Por que Axl Rose não deixou "November Rain" entrar no álbum "Appetite for Destruction"?
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de julho de 2025
Um dos maiores sucessos do Guns N’ Roses, "November Rain" quase entrou no álbum de estreia da banda, "Appetite for Destruction" (1987), mas acabou ficando de fora — por decisão artística. Segundo o jornalista e escritor Martin Popoff, autor do livro "Guns N’ Roses at 40", Axl Rose tinha uma visão clara sobre o que queria para o disco.
Guns N' Roses - Mais Novidades
"Axl tem uma ideia muito definida do que quer", afirmou Popoff em entrevista ao podcast Booked on Rock (via Ultimate Guitar). "Ele parece entender o conjunto da obra, entende a sequência." Segundo ele, "November Rain" já havia sido gravada em demo, assim como "Don’t Cry", mas o vocalista percebeu que a faixa não combinava com o clima mais cru e agressivo do álbum.
Popoff destacou ainda a importância do produtor Mike Clink, que acabou escolhido após testes com nomes como Manny Charlton (Nazareth) e Paul Stanley (Kiss). "Com Mike Clink, eles capturaram a essência certa. Foi como pegar um raio em uma garrafa. A produção é conservadora, mas tem agressividade e mordida."
"November Rain" só viria a ser lançada em 1991, no álbum duplo "Use Your Illusion I", como uma das faixas mais épicas e orquestradas da carreira da banda. A decisão de segurá-la por quatro anos mostrou a atenção de Axl à coerência estética — mesmo diante de um sucesso garantido.
Curiosidades sobre "November Rain", clássico do Guns N’ Roses
Lançada em 1991 no álbum "Use Your Illusion I", "November Rain" se tornou um dos maiores sucessos do Guns N’ Roses — e também um fenômeno visual. Com direção de Andy Morahan, o clipe da música ultrapassou 2,2 bilhões de visualizações no YouTube, sendo o primeiro de uma banda de rock a atingir tal marca.
A produção, com quase nove minutos, inclui cenas marcantes como o solo de Slash diante de uma capela no deserto, filmado com um helicóptero voando a baixa altura. "Pensei: ‘Este será meu último dia na Terra’", revelou o guitarrista ao The Times, referindo-se ao susto durante a gravação.
O vídeo também chamou atenção fora do mundo da música. Segundo a ex-secretária de imprensa Sarah Huckabee Sanders, o presidente dos EUA Donald Trump declarou que November Rain tem "o maior videoclipe de todos os tempos" e chegou a pedir que a música fosse tocada em eventos oficiais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura


A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
As músicas em que Slash mandou indiretas para Axl Rose, na época seu parceiro no Guns N' Roses
Guns N' Roses, Melania Trump e a "música linda" que não foi liberada
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons


