A canção que Raul Seixas gravou "por brincadeira", mas que seria cancelada hoje em dia
Por Bruce William
Postado em 02 de março de 2025
Raul Seixas sempre transitou entre o lúdico e o provocativo, misturando referências que iam da filosofia à cultura pop. Mas uma de suas músicas, lançada no álbum "Abre-te Sésamo" (1980), provavelmente causaria uma grande polêmica nos dias de hoje. "À Beira do Pantanal" traz uma letra que descreve o assassinato de uma mulher como um "gesto sagrado de amor", um tema que, analisado sob a ótica atual, se encaixa na tipificação do feminicídio.
Raul Seixas - Mais Novidades
A canção narra: "Foi lá na beira do Pantanal, seu corpo tão belo enterrei. Foi lá que eu matei minha amada... Assassinei quem amava num gesto sagrado de amor. O sangue que dela jorrava, a sede da terra acalmou. E lá onde jaz o seu corpo, cresceu junto com o capim, seus lindos cabelos negros que eu regava como um jardim." O trecho sugere um lirismo fatalista, onde a morte da amada simboliza o fim de um amor, mas, interpretado de forma literal, se torna uma representação brutal e inaceitável.
O que muitos fãs talvez não saibam é que "À Beira do Pantanal" é uma adaptação de "Down in the Willow Garden", uma murder ballad tradicional do século XIX, gravada por diversos artistas, incluindo os Everly Brothers. Na versão original, o narrador envenena, esfaqueia e joga o corpo da mulher em um rio, arrependendo-se depois. Raul Seixas fez alterações na narrativa, mantendo o crime, mas dando voz à mulher assassinada em alguns trechos.
Em seu livro "Não Diga Que A Canção Está Perdida" (Amazon), o biógrafo Jotabê Medeiros comenta que a gravação da música começou como uma brincadeira entre Raul e Kika Seixas, sendo feita em um gravador caseiro. No entanto, a decisão de incluí-la no álbum do jeito que foi feita sem dar créditos à canção original fez com que Raul fosse criticado por se apropriar da composição sem reconhecimento.
Hoje, uma música com essa temática provavelmente enfrentaria um forte repúdio. O tratamento da violência contra a mulher mudou drasticamente ao longo das décadas, e letras que romantizam esse tipo de crime tendem a gerar grande indignação. Na época, o contexto das murder ballads não era tão debatido, mas atualmente, canções que abordam feminicídio sem um olhar crítico dificilmente passariam despercebidas.
Raul Seixas nunca teve medo de desafiar convenções e explorar temas polêmicos, mas "À Beira do Pantanal" é um exemplo de como algumas composições podem ser interpretadas de maneiras muito diferentes dependendo do contexto histórico. Se lançada hoje, a música certamente geraria um grande debate e, sem dúvida, muitas críticas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Geddy Lee e Alex Lifeson revelam a música que o Rush mais sofreu para tocar na turnê de reunião
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio

A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


