Rock em Análise: alguns grandes covers e seus originais 1

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti, Fonte: Rock em Análise
Enviar correções  |  Ver Acessos

No mundo da música, covers podem ser encontrados em álbuns dos mais diversos artistas. Infelizmente, o ouvinte mais "leigo" pode cair facilmente na armadilha de apreciar a genialidade de determinada música sem perceber que a mesma se trata de... um cover!

Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da bandaHall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll

Citarei aqui alguns covers que chamaram atenção - tanto do público quanto da crítica - pela sua boa execução, criatividade ou refinamento em sua produção. O que está valendo aqui são aquelas versões que trouxeram algo de realmente "novo" e autoral, de modo que se torna difícil - ou impossível - considerar tais músicas como sendo exclusivas dos artistas originais.

Vamos lá!

Train Kept A-Rollin' (Aerosmith, 1974). Versão original: Tiny Bradshaw, 1951.

Essa música de Tiny Bradshaw foi "coverizada" por vários artistas, sendo que a versão do Yardbirds é a mais conhecida. Mas, a versão do Aerosmith se destaca ainda mais por trazer a essência de cada integrante em seus mínimos detalhes sonoros. Não é à toa que esta versão é tratada como um 'hit' do Aerosmith, e continua firme e forte nos shows da banda.

Hallelujah (Jeff Buckley, 1994). Versão original: Leonard Cohen, 1984.

Quem nunca escutou "Hallelujah", eternizada pelo falecido Jeff Buckley, em milhares de filmes e seriados ao longo dos últimos 18 anos? Este é um dos raros casos em que o cover "suga" a alma da composição de tal forma que consegue superar a versão original, em todos os sentidos! Ouça, compare com a versão original, e comprove!

Summertime Blues (Blue Cheer, 1968). Versão original: Eddie Cochran, 1958.

"Summertime Blues" já era um 'rockabilly' de sucesso em sua versão original, mas o Blue Cheer conseguiu transformar a canção em seu único grande 'hit', graças à sua incendiária versão, lançada no seu álbum de estréia "Vincebus Eruptum". Mais hard rock, impossível!

I Am The Walrus (Oasis, 1994). Versão original: The Beatles, 1967.

Lançando como um mero lado-b, o cover que o Oasis fez para "I Am The Walrus" tinha tudo para ser um verdadeiro fiasco. Porém, ao contrário do que se esperava, sua versão mais "pesada", crua e acelerada - e absurdamente direta - se transformou em um dos hinos de shows da banda.

Wicked Game (HIM, 1998). Versão original: Chris Isaak, 1989.

Sejamos sinceros: quantos roqueiros conseguem suportar o marasmo de "Wicked Game", grande sucesso pop do cantor Chris Isaak? Quase nenhum, eu diria. Mas, para o espanto de todos, a banda finlandesa HIM conseguiu transformar a enjoativa balada em questão em um arrepiante mix de hard rock e pós-grunge. Não poderia ser mais brilhante...

All Along the Watchtower (The Jimi Hendrix Experience, 1968). Versão original: Bob Dylan, 1967.

Nenhuma matéria sobre grandes covers poderia deixar de fora a criativa releitura que o próprio compositor fez questão de "pegar emprestada" pra tocar em seus shows, não é? Preciso dizer mais alguma coisa?

Agora, como diria o Guns N' Roses no encarte do seu álbum de covers "The Spaghetti Incident": faça um favor a você mesmo e procure as versões originais!


Grandes Covers e Seus Originais

Rock em Análise: alguns grandes covers e seus originais 2

Rock em Análise: alguns grandes covers e seus originais 3

Todas as matérias sobre "Grandes Covers e Seus Originais"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Grandes Covers e Seus Originais"


Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da bandaTop 5 Pantera
About.com elege os cinco melhores álbuns da banda

Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and RollHall Of Fame
500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll

Metal Sucks: Top 25 vocalistas do metal modernoMetal Sucks
Top 25 vocalistas do metal moderno

Iron Maiden: pequena falha em outdoor na Russia em 2011Iron Maiden
"pequena falha" em outdoor na Russia em 2011

Cristina Scabbia: Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!Cristina Scabbia
"Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"

Metallica: Lars diz qual a música que define a banda ao vivoMetallica
Lars diz qual a música que define a banda ao vivo

Dio: detonando Blackmore ao falar do Rainbow em antigas entrevistasDio
Detonando Blackmore ao falar do Rainbow em antigas entrevistas


Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336