Lobão compara heavy metal ao sertanejo e deixa claro o que pensa sobre o Iron Maiden
Por Bruce William
Postado em 07 de outubro de 2025
Durante participação no programa Benja Me Mucho, comandado pelo jornalista Benjamin Back, Lobão fez críticas contundentes ao heavy metal e comparou o gênero ao sertanejo. A entrevista completa vai ao ar nesta terça-feira (7), às 19h, no canal oficial do apresentador no YouTube, e um trecho foi antecipado nas redes sociais. Nele, o cantor e compositor afirma que o metal perdeu suas raízes negras e transformou-se em um som "branco, nórdico e sem swing".
Lobão - Mais Novidades
"Heavy metal é como sertanejo pra mim", disparou Lobão logo no início do trecho divulgado. Em seguida, ele aprofundou o raciocínio e afirmou que o gênero representa uma "degenerescência" daquilo que havia de mais autêntico no rock das décadas anteriores. "O metal é uma degenerescência porque quando o metal, ele vem, ele perde toda a essência negra, ele vira uma coisa nórdica. E isso já veio, o primeiro eflúvio disso foi o 'Immigrant Song' do Led Zeppelin, que fez uma música para o pessoal lá da Suécia, da Noruega, não sei. O que eu acho ótimo."
Prossegue Lobão: "Agora, mas todo o caldo do hard rock tem blues. Você tem o blues, o blues negro, você tem no Black Sabbath, você tem no Deep Purple, você tem no Led Zeppelin, você tem no Free, no Cactus, no Mountain, no Ten Years After, você tem essa negritude. E o metal se torna um som branco, nórdico, absolutamente desprovido de suíngue, de negritude, e uma fixação olímpica em ser rápido. Rápido e paudurescente. Esse som tem um pau enorme e só assim, ahhhh."
Em tom provocativo, Benjamin Back perguntou se Lobão gostava de Iron Maiden. O músico respondeu imediatamente: "Mas nem pensar! Imagina!", levando o apresentador a se levantar e sair de cena em tom de brincadeira. Sem se abalar, Lobão completou: "O B.B. King falou uma vez pro Yngwie Malmsteen: 'quando você achar a nota certa, você vai parar de ficar procurando'."
O comentário arrancou risadas da plateia e dos participantes da gravação, mas também deixou clara a visão crítica de Lobão sobre a técnica e a velocidade excessiva que, segundo ele, tomaram conta do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
A curiosa história da quase parceria entre Lobão e Raul Seixas nos anos 1970
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath


