A curiosa origem de "Smells Like Teen Spirit", título de clássico absoluto do Nirvana
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de abril de 2025
Fundado no final dos anos 1980, o Nirvana virou o mundo do rock and roll de cabeça para baixo. Liderado pelo guitarrista e vocalista Kurt Cobain, o grupo foi o principal nome do grunge, estilo que mescla elementos do punk rock, do rock alternativo e de outros gêneros similares.
Nirvana - Mais Novidades
O maior hit do Nirvana é "Smells Like Teen Spirit", faixa que abre "Nevermind" (1991), segundo disco de estúdio do trio. Com um riff inicial furioso e um refrão inesquecível, essa música se tornou uma bandeira dos anos 90.

"Smells Like Teen Spirit" significa algo como "Cheira a Espírito Adolescente". E a história desse título inesquecível tem a ver com uma noite agitada vivida por Kurt Cobain e sua amiga Kathleen Hanna (vocalista/baixista da banda Bikini Kill).
Em agosto de 1990, Kurt e Kathleen deram um rolê. De acordo com matéria publicada no site da Kerrang, a dupla encheu a cara e pichou um "Centro de Gravidez na Adolescência". Para Hanna, o local era, na verdade, "uma fachada para uma operação de direita dizendo às adolescentes que elas iriam para o inferno se fizessem abortos". Ela pichou "Clínica de aborto falsa", enquanto o frontman do Nirvana foi mais agressivo e escreveu "Deus é gay" no muro do estabelecimento.

Pois bem, depois de vandalizarem o Centro de Gravidez, os dois jovens foram até o apartamento de Cobain para dar continuidade à curtição. Kathleen fez alguns grafites nas paredes da residência e escreveu "Kurt Smells Like Teen Spirit".
Mas por que Kathleen escreveu "Kurt Smells Like Teen Spirit"? A razão é simples: Cobain se relacionou com Tobi Vail, baterista do Bikini Kill, que usava um desodorante da marca "Teen Spirit". Como Kathleen achava que Kurt estava marcado com o cheiro de sua parceira de banda, pichou a curiosa frase na parede (via Songfacts).
O tempo passou e Kurt entrou em contato com Kathleen. Ele queria a autorização dela para usar o que estava escrito na parede de sua casa.

"Kurt me ligou seis meses depois e disse: ‘Ei, você se lembra daquela noite? Tem uma coisa que você escreveu na minha parede... na verdade, é muito legal e eu quero usá-la’."
No fim das contas, a bebedeira e a noite de pichação resultaram no título de uma música que faz sucesso até os dias atuais. Lançada há mais de três décadas, "Smells Like Teen Spirit" ultrapassa 4 bilhões de reproduções, considerando seus números no Spotify e no Youtube.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps