O curioso álbum de Erasmo Carlos inspirado em Senhor dos Anéis e Tolkien
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de março de 2025
Erasmo Carlos e Roberto Carlos fizeram uma das duplas mais icônicas do rock nacional e o tema de suas composições sempre girou em torno do conceito de amores e paixões. Já nos anos 2010, o Tremendão resolveu se aventurar por um lado mais ligado com a fantasia. Essa mudança pode ser traduzida no álbum "Gigante Gentil’, que tem inspiração no universo dos quadrinhos.

Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, o capista Ricardo leite explicou que se surpreendeu ao saber que Erasmo queria algo voltado para esse mundo nerd no encarte do novo disco. Ele já havia trabalhado com o às da Jovem Guarda e quase perdeu o job porque o cantor não sabia que seu estilo de design poderia embarcar nessa ideia mais geek.
"Ele era gigante mesmo, em todos os sentidos. Eu tinha feito um box e duas capas de disco para ele antes. Nesse caso, recebi um telefonema do filho dele, que o empresariava, e ele disse que eu não podia fazer a próxima capa porque o Erasmo queria uma coisa tipo história em quadrinhos e eles iam procurar uma pessoa para isso. Eu falei que fazia isso! Ele se surpreendeu. Eu mandei para ele vários desenhos que eu havia feito na década de 1970 ainda. Eu estava até criando um livro de quadrinhos na época, mas não tinha lançado ainda. O Erasmo não sabia disso. Fui na casa dele bater um papo e mostrar o que eu estava fazendo. Passamos a tarde batendo papo, ele adorava, chegava com várias revistas", disse.
Leite se surpreendeu com a afinidade de Erasmo Carlos com os quadrinhos e começou a ouvir as referências proposta para a concepção da arte da capa. A ideia envolvia o sentido de proteção tendo como pano de fundo elfos e duendes no estilo Senhor dos Aneis, grande obra lançado pelo escritor J. R. R. Tolkien.
"Ele trouxe muitas referências, aventuras de ficção científica. Ele gostava mesmo. Era um leitor voraz. Aí, perguntei o que ele imaginava. Eu poderia tentar fazer. Ele disse que o disco se chamava ‘Gigante Gentil’ e a ideia era uma imagem dele mesmo se protegendo. Pode ter alguém maior que você se ameaçando e ninguém tem controle de nada. Ele falou que queria algo tipo o Senhor dos Aneis, com fadas, guerreiros e elfos. Ele citava muito esse mundo mágico da fantasia de Tolkien. Ele queria ser um personagem. Comecei a desenhar, a capa passou por algumas etapas", revelou.
Erasmo gostou do caminho que a arte estava tomando, mas seguiu pedindo que fosse algo mais épico, grandioso e agressivo. Leite se recorda de questionar se essa pegada afastaria as fãs mais tradicionais do roqueiro, mas isso não era problema para ele.
"Eu fiz o primeiro desenho que é ele com um arco, que é bem cavaleiro medieval. Ele segurando ele mesmo com a mão. Só que ele queria mais duendes, fadas e elfos atacando ele. Eu enchi de elfo na capa. Isso tudo desenhado à mão mesmo. Ele queria algo mais agressivo. Eu fiz uma figura atrás bem grande, como uma ameaça ao guerreiro. Foi engraçado porque ele queria umas língua de cobra e dentes! Perguntei se ele não se preocupava em agradar a fã que gosta de canção romântica. Ele disse que não estava preocupado com essa fã. Ele queria agradar aos Hell’s Angels! [risos]. O público era esse, o negócio era rock. Ele queria algo impactante. Eu botei esse meu viés de quadrinho. É uma capa bem HQ".

Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito


5 capas inusitadas de álbuns de rock
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A curiosa mensagem em código Morse que o Dream Theater "escondeu" em "In the Name of God"
Cinco curiosidades sobre o In Flames, destaque do Bangers Open Air 2026
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden


