A curiosa origem de "Smells Like Teen Spirit", título de clássico absoluto do Nirvana
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de abril de 2025
Fundado no final dos anos 1980, o Nirvana virou o mundo do rock and roll de cabeça para baixo. Liderado pelo guitarrista e vocalista Kurt Cobain, o grupo foi o principal nome do grunge, estilo que mescla elementos do punk rock, do rock alternativo e de outros gêneros similares.
Nirvana - Mais Novidades
O maior hit do Nirvana é "Smells Like Teen Spirit", faixa que abre "Nevermind" (1991), segundo disco de estúdio do trio. Com um riff inicial furioso e um refrão inesquecível, essa música se tornou uma bandeira dos anos 90.
"Smells Like Teen Spirit" significa algo como "Cheira a Espírito Adolescente". E a história desse título inesquecível tem a ver com uma noite agitada vivida por Kurt Cobain e sua amiga Kathleen Hanna (vocalista/baixista da banda Bikini Kill).
Em agosto de 1990, Kurt e Kathleen deram um rolê. De acordo com matéria publicada no site da Kerrang, a dupla encheu a cara e pichou um "Centro de Gravidez na Adolescência". Para Hanna, o local era, na verdade, "uma fachada para uma operação de direita dizendo às adolescentes que elas iriam para o inferno se fizessem abortos". Ela pichou "Clínica de aborto falsa", enquanto o frontman do Nirvana foi mais agressivo e escreveu "Deus é gay" no muro do estabelecimento.
Pois bem, depois de vandalizarem o Centro de Gravidez, os dois jovens foram até o apartamento de Cobain para dar continuidade à curtição. Kathleen fez alguns grafites nas paredes da residência e escreveu "Kurt Smells Like Teen Spirit".
Mas por que Kathleen escreveu "Kurt Smells Like Teen Spirit"? A razão é simples: Cobain se relacionou com Tobi Vail, baterista do Bikini Kill, que usava um desodorante da marca "Teen Spirit". Como Kathleen achava que Kurt estava marcado com o cheiro de sua parceira de banda, pichou a curiosa frase na parede (via Songfacts).
O tempo passou e Kurt entrou em contato com Kathleen. Ele queria a autorização dela para usar o que estava escrito na parede de sua casa.
"Kurt me ligou seis meses depois e disse: ‘Ei, você se lembra daquela noite? Tem uma coisa que você escreveu na minha parede... na verdade, é muito legal e eu quero usá-la’."
No fim das contas, a bebedeira e a noite de pichação resultaram no título de uma música que faz sucesso até os dias atuais. Lançada há mais de três décadas, "Smells Like Teen Spirit" ultrapassa 4 bilhões de reproduções, considerando seus números no Spotify e no Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum


Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
Nirvana: a frase que mudou a história da música
Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"


