O que o Iron Maiden tocava nos ensaios dos anos 1970, segundo ex-baterista
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de outubro de 2025
Antes de Bruce Dickinson, de "The Number of the Beast" e da fama mundial, o Iron Maiden ainda buscava sua identidade - e sua formação definitiva. Quem revela detalhes desse período embrionário da banda é o baterista Barry Graham Purkis, mais conhecido como Thunderstick, que chegou a integrar o grupo no final dos anos 1970, antes de seguir carreira com o Samson.
Em relato reproduzido no livro Killers – Um clássico do Iron Maiden (Estética Torta), Thunderstick descreve o repertório que o Maiden tocava nos ensaios por volta de 1977, quando o projeto ainda estava em construção.


"Era exatamente o material dos dois primeiros álbuns. Tocávamos 'Sanctuary', 'Charlotte the Harlot', 'Transylvania', 'Prowler', dentre outras músicas. A banda ainda tentava se encontrar, no sentido de que Steve [Harris] ainda não tinha encontrado a formação definitiva que queria. Para dizer a verdade, o Iron Maiden teve até um tecladista enquanto eu estive na banda - era realmente um projeto em andamento."

Mesmo no início, já era possível perceber o perfeccionismo do baixista e fundador Steve Harris, cuja obsessão por ensaios detalhados moldaria o som característico do Maiden nos anos seguintes.
"O que se destacava em Steve foi que ele obviamente estava acostumado em ensaiar com bandas e deixá-las prontas para fazer shows, mas nunca havia trabalhado apenas a bateria junto com o baixo, e Steve fazia assim. Ele vinha até minha casa, onde ficava a bateria, e ensaiávamos as partes de bateria e baixo juntas para que ficassem realmente ajustadas e precisas."

Segundo Thunderstick, essa metodologia foi pioneira dentro do grupo e acabou se tornando marca registrada do Maiden, mantida até hoje na parceria entre Harris e o baterista Nicko McBrain. "Foi a primeira vez que experimentei essa linha de trabalho, e o que se assemelha bastante à maneira com que Nicko e ele trabalham hoje em dia." Thunderstick deixaria o Iron Maiden pouco depois.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps