O curioso álbum de Erasmo Carlos inspirado em Senhor dos Anéis e Tolkien
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de março de 2025
Erasmo Carlos e Roberto Carlos fizeram uma das duplas mais icônicas do rock nacional e o tema de suas composições sempre girou em torno do conceito de amores e paixões. Já nos anos 2010, o Tremendão resolveu se aventurar por um lado mais ligado com a fantasia. Essa mudança pode ser traduzida no álbum "Gigante Gentil’, que tem inspiração no universo dos quadrinhos.

Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, o capista Ricardo leite explicou que se surpreendeu ao saber que Erasmo queria algo voltado para esse mundo nerd no encarte do novo disco. Ele já havia trabalhado com o às da Jovem Guarda e quase perdeu o job porque o cantor não sabia que seu estilo de design poderia embarcar nessa ideia mais geek.
"Ele era gigante mesmo, em todos os sentidos. Eu tinha feito um box e duas capas de disco para ele antes. Nesse caso, recebi um telefonema do filho dele, que o empresariava, e ele disse que eu não podia fazer a próxima capa porque o Erasmo queria uma coisa tipo história em quadrinhos e eles iam procurar uma pessoa para isso. Eu falei que fazia isso! Ele se surpreendeu. Eu mandei para ele vários desenhos que eu havia feito na década de 1970 ainda. Eu estava até criando um livro de quadrinhos na época, mas não tinha lançado ainda. O Erasmo não sabia disso. Fui na casa dele bater um papo e mostrar o que eu estava fazendo. Passamos a tarde batendo papo, ele adorava, chegava com várias revistas", disse.
Leite se surpreendeu com a afinidade de Erasmo Carlos com os quadrinhos e começou a ouvir as referências proposta para a concepção da arte da capa. A ideia envolvia o sentido de proteção tendo como pano de fundo elfos e duendes no estilo Senhor dos Aneis, grande obra lançado pelo escritor J. R. R. Tolkien.
"Ele trouxe muitas referências, aventuras de ficção científica. Ele gostava mesmo. Era um leitor voraz. Aí, perguntei o que ele imaginava. Eu poderia tentar fazer. Ele disse que o disco se chamava ‘Gigante Gentil’ e a ideia era uma imagem dele mesmo se protegendo. Pode ter alguém maior que você se ameaçando e ninguém tem controle de nada. Ele falou que queria algo tipo o Senhor dos Aneis, com fadas, guerreiros e elfos. Ele citava muito esse mundo mágico da fantasia de Tolkien. Ele queria ser um personagem. Comecei a desenhar, a capa passou por algumas etapas", revelou.
Erasmo gostou do caminho que a arte estava tomando, mas seguiu pedindo que fosse algo mais épico, grandioso e agressivo. Leite se recorda de questionar se essa pegada afastaria as fãs mais tradicionais do roqueiro, mas isso não era problema para ele.
"Eu fiz o primeiro desenho que é ele com um arco, que é bem cavaleiro medieval. Ele segurando ele mesmo com a mão. Só que ele queria mais duendes, fadas e elfos atacando ele. Eu enchi de elfo na capa. Isso tudo desenhado à mão mesmo. Ele queria algo mais agressivo. Eu fiz uma figura atrás bem grande, como uma ameaça ao guerreiro. Foi engraçado porque ele queria umas língua de cobra e dentes! Perguntei se ele não se preocupava em agradar a fã que gosta de canção romântica. Ele disse que não estava preocupado com essa fã. Ele queria agradar aos Hell’s Angels! [risos]. O público era esse, o negócio era rock. Ele queria algo impactante. Eu botei esse meu viés de quadrinho. É uma capa bem HQ".

Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


O megahit de Julio Iglesias que estourou no Brasil após Erasmo Carlos colocar a letra
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


