O músico que Jimmy Page tremeu na base ao saber que teria que substituir: "Fiquei em choque"
Por Bruce William
Postado em 29 de junho de 2025
Antes de se tornar o cérebro por trás do Led Zeppelin, Jimmy Page já era um nome bem conhecido na cena musical britânica. Como guitarrista de estúdio, ele participava de sessões quase diariamente, acumulando experiência e confiança. Ainda assim, houve um momento em que ele sentiu o peso da responsabilidade, e tudo por causa de um baixista.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Essa história começa quando Page entrou no The Yardbirds, banda que já havia passado por nomes como Eric Clapton e Jeff Beck. Com tanto talento envolvido, seria natural pensar que o desafio maior fosse dividir espaço com guitarristas do calibre deles. Mas não. Segundo o próprio Page, o que realmente o deixou nervoso foi substituir o então baixista Paul Samwell-Smith.
"Assumir o baixo no lugar do Paul não foi nada fácil", contou Page em entrevista de 2021 para a Classic Rock. "Eu admirava muito o jeito dele tocar. Não conhecia ninguém que soasse como ele. Aqueles riffs rápidos, pulsantes... Você ouvia e pensava: 'Que diabos foi isso?'". Na época, ele assumiu o baixo porque ainda não era o guitarrista principal da banda. O próprio Jeff Beck ainda estava lá, e a formação se reorganizava constantemente.
Paul Samwell-Smith não era um baixista comum. Ele tocava com agressividade, criatividade e, sobretudo, personalidade. O som de discos como "Five Live Yardbirds" já deixava isso claro. "Era energia pura", lembrou Page. "Eu tentava copiar o que ele fazia, e era difícil."
Naquela fase, a ideia de tocar acordes no baixo ou criar linhas melódicas elaboradas ainda não era algo comum. O instrumento era visto mais como base do que como protagonista. Samwell-Smith ajudou a mudar isso, criando frases que pareciam ter saído da cabeça de um guitarrista solo.
Quando finalmente se estabeleceu como guitarrista no Yardbirds, e mais tarde formou o Led Zeppelin, Page já estava em outro patamar. Com total controle sobre arranjos, timbres e gravações, ele pôde explorar seu lado criativo ao máximo, seja com o theremin em "Whole Lotta Love", seja nas longas improvisações ao vivo em "Dazed and Confused". Mas o curioso é ver que até alguém com o currículo e a segurança de Jimmy Page teve que lidar com inseguranças ao assumir o lugar de outro músico. "Foi sério. Eu estava tentando emular o cara. Isso mostra como ele era bom."
Se hoje ele é um dos maiores nomes da guitarra, é interessante lembrar que, um dia, ele também sentiu o peso da comparação - e que esse peso vinha, ironicamente, das quatro cordas do baixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda


