O curioso nome que produtor sugeriu ao Scorpions; "acho que foi a decisão certa"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de fevereiro de 2025
O Scorpions é um verdadeiro gigante do Rock. Com nada menos que sessenta anos de história, o grupo alemão influenciou diversos nomes da música pesada e fez shows apoteóticos em muitos lugares do Planeta Terra.
Sem dúvidas, Scorpions é um nome forte e facilmente reconhecível. No entanto, a banda poderia ser conhecida por outro termo, como aponta matéria publicada na revista Classic Rock em 2007.
Scorpions - Mais Novidades
Quando o Scorpions se preparava para gravar seu primeiro disco ("Lonesome Crow", de 1972), surgiram dúvidas com relação ao nome do conjunto. O vocalista Klaus Meine relembra que Conny Plank, produtor do álbum, deu uma sugestão inusitada.
"Sabíamos que, se quiséssemos mudar alguma coisa, seria melhor fazer naquele momento. Achávamos que Scorpions era bom, mas havia nomes como Led Zeppelin e Jefferson Starship, e achávamos que nosso nome soava simples demais. Então, Conny disse: ‘Vamos encontrar algo mais agressivo - que tal Stalingrad?’."
A ideia de Conny vem de Stalingrado, cidade russa que foi palco de uma sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial. Fundado sob o nome Tsarítsin no Século XVI, o local passou a se chamar Volgogrado em 1961.
Segundo o relato de Klaus, Conny não queria alterar apenas o nome. Ele também queria dar pitacos sobre as vestimentas da banda.
"Ele queria que nos vestíssemos com uniformes do exército e entrássemos no palco! Acho que ele queria nos transformar em um Rammstein dos primórdios, com um show teatral."
No fim das contas, a ideia de Conny foi descartada. E Klaus acha que a decisão foi um acerto.
"Mantivemos nosso nome original. E, olhando para trás, acho que foi a decisão certa."
Cinco décadas depois, o Scorpions continua firme e forte em seu caminho. Talvez, se a ideia de Conny fosse aceita, as coisas poderiam ser diferentes para Klaus e sua turma.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Brasileiro se torna baixista temporário do Crashdiet
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre


Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


