Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Por João Renato Alves
Postado em 22 de novembro de 2025
Bruce Dickinson e Steve Harris nunca negaram as dificuldades de convívio durante a primeira passagem do vocalista pelo Iron Maiden. Além de o baixista e líder do grupo ser reconhecidamente uma pessoa exigente e difícil de lidar, o cantor não fazia questão de preservar a harmonia, o que só aumentou nos últimos anos antes de sua saída, concretizada em 1993.
Assim, o instrumentista tinha sérias dúvidas se deveria seguir a sugestão de reagrupar o desafeto – mesmo sabendo que, empresarialmente, era a solução óbvia para o momento de baixa da banda com Blaze Bayley no microfone principal. O próprio admitiu a indecisão ao Music Radar.

"Quando Bruce voltou, foi maravilhoso até certo ponto. Mas eu não tinha 100% de certeza dos motivos para aceitar. Então, pensei: 'Bem, vamos ver.' E foi ótimo. Fizemos uma turnê incrível e, a partir daí, tudo correu bem. Tem sido ótimo desde então. Mas, para ser sincero, na época eu não tinha certeza."
Steve conta que superou suas dúvidas e quaisquer tensões com Dickinson aprendendo a deixar o passado para trás. "Você tem que deixar as coisas de lado. Acho que quanto mais velho se fica, mais fácil é lidar com elas, no sentido de que a gente simplesmente engole o choro e segue em frente. Não deixamos as coisas se arrastarem como poderia ter acontecido alguns anos antes."
Harris reconhece que qualquer tipo de relação acaba sendo complicada. "Conviver com pessoas é difícil de qualquer forma. Com todo mundo. É preciso descobrir o que funciona para todos. Em uma banda, você tem que aprender quando deixar os colegas em paz. Bruce é incomum, digamos assim. O que provavelmente é o que o torna tão bom. Ele tem uma qualidade incomum na voz. Mas é difícil falar sobre outras pessoas e analisar o que elas são ou o que não são."
Desde a volta de Bruce Dickinson, o Iron Maiden experimentou uma nova onda de popularidade. A despeito das críticas de fãs dos álbuns iniciais, o sexteto recolocou o grupo entre os principais nomes do rock e do metal, enfileirando turnês mundiais de grande sucesso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão

Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a Loudwire


