A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2025
Ao longo da distante década de 1980, muitas músicas foram lançadas e se tornaram clássicos atemporais. De hits do pop a baladas do rock, diversas canções "oitentistas" ainda tocam o coração de muitas pessoas até os dias de hoje. Uma delas é "Heaven", escrita pelo cantor e compositor canadense Bryan Adams, em conjunto com Jim Vallance.
"Heaven" foi criada originalmente para fazer parte da trilha sonora do filme "A Night in Heaven" (1983), cujo protagonista é um estudante que faz "bicos" como stripper e se apaixona por sua professora (casada). De acordo com o que Vallance conta em seu site oficial, a produção não foi um sucesso. Pelo contrário:


"Em 1983, nossa editora pediu a mim e ao Bryan que compuséssemos uma música para o filme ‘A Night in Heaven’, estrelado por Lesley Ann Warren e Christopher Atkins. O filme foi um fracasso de bilheteria, e o álbum da trilha sonora, que incluía nossa música ‘Heaven’, teve o mesmo destino.
Pouquíssimas pessoas assistiram ao filme e menos ainda compraram o álbum da trilha sonora, portanto, para todos os efeitos, ‘Heaven’ permaneceu intacta... ainda era uma música nova e inédita."
Cerca de um ano após o lançamento do filme sobre o dançarino talarico, mais precisamente em novembro de 1984, "Reckless", quarto álbum de Bryan Adams, chegou às lojas. "Heaven" foi incluída no tracklist e, ao contrário do que aconteceu com "A Night in Heaven", fez muito sucesso — tanto que alcançou o número 1 das paradas da Billboard em julho de 1985.

Obviamente, o sucesso de "Heaven" foi motivo suficiente para uma comemoração. Jim contou que ele e Bryan ficavam mais empolgados conforme a música alcançava posições mais altas nas paradas.
"Bryan estava em turnê pelos EUA no verão de 1985 quando ‘Heaven’ entrou na parada da Billboard. Mantivemos contato por telefone e nossa empolgação aumentava à medida que a música subia nas paradas, passando pelas faixas de 50 e 40 (em abril), 30 e 20 (em maio) e, finalmente, entrando no ‘top ten’ em junho de 1985.
‘Se a música chegar ao primeiro lugar’, eu disse ao Bryan por telefone, ‘voarei até onde você estiver para que possamos comemorar’. Duas semanas depois, eu estava em um voo para Cincinnati!"

Para gravar "Heaven", Jim e Bryan contaram com a ajuda de Steve Smith, ex-baterista do Journey. Na época, Adams estava excursionando com a banda responsável pelas inesquecíveis "Don't Stop Believin'", "Separate Ways (Worlds Apart)" e "Faithfully".
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, Steve relembrou como foi gravar uma música com Bryan Adams. Na ocasião, o baterista afirmou o seguinte:
"Eu estava em meu quarto de hotel na cidade de Nova York e recebi uma ligação de Bryan. Estávamos na turnê de 1983 e era um dia de folga. Bryan me perguntou se eu poderia ir até o estúdio Power Station para gravar uma música com ele, que ele estava trabalhando para a trilha sonora de um filme. Eu estava animado para tocar em uma de suas músicas, além de querer conhecer o Power Station e trabalhar com seu produtor, Bob Clearmountain.

Quando cheguei lá, a banda já conhecia a música, e eu levei algum tempo para ouvir a faixa, aprender a forma e então começamos a gravar. Eu havia desenvolvido algumas habilidades de balada tocando com o Journey e consegui adaptar meu conceito com facilidade."
No fim das contas, "Heaven" se tornou um hit inesquecível, que foi ouvido mais de 750 milhões de vezes no Spotify. Seu vídeo, que pode ser visto a seguir, ultrapassou 450 milhões de visualizações.

Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps