A origem do mascote do Motörhead segundo seu criador e segundo Lemmy Kilmister
Por André Garcia
Postado em 08 de agosto de 2025
O heavy metal é um dos poucos gêneros musicais onde é comum que bandas possuam mascotes. Iron Maiden é o maior exemplo de todos com Eddie, mas também tem o Megadeth com Vic Rattlehead.
Outro célebre exemplo de mascote no rock pesado é Snaggletooth, o mascote do Motörhead. Também conhecido como War Pig, ele surgiu já no álbum de estreia da banda, de 1977. Conforme publicado pela Loudwire, ele foi criado pelo designer Joe Petagno, com base em ideias que Lemmy Kilmister tinha em mente.
Motorhead - Mais Novidades

À Metal Hammer em 2016 Joe relembrou: "A caminho de casa, parei na biblioteca de Chelmsford, me inspirando em patches de motociclistas fora-da-lei. Eu estava atrás de crânios e ossos quando por acaso passei por um livro de crânios de animais. Foi aí que me ocorreu: um crânio animal seria melhor do que um humano. Chegando em casa, comecei a fazer esboços. Pensei 'Por que não um novo crânio, um híbrido?' Comecei a brincar com esboços de cachorro, leão, lobo… e por aí vai. No final das contas, acabei ficando com um crânio de cachorro (ou lobo) e de gorila, com presas de javali. Eu pendurei uma corrente de um chifre a outro, e uma pequena caveira humana para indicar o tamanho, enfeitada com uma cruz de ferro, como símbolo de coragem. Depois finalizei com alguns espinhos."

Em entrevista para a Revolver em 2002 Lemmy Kilmister contou: "Eu disse a ele que queria um meio-termo entre um robô enferrujado e ferrado e um cavaleiro errante de armadura. Ele voltou com um rosto com os chifres na cabeça e correntes entre eles. Parecia meio bobo, sabe? Então eu disse: 'Por que não colocamos os chifres na boca?' E nunca mais mudamos — embora ele tenha feito muitas boas variações para diferentes capas de álbuns."
Mais que criador do mascote do Motörhead, Joe Petagno foi um colaborador de longa data. Foi dele a autoria de mais da metade das capas dos álbuns de estúdio da banda (13 dos 23).
Motorhead (1977)
Overkill (1979)
Bomber (1979)
Another Perfect Day (1983)
Orgasmatron (1986)
Rock 'n' Roll (1987)
Bastards (1993)
Sacrifice (1995)
Snake Bite Love (1998)
We Are Motorhead (2000)
Hammered (2002)
Inferno (2004)
Kiss Of Death (2006)

Essa coisa de mascote no rock é uma dessas coisas raras no rock que não foram os Beatles que começaram. Essa tendência pode ter começado com o Led Zeppelin, que em meador dos anos 70 criou seu próprio selo, Swan Song, tendo como símbolo uma imagem de um homem com asas de anjo (interpretado por muitos como um anjo caído). A imagem foi inspirada num quadro pintado em 1851 por William Rimer intitulado Evening Fall Of Day, e representa Apollo, o Deus grego do Sol.
Ou seja, até o mascote do Led foi "plágio"!
Há no rock outros mascotes ainda, como a caveirinha (Crimson Ghost) dos Misfits, o Pinhead dos Ramones, o homem nu com o pentagrama do Rush, e o porco inflável voador gigante do Pink Floyd. O Judas Priest teve como uma espécie de mascote na motocicleta da Harley Davidson, na época que o vocalista Rob Halford a usava para fazer sua entrada triunfal no palco.


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps