A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de novembro de 2025
Entre as muitas camadas de simbolismo nas artes do Iron Maiden, uma das mais comentadas é a capa do single "2 Minutes to Midnight", de 1984. À primeira vista, a imagem criada por Derek Riggs mostra Eddie - o mascote da banda - em um cenário bélico, com uma série de bandeiras dispostas a meio mastro ao fundo. Mas, como apontam fãs e estudiosos, aquelas bandeiras não foram escolhidas ao acaso.
Iron Maiden - Mais Novidades
De acordo com uma discussão no Reddit, as bandeiras representam nações envolvidas em conflitos armados reais da época, todos ligados, direta ou indiretamente, à Guerra Fria. Entre os exemplos citados estão os Estados Unidos e a União Soviética, protagonistas da corrida nuclear e das tensões geopolíticas dos anos 1980; o Reino Unido e a Argentina, que haviam acabado de travar a Guerra das Malvinas (1982); o Irã e o Iraque, em guerra desde 1980; além do Afeganistão, palco de uma sangrenta invasão soviética.
A capa de "Two Minutes to Midnight"
As bandeiras aparecem a meio mastro, em um gesto simbólico de luto - uma metáfora visual para o estado de constante tensão e destruição em que o mundo vivia. Segundo a teoria amplamente aceita entre fãs, Riggs teria se inspirado na fachada da ONU, onde bandeiras de diferentes nações são dispostas lado a lado, sugerindo que a paz mundial estava por um fio.
Essa leitura encontra respaldo no livro "Powerslave – Um clássico do Iron Maiden", do pesquisador Stjepan Juras, que detalha a simbologia por trás do single. O autor destaca que o artista britânico Derek Riggs mencionou ter "esquecido da bandeira verde no meio e a colocado sem motivo", mas o próprio Juras duvida da justificativa: "Tenho certeza de que cada uma tinha um motivo para estar lá e que Riggs foi instruído a incluí-las especificamente."
Lançado no mesmo ano em que o Relógio do Juízo Final foi ajustado para três minutos para a meia-noite, o single ecoava o sentimento de medo global diante da ameaça nuclear. A canção, escrita por Bruce Dickinson e Adrian Smith, faz referência direta ao Doomsday Clock, símbolo criado em 1947 pelo Bulletin of the Atomic Scientists para representar o quão próxima a humanidade está de uma catástrofe global.
O livro de Juras lembra que, em 1953, o relógio marcou "dois minutos para a meia-noite" - o ponto mais próximo da destruição, após os testes de bombas de hidrogênio pelos EUA e pela URSS. Em 1984, quando o Iron Maiden lançou a música, o relógio foi novamente ajustado para três minutos, refletindo o clima de desconfiança entre as superpotências.
Dickinson explicou anos depois que a letra não se referia apenas à Guerra Fria, mas a uma crítica mais ampla ao "romance da guerra". Ainda assim, o contexto histórico e os elementos visuais da capa tornam impossível ignorar o paralelo com a tensão geopolítica da época.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
A música romântica do AC/DC que Angus Young se arrepende de ter gravado
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
O clássico absoluto do Iron Maiden que Smith e Dickinson escreveram em 20 minutos
"2 minutes to midnight" do Iron Maiden e o risco de uma catástrofe planetária
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Por que Bruce Dickinson fez boa parte do primeiro show com Iron Maiden de olhos fechados
Bruce Dickinson vence o The Speaker Awards na categoria "Orador ao vivo"
Bruce Dickinson explica o significado de "Tears of the Dragon", maior hit de sua carreira solo
As músicas que Bruce Dickinson mais gosta de cantar no Iron Maiden


