Lobão compara heavy metal ao sertanejo e deixa claro o que pensa sobre o Iron Maiden
Por Bruce William
Postado em 07 de outubro de 2025
Durante participação no programa Benja Me Mucho, comandado pelo jornalista Benjamin Back, Lobão fez críticas contundentes ao heavy metal e comparou o gênero ao sertanejo. A entrevista completa vai ao ar nesta terça-feira (7), às 19h, no canal oficial do apresentador no YouTube, e um trecho foi antecipado nas redes sociais. Nele, o cantor e compositor afirma que o metal perdeu suas raízes negras e transformou-se em um som "branco, nórdico e sem swing".
Lobão - Mais Novidades
"Heavy metal é como sertanejo pra mim", disparou Lobão logo no início do trecho divulgado. Em seguida, ele aprofundou o raciocínio e afirmou que o gênero representa uma "degenerescência" daquilo que havia de mais autêntico no rock das décadas anteriores. "O metal é uma degenerescência porque quando o metal, ele vem, ele perde toda a essência negra, ele vira uma coisa nórdica. E isso já veio, o primeiro eflúvio disso foi o 'Immigrant Song' do Led Zeppelin, que fez uma música para o pessoal lá da Suécia, da Noruega, não sei. O que eu acho ótimo."
Prossegue Lobão: "Agora, mas todo o caldo do hard rock tem blues. Você tem o blues, o blues negro, você tem no Black Sabbath, você tem no Deep Purple, você tem no Led Zeppelin, você tem no Free, no Cactus, no Mountain, no Ten Years After, você tem essa negritude. E o metal se torna um som branco, nórdico, absolutamente desprovido de suíngue, de negritude, e uma fixação olímpica em ser rápido. Rápido e paudurescente. Esse som tem um pau enorme e só assim, ahhhh."
Em tom provocativo, Benjamin Back perguntou se Lobão gostava de Iron Maiden. O músico respondeu imediatamente: "Mas nem pensar! Imagina!", levando o apresentador a se levantar e sair de cena em tom de brincadeira. Sem se abalar, Lobão completou: "O B.B. King falou uma vez pro Yngwie Malmsteen: 'quando você achar a nota certa, você vai parar de ficar procurando'."
O comentário arrancou risadas da plateia e dos participantes da gravação, mas também deixou clara a visão crítica de Lobão sobre a técnica e a velocidade excessiva que, segundo ele, tomaram conta do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do Smashing Pumpkins em que Billy Corgan expõe mágoa dos pais
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos

10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
A visão de Roger do Ultraje sobre comportamento "bipolar" de Lobão
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars


