Iron Maiden está "perfeitamente feliz" com Simon Dawson, diz Bruce Dickinson
Por João Renato Alves
Postado em 04 de outubro de 2025
Simon Dawson estreou como baterista do Iron Maiden no último mês de maio, com o início da turnê "Run for Your Lives". Ele substitui Nicko McBrain, que deixou a banda no final do ano passado, devido a problemas de saúde. Ao Talk is Jericho, Bruce Dickinson se declarou muito feliz com o novo colega.
"Obviamente, é diferente, porque Simon não é Nick. Ele não é uma cópia. Sua ênfase na forma como toca, no som da bateria, é diferente. É um tipo diferente de baterista. Mas ele faz tudo o que um baterista deve fazer, que é manter o ritmo. E é isso."

A seguir, o cantor tentou explicar as diferenças entre os dois instrumentistas. "Nick era como um show de fogos de artifício humano todas as noites em termos de bateria, personalidade e tudo mais. Simon é discreto. Não é exatamente o oposto, mas é diferente, mais reflexivo. É muito analítico. Ele aquece por duas horas, fica juntando as coisas, refinando, ajustando e coisas assim. Mas as músicas são as mesmas. Ele está feliz e todos na banda estão perfeitamente felizes. Mas eles não são os mesmos. Você não pode substituir o Nick por um clone."
Chris Jericho observou que "Simon tem uma pegada meio Clive Burr" no seu jeito de tocar, uma referência ao falecido baterista do Iron Maiden que antecedeu Nicko, gravando os três primeiros álbuns de estúdio. Bruce concordou.
"A sensibilidade natural dele é essa, essa inclinação. Fiquei chocado com a minha reação na primeira vez que tocamos, tipo: 'Meu Deus. Estou tendo um flashback aqui', olhando por cima do ombro e dizendo: 'Uau'. Porque a sensibilidade natural dele é ficar meio que em torno da batida, quase como um swing, tipo Ian Paice. E é só uma sutileza. Mas o Clive era ótimo. Eu adorava tocar com o Clive."
Simon Dawson também toca no British Lion, projeto paralelo de Steve Harris, baixista e líder da Donzela de Ferro. Anteriormente, também fez parte do The Outfield, conhecido mundialmente pelo hit "Your Love". Neste período, chegou a gravar um álbum ao vivo no Brasil. Conheça a história no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Novo baterista do Iron Maiden, Simon Dawson já gravou álbum ao vivo no Brasil
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
Steve Harris queria ser baterista, mas optou pelo baixo; "Eu não sabia tocar bateria"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"
A música que para Steve Harris seria "a canção ideal do Iron Maiden"


