5 discos lançados em 1988 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de setembro de 2025
A nossa máquina do tempo headbanger aterrissou em 1988, um ano que presenteou os fãs de música pesada com diversos lançamentos marcantes. E teve muita coisa boa, nas mais variadas vertentes do metal.
Do thrash metal do Metallica ao refinamento musical do Queensryche, passando pela "brutalidade cadenciada" do Slayer, esse período deixou sua marca. Não podemos esquecer do trabalho que encerrou uma era de ouro na carreira de uma das bandas mais importantes de todos os tempos.
Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Aperte o play e confira cinco discos lançados em 1988 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida.
Melhores e Maiores - Mais Listas

"Keepers of the Seven Keys - Part II" - Helloween"
O Helloween solidificou seu trono no power metal com a segunda parte de sua obra-prima. Se o primeiro capítulo da saga já era grandioso, este elevou a aposta por meio de arranjos épicos e melodias vibrantes. "Eagle Fly Free", "I Want Out" e a faixa-título são a prova de que a banda alemã vivia o auge de sua criatividade no final da década de 1980.


"Seventh Son of a Seventh Son" - Iron Maiden
Em "Seventh Son of a Seventh Son", um trabalho conceitual, o Iron Maiden explorou uma sonoridade mais rebuscada e progressiva. "The Evil That Men Do" e a épica faixa-título, que se estende por quase 10 minutos, demonstram a evolução técnica do grupo. Além de ser um marco na carreira da banda, o disco também encerra a primeira passagem do guitarrista Adrian Smith pelo grupo.


"...And Justice for All" - Metallica
"...And Justice for All" é uma jornada brutal, intrincada e repleta de faixas longas. Primeiro álbum de estúdio do Metallica gravado pelo baixista Jason Newsted - substituto do saudoso Cliff Burton -, o álbum traz temas interessantes, como a caótica "Blackened" e a apoteótica "One". Esta última, que rendeu o primeiro clipe do quarteto, une violência sonora a uma narrativa sombria.


"Operation: Mindcrime" - Queensryche
Um dos maiores álbuns conceituais da história do heavy metal, "Operation: Mindcrime" é a primeira obra-prima do Queensryche. O disco é uma união perfeita entre técnica, melodia e um apelo comercial que transcendeu o estilo. "I Don't Believe In Love" e a dramática "Eyes of a Stranger" são exemplos da genialidade da banda.
"South of Heaven" - Slayer
Depois do ataque sonoro de "Reign in Blood" (1986), o Slayer surpreendeu ao "tirar o pé" do acelerador. Com andamentos mais cadenciados e riffs mais arrastados, "South of Heaven" mostrou que o icônico quarteto ia além da velocidade insana do thrash metal e poderia muito bem criar atmosferas sombrias e sufocantes. A faixa-título e a sinistra "Mandatory Suicide" são o retrato de uma banda madura, que não tinha medo de se reinventar.

Agora que você sabe um pouco mais sobre esses discos, que tal curtir um som? A playlist abaixo traz cinco faixas de cada álbum da lista. Aumente o volume e aproveite.

Discos e músicas que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps