missão e montou uma lista de todos esses discos, do pior ao melhor.

O último lugar ficou com a dobradinha "A Real Live One"/"A Real Dead One", de 1993. O autor pontuou o motivo da posição desfavorável:
"Esta extravagância de 120 minutos e duas partes é extremamente divertida para os padrões da maioria das bandas. Infelizmente, fica no final desta lista devido a um som geral um pouco fraco e ao fato de que, sejamos sinceros, ninguém precisa de uma versão ao vivo de 'From Here to Eternity'."
Como era de se imaginar, "Live After Death" (1985) ficou com o primeiro lugar do ranking. Dom Lawson considera este não apenas o melhor do Maiden, mas o melhor álbum ao vivo de heavy metal de todos os tempos, pelos seguintes motivos:
"'Live After Death' é, simplesmente, o maior álbum ao vivo de heavy metal de todos os tempos [...]. Primeiro, o Maiden era uma máquina brutal e refinada quando 'Live After Death' foi gravado [...].. Segundo, as brincadeiras de Bruce Dickinson entre as músicas estão gravadas nas paredes do cérebro de cada fã do Maiden [...]. Terceiro? Precisamos mesmo de um terceiro? 'Live After Death' é o som da maior banda de heavy metal de todos os tempos, na pompa da juventude e determinada a fazer coisas ainda maiores e melhores".
Lançado em outubro de 1985, "Live After Death" foi gravado durante a turnê de divulgação de "Powerslave" (1984). O álbum apresenta grandes sucessos da banda, como "Aces High", "The Number of the Beast", "Run to the Hills" e "The Trooper".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Festival organizado pelo Parkway Drive é cancelado três meses antes
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Iron Maiden: curiosidades sobre o álbum Live After Death
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa


