5 discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2025
A máquina do tempo headbanger chegou até 1981 e fez uma parada na Inglaterra. Nesse ano, grandes bandas inglesas lançaram trabalhos que ficaram marcados na história da música pesada.
Dos criadores do estilo a um dos nomes seminais da música extrema, a safra de 1981 mostrou por que a Inglaterra é uma das nações com maior tradição no heavy metal. Ao mesmo tempo em que os titãs do gênero provaram sua força, uma nova geração de músicos definia as bases para o futuro.
Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Aperte o play e confira cinco discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
Melhores e Maiores - Mais Listas

"Killers" - Iron Maiden
A chegada do guitarrista Adrian Smith foi fundamental para o Iron Maiden desenvolver sua sonoridade característica. O grupo aprimorou o ataque de guitarras duplas e entregou composições mais complexas e melódicas. "Killers" é um trabalho que se destaca pela energia de músicas como "Wrathchild" e a faixa-título.


"Denim and Leather" - Saxon
"Denim and Leather" está entre as grandes obras do Saxon, nome muito importante da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O disco é um prato cheio para quem gosta de heavy metal puro. A faixa-título, "Princess of the Night" e "And the Bands Played On" são os destaques desse álbum.
"Welcome to Hell" - Venom
Estreia do Venom, "Welcome to Hell" é um trabalho cru, caótico e selvagem, que flerta com a tosqueira. Com uma sonoridade agressiva e letras sobre temas ligados ao ocultismo, o disco foi uma influência direta para as bandas de thrash e metal extremo que surgiriam nos anos seguintes.


"Diary of a Madman" - Ozzy Osbourne
"Diary of a Madman" solidificou o status do Príncipe das Trevas como artista solo. Contando com o talento incomparável do guitarrista Randy Rhoads - que infelizmente faleceria em março de 1982 -, Ozzy criou em seu segundo álbum uma obra-prima sombria e grandiosa, que se tornou um marco de sua discografia.


"Mob Rules" - Black Sabbath
Sucessor do excelente "Heaven and Hell" (1980), "Mob Rules" prova a força e o poder do Black Sabbath. O segundo disco da banda gravado pelo vocalista Ronnie James Dio mescla os riffs pesados do mestre Tony Iommi com a mágica proporcionada pela potente voz de Dio, criando um clima épico. "The Sign of the Southern Cross" e "Falling off the Edge of the World" mostram que essa mistura deu muito certo.


Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.

Discos e músicas que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps