RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt

Guitarrista da banda que deu origem ao RPM conta como era relação com Paulo Ricardo

O baixista que quase ocupou o lugar de John Paul Jones no Led Zeppelin

31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026

O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"

O dia em que gravadora cometeu o maior erro da história da música envolvendo os Beatles

O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols

A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister

Pitty: a reflexão sobre o tempo em "Semana que vem"

A curiosa semelhança entre dois membros do Metallica e Secos & Molhados

"Música emocional": por que essa definição resume o Anathema, segundo VincentCavanagh

Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.

O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco

O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele

A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"


Bangers Open Air

As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll

Por
Postado em 14 de novembro de 2025

Quando pedem para Bruce Dickinson "resumir" o rock and roll em poucas faixas, ele não apela para o repertório do Iron Maiden nem para escolhas óbvias de arena. Em uma entrevista em 2018 ao Comebackstage, o vocalista preferiu olhar para o fim dos anos 60 e apontar dois momentos em que o gênero, segundo ele, consegue ser ao mesmo tempo emocional, físico e direto ao ponto.

A primeira escolha foi "Little Wing", de Jimi Hendrix, lançada originalmente no álbum "Axis: Bold as Love" (1967). Bruce descreveu a música como aquela que "faz você querer chorar", uma balada curta, mas carregada de textura, melodia e um tipo de delicadeza que não enfraquece o rock, apenas mostra outra face do estilo.

Bruce Dickinson - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Fernando Yokota
Foto: Fernando Yokota

Como aponta o Rock And Roll Garage, não se trata de mera coincidência: Hendrix está entre os artistas que Dickinson mais reverencia, e o vocalista já havia destacado o disco de estreia "Are You Experienced" (1967) em sua lista de álbuns essenciais no período em que comandou o programa "Masters Of Rock" na BBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para equilibrar o quadro, Bruce parte para o extremo oposto com "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin, música de abertura de "Led Zeppelin II" (1969). Se "Little Wing" representa o impacto emocional, aqui entra o lado instintivo: riff repetido até a exaustão, dinâmica agressiva, clima de volume no talo. Dickinson justificou a escolha dizendo que é o tipo de faixa que "faz você querer pular para cima e para baixo e transar", definição objetiva do efeito físico que o rock deveria causar em quem escuta.

A relação do vocalista com o Zeppelin vai além desse exemplo isolado. Em outras entrevistas, ele já citou "Led Zeppelin II" e "Led Zeppelin IV" (1971) entre seus discos favoritos da banda e destacou "Ramble On" como uma de suas preferidas, elogiando justamente o lado folk britânico do grupo, mais do que as releituras de blues americano, o que ajuda a entender porque "Whole Lotta Love" entra na dupla escolhida: é o Zeppelin cru, pesado e imediato, vindo do mesmo universo que formou boa parte de sua geração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fechando o quadro, as duas escolhas dizem muito mais sobre a visão de Bruce Dickinson do que sobre um "ranking definitivo" do rock. De um lado, Hendrix condensa em "Little Wing" a capacidade do gênero de ser sensível, melódico e introspectivo sem perder identidade; do outro, o Zeppelin de "Whole Lotta Love" traduz a descarga de energia, sexualidade e volume alto que também definem o estilo.

Entre uma faixa de pouco mais de dois minutos e um hino construído sobre um único riff, Dickinson aponta um eixo simples: se alguém quer entender o que é rock and roll, começar por essas duas músicas já deixa claro o terreno em que está pisando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS