5 fatos interessantes a respeito de "Youthanasia", álbum clássico do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de julho de 2025
Composta por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria), a formação clássica do Megadeth foi consolidada em 1990 e permanece como uma das mais celebradas da história do heavy metal. O talentoso quarteto se manteve unido por cerca de oito anos, período em que lançou quatro álbuns de estúdio — entre eles, o icônico "Youthanasia" (1994).
Megadeth - Mais Novidades
Sexto disco da carreira do Megadeth, "Youthanasia" representa uma evolução no som da banda, dando continuidade à proposta do bem-sucedido "Countdown to Extinction" (1992). Com faixas mais acessíveis, estruturas menos complexas, vocais suavizados e uma forte carga melódica, o álbum conquistou fãs e rendeu temas memoráveis, como "Reckoning Day", "Train of Consequences" e "A Tout Le Monde".
Nesta matéria, trago cinco curiosidades sobre "Youthanasia", um verdadeiro marco na discografia do Megadeth. Reserve alguns minutos e mergulhe nessa fase significativa da banda liderada por Dave Mustaine.
Como foi feita a capa?
"Youthanasia" chama a atenção logo de cara com sua capa emblemática, criada por Hugh Syme. A arte mostra bebês pendurados em um varal gigantesco — uma imagem impactante, que não é real, como explicou Dave Mustaine à Metal Hammer.
"Queríamos algo original e instigante, e não apenas uma ilustração (...). As pessoas pensavam que penduramos bebês de cabeça para baixo e tiramos fotos. O que fizemos foi pedir às mães que entrassem [no estúdio] e deixassem os bebês em mesas transparentes com a luz embaixo, então, as mães agarravam os dedos dos pés e esticavam as pernas para que parecesse que eles estavam pendurados pelos pés. Achei isso brilhante."
As referências ao passado em "Victory"
Faixa que encerra "Youthanasia", "Victory" presta homenagem à trajetória da banda. Em sua letra, Dave Mustaine cita títulos de álbuns e músicas do passado, como "Killing Is My Business", "Looking Down the Cross", "Wake Up Dead", "In My Darkest Hour", "The Conjuring" e "Holy Wars", costurando um panorama da história do Megadeth em pouco mais de quatro minutos.
A música favorita de Marty Friedman
A faixa preferida de Marty Friedman em "Youthanasia" não é uma das mais populares. Em seu site oficial, o guitarrista revelou sua admiração por "I Thought I Knew It All", influenciada por um grupo conhecido por tocar rumba flamenca — estilo musical bastante distante do heavy metal.
"Minha faixa favorita do álbum. Essa música também é como o néctar dos deuses quando tocada em alto volume. O Nick e eu compusemos a música do refrão na casa dele, em North Hollywood. Ele me sugeriu que ouvisse uma canção dos Gipsy Kings e nós dois acabamos nos inspirando nela. Esse tipo de som é exatamente o que eu amo no Megadeth."
Dave Mustaine não ficou 100% satisfeito com o resultado final
Embora "Youthanasia" figure entre as obras mais famosas do Megadeth, Mustaine não ficou totalmente feliz com o álbum. Mustaine revelou que não ficou plenamente satisfeito com o álbum. Em entrevista ao youtuber Alejandrosis (via Metal Injection), o frontman contou que a velocidade das músicas o incomodou.
"Houve algumas coisas acontecendo naquele disco que me deixaram insatisfeito. O produtor que estávamos trabalhando, Max Norman, achou que deveríamos diminuir a velocidade de todas as músicas para 120 batidas por minuto. Então, se você tiver um metrônomo quando você ouve essas músicas, elas são todas muito lentas."
Sobre o que fala "A Tout Le Monde"?
Hit do Megadeth, "A Tout Le Monde" é uma música emocionante, cujo refrão lembra uma carta de despedida. Segundo Mustaine (via Spin Magazine), a canção tem ligação com um sonho marcante envolvendo sua falecida mãe.
"Basicamente, tratava-se de um sonho que tive em que... Minha mãe morreu de repente, e foi muito chocante. Em meu sonho, minha mãe conseguiu voltar à Terra e dizer apenas uma coisa. E essa única coisa era: ‘Eu te amo’. Pensei que seria ótimo se eu pudesse, quando fosse para o céu, voltar e dizer uma coisa para as pessoas que amo - eu gostaria de dizer: ‘Eu te amo’."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"

Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Dave Mustaine não pensou no que fará após o fim do Megadeth
Última turnê do Megadeth pode render disco ao vivo, afirma Dave Mustaine
Guitarrista do Megadeth homenageia o falecido Alexi Laiho; "Serei eternamente grato"
Marty Friedman comenta o teste que fez para a banda de Ozzy Osbourne
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Rock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do evento
Slipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?


