Os curiosos erros na capa de "Number of the Beast", segundo ilustrador Derek Riggs
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de março de 2025
A icônica capa de "The Number of the Beast" (1982), do Iron Maiden, é uma das mais reconhecíveis do heavy metal, mas seu criador, Derek Riggs, revelou que não ficou totalmente satisfeito com o resultado final. No livro "The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden", de Stjepan Juras, publicado no Brasil pela Estética Torta, Riggs detalha as dificuldades enfrentadas durante a produção da arte e os erros que passaram despercebidos na época.
Iron Maiden - Mais Novidades
A ilustração, originalmente, seria usada no single "Purgatory", mas foi considerada boa demais para isso. Segundo Rod Smallwood, empresário da banda, "A ideia era, sabe, quem está manipulando aquelas cordas? Você tem o diabo usando Eddie como um boneco e o próprio diabo como um boneco de Eddie. E Derek fez um ótimo trabalho, aplicando um estilo do tipo Bosch, e aquilo parecia ser bom demais para apenas um single." Assim, optaram por usar a imagem na capa do álbum, enquanto "Purgatory" recebeu uma arte diferente.
Riggs, no entanto, revelou que a pressa no prazo de entrega prejudicou o resultado final. "A arte de capa do álbum foi feita para o single. Foi outro trabalho de fim de semana. Me ligaram na quinta-feira, queriam a capa para segunda de manhã. Então eu fiz tudo dentro daquele período, sem tempo para dormir..."
O ilustrador planejava incluir figuras nas chamas do inferno, como Margaret Thatcher, mas não teve tempo. O próprio diabo também deveria ser mais distorcido, inspirado no visual excêntrico de Salvador Dalí, mas o prazo apertado o impediu de detalhar a imagem como queria. "A figura não está certa, pois comecei a fazer o diabo realmente distorcido e não tive tempo algum para trabalhar nisso."
Além disso, Riggs apontou problemas na impressão. As cores não saíram como planejado, especialmente o vermelho intenso do diabo, que perdeu profundidade e se transformou em uma "grande bolha vermelha". Para corrigir, os responsáveis pela impressão reduziram o vermelho, mas isso fez com que a arte ficasse quase preta e branca, comprometendo os detalhes.
Mesmo com essas imperfeições, a ilustração se tornou uma das mais icônicas do Iron Maiden e ajudou a fortalecer a identidade visual da banda. Para Rod Smallwood, a parceria com Riggs sempre trouxe mais do que o esperado. "A banda sempre ganhava mais do que requisitava. Todo briefing era um grande sucesso." No entanto, o artista nunca teve feedback da banda sobre a recepção dos fãs. "Meu trabalho era fazer a arte, ver que os singles estivessem lá a tempo. A parte do Maiden era garantir que fossem bem usados."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
O "segredo sujo" do Iron Maiden: o que mudou na banda - e quase ninguém percebeu
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons


